domingo, 19 de janeiro de 2014

AVALIAÇAO PARA ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO (avaliação para identificar possível superdotado)


 

Falo, aqui, com base em experiências que eu tive tanto nas avaliações que os meus dois filhos fizeram, como também em vários e-mails e mensagens que recebo, diariamente, de pessoas que tiveram seus filhos avaliados, por vários profissionais e o que estas pessoas acharam da avaliação pelas quais seus filhos passaram.


Algumas pessoas, que tiveram seus filhos avaliados por profissionais, que não são especialistas na área de superdotação, mas, meros psicólogos, neurologistas, médicos, ou profissionais qualquer outra área "terapêutica", sentiram-se frustradas depois da avaliação.


Frustradas porque, não só não conseguiram resolver os problemas acadêmicos da criança, na escola, como também descobriram, mais tarde que seus filhos apresentam questões emocionais sérias que deveriam ter sido atentadas na avaliação.


Desconfiem da avaliação que é feita num único dia ; em poucas horas.


Desconfiem da avaliação, que não avalia o lado emocional da criança, mas, somente conhecimentos pedagógicos.


No meu ponto de vista, a avaliação surte o seu efeito desejado, não só com a entrega de um laudo, em que se ateste as habilidades da criança, mas, também quando ela retrata como está o estado emocional da criança, quando avaliada.


Psicólogos, de preferência com especialização em neuropsicologia, com conhecimento em superdotação são os profissionais mais indicados para fazerem este tipo de avaliação.


O profissional realizará vários testes e observações comportamental, do social, emocional, em algumas sessões (que variam de 6 a 10 sessões). Realizará testes que avaliam não só o aspecto cognitivo, mas, o comportamento, o social e o afetivo também. Testes de personalidade e teoria da mente também são importantes.


Dentre os testes de inteligência, o mais usado é o Wisc, mas também pode ser aplicado o Raven. O teste denominado Columbia não apura o QI da pessoa. Somente apura a idade mental dela, mas, hoje me dia, por conta do efeito *Flynn, muitas crianças têm apresentado resultados nos testes do tipo RAVEN ou Columbia superiores aos de sua real capacidade.


O ideal é que seja feita a partir dos 5 anos, mas o profissional que avaliará a criança poderá ter uma idéia de possível avaliação, sem a aplicação do teste Wisc, mas, será mais eficiente com a sua aplicação, assim que a criança puder realizá-lo. O teste antes dos 5/6 anos não é completo, mas pode ajudar no atendimento educacional da criança. Somente os psicólogos podem aplicar os testes de inteligência.


Porém, se a criança apresentar outros comportamentos que estejam interferindo em seu desenvolvimento, tais como : dificuldade de se comunicar, interagir, alimentação seletiva, incômodo com sons e barulhos, mania, toc, repetições de fala, ansiedade exacerbada, fala ansiosa, movimentos estereotipados, o ideal é consultar uma equipe multidisciplinar composta de neuropediatra e neuropsicológo, mesmo que a criança tenha altas habilidades. Por vezes, as altas habilidades podem fazer parte de um outro quadro da condição da criança, ou pode ser uma co-ocorrência que a pessoa apresenta, mas, não exime que ela apresente outras questões ou condições, tais como : TDAH, dislexia, autismo, Asperger, bipolaridade, Transtorno de Ansiedade, etc.


Desconfiem de laudos que indiquem a aceleração de série, como proposta pedagógica, sem atentar para o lado emocional da criança, pois, de nada vai adiantar pensar somente no pedagógico, se esta criança, no futuro não estiver bem emocional (consigo mesma) ou socialmente (com os seus pares).


Pensem, com carinho, no laudo que não considera, naquele momento, a aceleração de série como melhor proposta pedagógica, para a criança superdotada, por conta do estado emocional da criança.


Confiem no laudo que, depois de avaliar o estado emocional da criança, atesta a sua superdotação e aponta que, apesar da criança apresentar algumas questões emocionais que precisam ser tratadas (em terapia ou fora dela, dependendo do caso), ainda assim, a aceleração de série é a melhor coisa.


E, fiquem seguros, quando se depararem com um laudo que, depois de rastrear o emocional da criança, com tempo necessário, atesta a sua superdotação e indica a aceleração de série como proposta pedagógica.


Acreditem, mais ainda, quando a própria escola de seus filhos, atenta para as habilidades que seu filho possui e confia na capacidade dele de se superar em série avançada, acreditando que ele não terá problemas emocionais, se isto acontecer. Isto já é um dos maiores indicativos. Mas, também, não neguem, se a escola chamar-lhes a atenção, para uma questão emocional que a criança esteja apresentando, naquele momento.


