ARTIGO

OS SUPERDOTADOS/TALENTOSOS DEVERÃO SER ATENDIDOS COMO TODO ALUNO
São diversas e variadas as modalidades
para atendimento do alunado identificado como aluno com Altas
habilidades/superdotação.
Contudo, conforme evidenciado em documento oficial do MEC/SEESP- “os superdotados/talentosos deverão ser atendidos como todo aluno, nos diversos níveis de escolaridade, a fim de facilitar o atendimento a suas diferenças individuais bem como sua integração escolar, aproveitando-se o currículo e material didático existente” (BRASIL, 2005).
Ainda de acordo com o documento referido, “esses educandos podem ser atendidos nas modalidades: classe comum, sala de recursos e ensino itinerante”. (BRASIL, 2005), modalidades de atendimento que apresentaremos abaixo uma síntese da atribuição de cada uma delas, tendo por base o conceito instituído pela Secretaria de Educação Especial – SEESP do Ministério da Educação e posto no documento que serviu de base para a produção desta unidade.
Classe Comum - atendimento realizado no âmbito da sala de aula comum o qual irá requerer do docente regente a produção de “atividades de apoio paralelo ou combinado, a fim de garantir que o educando mantenha seu interesse e motivação, podendo o professor receber orientação técnico-pedagógica de docentes especializados” (BRASIL, 2005).
Sala de Recursos - modalidade de atendimento educacional especializado o qual se acha destinado a atender aos alunos superdotados/talentosos em horário alternativo ao da classe comum.
Conforme subsídio oficial abaixo: Trata-se de um local especial, com professor especializado e com programa de atividades específicas, a qual tem por objetivos o aprofundamento e enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a criação de oportunidades para trabalhos independentes e para investigação nas áreas das habilidades e talentos. (BRASIL, 2005).
Ensino com Professor Itinerante – Trata-se de um serviço educacional especializado e por isso realizado por docente especializado o qual irá orientar quanto aos “procedimentos psicopedagógicos mais adequados àqueles alunos identificados e que integram o programa de atendimento complementar diferenciado”. (BRASIL, 2005)
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/45092/modalidades-de-atendimentos-ao-aluno-com-superdotacao#ixzz2RUE4E4KA
E, para os alunos com altas habilidades / superdotação daqui de São Paulo, que não contam com as salas de recursos ou NAAH´s e cujas escolas não querem lhe fazer um currículo diferenciado, enriquecimento ou flexibilizar o seu currículo, também pode-se cogitar a possibilidade dele ser acelerado de série, caso seja aluno com notável desempenho acadêmico e estiver apto emocionalmente para esta aceleração, conforme dispõe o artigo 59 da LDB, artigo 208 da Constituição Federal e Resoluções do Conselho Nacional de Educação neste sentido !
ResponderExcluirTanto os alunos de SP quanto os que não são de SP e que enquadram-se nos requisitos legais para o avanço de série.
ResponderExcluir