Resolvi
reunir um compilado de significados que encontrei na internet, sobre a
Inteligência Linguística, que tão pouco é difundida.
Inteligência
lingüística - Os componentes centrais da inteligência lingüistica são uma
sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma
especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para
usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.
Gardner indica que é a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos
poetas. Em crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para
contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.
(http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html)
Inteligência
Linguística
As pessoas que possuem este tipo
de inteligência tem grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na
forma escrita. Elas além de terem uma grande expressividade, também tem um alto
grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios.
É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das
inteligências mais comuns. (http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/auto-conhecimento/7-tipos-de-inteligencia/)
Inteligência Linguistica
A inteligência linguistica revela-se na capacidade de
comunicar e interpretar o mundo através de palavras. É a inteligência dos
escritores e poetas – e também das pessoas que gostam de brincar com rimas e
trocadilhos, contar piadas e histórias. O escritor irlandês James Joyce foi dono de uma inteligência
linguistica assombrosa, demostrada em suas duas obras primas, os romances Ulisses e Finnegans Wake. Na primeira, cada um dos dezoito
capítulos é escrito num estilo literário diferente e é associado a uma cor, a
uma arte ou ciência e a um orgão do corpo. Essa combinação de escrita
caleidoscópia com uma estrutura de texto formal faz do livro uma das maiores
contribuições para a literatura do século XX. Já Finnegans Wake é todo escrito numa linguagem peculiar
e obscura, não tem enredo nem personagens convencionais – um primor de
originalidade linguistica. (http://positividade.wordpress.com/2007/03/12/inteligencia-linguistica/)
Escritores, poetas, redatores, roteiristas, oradores,
líderes políticos e jornalistas.
Sensível a regras
Organizado
Sistemático
Habilidade para raciocinar
Gosta de ouvir
Gosta de ler e de escrever
Soletra com facilidade
Gosta de jogos de palavras
Inteligência
linguística (http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=103762311BAA3A1FE0440003BA2C8E70&channelid=0&schemaid=&opsel=2)
Características
Está relacionada com o uso da linguagem. Os estudantes com este tipo de inteligência têm muita sensibilidade para os sentidos das palavras e para a sua manipulação. Manifestam gosto pela leitura e pela escrita. Comunicam bem, oralmente e por escrito. São eficazes na ligação das ideias e têm facilidade na sua transmissão. Pensam utilizando palavras.
Como podem os professores/educadores ajudar os alunos/crianças/jovens no desenvolvimento desta inteligência
- Modelando a utilização de uma linguagem correta.
- Motivando-os a escrever e apoiando o seu trabalho.
- Demonstrando formas eficazes de comunicação.
- Lendo alto para os alunos, com frequência.
- Criando/desenvolvendo o gosto pela leitura.
- Dando aos alunos oportunidades para, individualmente, lerem, escreverem, ouvirem e falarem.
- Promovendo debates sobre assuntos do programa de qualquer disciplina.
- Criando jornais de turma/escola.
- Promovendo correspondência em português com alunos de outras escolas/países lusófonos ou em língua estrangeira com jovens de outros países.
A língua materna é transversal a todo o currículo. Ela está presente em todas as disciplinas. Por conseguinte, as atividades sugeridas são pertinentes em qualquer disciplina. A língua materna está também presente em qualquer contexto da vida quotidiana. É na família que a criança começa a ter contato com ela. As sugestões dadas são exequíveis igualmente em contexto familiar. Vários artigos anteriores se debruçaram sobre atividades que podem ser realizadas pelos pais com os seus filhos com vista ao desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita e ao alargamento do vocabulário, fundamentais para o desenvolvimento da inteligência linguística.
E, por fim :
As pessoas que possuem este tipo de
inteligência tem grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na
forma escrita.
Elas
além de terem uma grande expressividade, também tem um alto grau de atenção e
uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios
É
uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro. É uma das
inteligências mais comuns.
Verbal linguística!
ResponderExcluirSempre fiquei indignado com isso. O estereótipo de superdotados e "gênios" só se referem aos que tem alta capacidade em matemática (lógico-matemática), em esportes (cinestésica) e música. Esses são os estereótipos, ou melhor, aqueles que é mais fácil de se perceber.
ResponderExcluirMas e aqueles que superdotados no aspectos linguístico, espacial visual, ou interpessoal, por exemplo?? Inteligência linguística superdotada até percebem às vezes nas crianças superdotadas de matemática, que algumas começam a ler e escrever bem cedo, sozinhas, autodidatas. Mas de resto, não conseguem filtrar, encontrar crianças com essas capacidades que citei. Pra mim uma injustiça!
E aqueles com inteligência espacial-visual ou interpessoal, então??kkkk Seria uma piada eu falar isso. Ninguém percebe.
Parece que essa inteligência não possui importância, e que não trará benefício algum para sociedade pensamento totalmente errôneo.
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