Infelizmente, tenho recebido vários e-mails e mensagens de pais que tiveram seus filhos avaliados por pessoas que não levam em consideração o aspecto emocional da criança, quando da avaliação. Estes pais buscam ajuda, pois além de terem o problema acadêmico ou pedagógico, para resolver, acabam percebendo que o problema maior está no emocional dela. Por vezes, esta descoberta é muito mais dolorosa aos pais do que às crianças.


Mas, isto tudo pode ser evitado, quando o laudo é feito de maneira criteriosa e sensata. Por isto é que os avaliadores precisam de algumas sessões para que isto aconteça. A avaliação de uma criança superdotada deve ser feita com calma e com tempo.


A orientação e eventual avaliação em questão serão realizadas pelo psicólogo dedicado à avaliação e orientação de indivíduos com altas habilidades/superdotação, mediante critérios de avaliação aceitos internacionalmente e utilizados para este tipo de avaliação, a ser realizada de forma quantitativa e qualitativa, inclusive (mas não somente) com aplicação de testes de inteligência (que somente podem ser aplicados pelos psicólogos, sendo de uso exclusivo deles), observação dos comportamentos do paciente, análise da criatividade, personalidade, características comportamentais, entre outros critérios por ele adotados, e no número de sessões necessárias que este tipo de orientação demanda, obedecendo aos padrões internacionais para este tipo de atendimento, sendo que o atendimento terá continuidade pelo psicólogo, mesmo depois da aplicação dos testes.


Sobre avaliação, assistam também este vídeo : 
http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2013/07/identificacao-de-superdotados-e.html


* a cada geração, o QI medido em praticamente todo o mundo tem aumentado entre 15 e 20 pontos, ou o equivalente a um quinto da inteligência "total" de uma pessoa mediana (que "vale" 100 pontos).

O fenômeno bizarro tem nome: efeito Flynn. A expressão homenageia o pesquisador americano naturalizado neozelandês James Flynn, da Universidade de Otago, que estuda a variação da inteligência há décadas e foi o primeiro a dar de cara com o aumento progressivo de QI, nos anos 1980.


67 comentários:

  1. Perfeito. Parabéns pelo texto. Beijos Juli

    ResponderExcluir
  2. Juliana... Por favor me ajude. Tenho três filhos e dois deles ja tem indicação para o teste de altas habilidades por suas psicólogas e escola. Terceiro, não faz terapia, mas na minha opinião, e o mais inteligente de todos. Contudo, não sei como proceder... Soube que o teste e realmente muito caro. Vc tem alguma indicação pra me dar. Sou do Rio de Janeiro. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada anônima, não sei se você enviou esta mensagem para mim, Claudia Hakim, ou para a Juliana da qual você se referiu. Se foi para mim, Claudia, posso lhe indicar uma neuropsicologa no RJ, para atender, avaliar e orientar seus filhos. Neste caso, me avise, que lhe indicareu.

      Excluir
    2. Prezada anônima, não sei se você enviou esta mensagem para mim, Claudia Hakim, ou para a Juliana da qual você se referiu. Se foi para mim, Claudia, posso lhe indicar uma neuropsicologa no RJ, para atender, avaliar e orientar seus filhos. Neste caso, me avise, que lhe indicareu.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. QUERO CONFIRMAR SE TENHO AUTAS HABILIDADES, COMO FAÇO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edielane Lacerda da Cruz, você deve procurar um profissional especializado em Neuropsicologia, um neuropsicólogo, para fazer a avaliação para apurar se você tem superdotação e/ou outras condições associadas à ela ou que se parecem com ela.

      Excluir
  4. Boa noite, Cláudia!
    Sou do Rio do Janeiro, Teresópolis, e a informação que você passou para a pessoa acima me interessa também. Poderia compartilhar???
    Meu filho tem 8 anos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, posso sim. Me escreva : claudiahakim@uol.com.br

      Excluir
  5. Claudia boa tarde! Meu filho fez essa semana três anos. MAS antes dos 2 eles ele já sabia as cores inclusive as secundárias. Fala com fluência no plural conjugando os verbos do tipo "Não era pra elas terem ido embora". MAS ou menos nessa linha. Uma outra habilidade é na hora de contar estórias, ele imagina e reproduz os sons, conforme as cenas descritas. SEM contar a memória. Tem facilidade com jogos do tipo de montar tipo lego no celular dentre outros. Além dos questionamentos e facilidade de identificação. Tem também uma personalidade forte. Tem uma independência e não gosta que ninguém ensina.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser indícios tantos de altas habilidades / superdotação , quanto precocidade, quanto TEA, quanto hiperlexia , quanto Asperger. Procure um neuropediatra e um neuropsicólogo para acompanhamento.

      Venha participar dos meus grupos do Facebook : Mãe de Crianças Superdotadas e o Asperger (TEA) e Superdotação.

      Excluir
  6. Olá Claudia!
    Você teria uma neuropsicologa que faça esse teste de altas habilidades para me indicar em Brasilia? Meu filho de 11 anos tem suspeita de altas habilidades da professora da escola e da psicopedagoga. Gostaria de ser melhor assistida para ajudar meu filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biblioteca a Ana : Neuropsicóloga Marli Campos (ex-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia aqui em Brasília) e ela me confirmou que além de psicóloga e psicopedagoga, também é neuropsicóloga. Tem bastante experiência com crianças e adolescentes. O telefone de contato dela é: 8140-5577.

      Dra. Celi (da Psicoclinica) neuropsicologa: 3225-6571

      Excluir
  7. Oi Claudia, Bom dia! gostaria de uma horinha de conversa com voce. tenho um filho com altas habilidades, me mudei a pouco para Sao Paulo e gostaria da sua experiencia para me orientar melhor. Voce faz esse tipo de atendimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca,

      Cobro para consulta para orientações e atendo na Av. Pacaembu 1976. Podemos marcar um horários se você quiser. Estou acostumada a oferecer este tipo de consultoria, na condição de especialista em Neurociências e Psicologia aplicada e advogada atuante na área do Direito Educacional.

      Contudo, se você quiser já realizar avaliação no seu filho, posso lhe indicar um profissional para tanto.


      Venha participar do meu grupo do Facebook, Mãe de Crianças Superdotadas !

      Excluir
  8. Ola! Você tem alguma recomendação de profissional que avalie altas habilidades em Recife?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuropsicóloga
      Roberta Claro Romão
      Av. Bernardo Vieira de Melo 3462, sala 1001, edificio Vema Business Center
      Jaboatao dos Guararapes
      Cel : 996700071
      997998489
      Email : robertapsicom@hotmail.com
      Recife, PE | CEP: 50070-520
      neuropsicóloga e presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Pernambuco (ABPpPE), Roberta Claro

      Excluir
  9. Olá tudo bem gostaria de contar a minha história para saber se sou superdotado/portador de altas habilidades:
    Aos 5 anos aprendi a ler por causa da minha curiosidade pois meu irmão estava sendo ensinado por uma babá a ler pois tinha sério problemas de leitura, ele não ligava muito para as aulas então tomei posse das aulas no lugar dele e aprendi a ler e tomei gosto por isso , e gosto até hoje.
    Aprendi sozinho por meio de livros , debates entre outros meios de informação sobre os animais e seus habitats, continentes de origem, reprodução, classificação entre outras coisas .
    Hoje com 13 anos meus interesses são voltados para a Física (em especial a quântica), Biologia, História das civilizações (a área que mais amo na escola), Psicologia, Psiquiatria, Filosofia, Cosmologia, Astronomia, Astrofísica (outra área que amo) entre outras .
    Aprendo rápido, sou curioso, sociável , carismático etc..., Sou muito bom em História, Biologia e entre outras atividades
    Então podem me aconselhar?
    O que fazer para tirar esta dúvida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não especificou qual é a sua dúvida.

      Excluir
    2. Olá boa noite!Claudia eu tenho uma filha hoje ela está com três anos mas aos dois anos e meio começou a lê. Conta de 1 a 15 fala as cores em inglês conta de 1 a 10 em inglês.
      Ela pode ser uma criança superdotada? Meu email:lene_0909@hotmail.com.
      Obrigado

      Excluir
    3. Ela pode tanto ser superdotada, quanto ter precocidade na parte verbal, quanto ter hiperlexia, síndrome de asperger ou TEA. Procure um neuropediatra para acompanhamento e observação.

      Venha participar dos meus grupos no facebook : Asperger (TEA) e Superdotaão e Mãe de Crianças Superdotadas.

      Excluir
  10. Oi Claudia. Moro no Canada, proximity o a Montreal. Estou tendo dificuldades pra conseguir um loc pra avaliar minha filha de 13 anos e meu menino de 7. Pra ele ja fizemos o Wisk. E a dificuldade maior e relativa as escolas. Nossa decepçao com o sistema aqui e gigantesca. Rens algum contagion para noa sugerir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contato aonde ? Na sua cidade ou aqui no Brasil ? Tem neuropsicóloga aí em sua cidade ? Alguma instituição voltada para altas habilidades / superdotação ?

      Excluir
  11. Algum contato aqui. Achei duas instituicoes em Montreal, ja entrei em contato. Na primeira vez que perguntei me disseram que no momento nao havia disponibilidade pra avaliacoes mas sequer me deram um endereco. Tudo acontece via email. Estou tentando acesso a MENSA, mas em geral e um espaco pra maiores de 14 anos e ainda nao consegui entender bem como funciona. Quanto a neuropsicologa, devemos ter sim por aqui, mas pra conseguir um encaminhamento e muito dificil e particular bemmmm caro. So pra avaliacao do menor, para o WISK, ja se foram tres mil dolares...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, vocês costumam vir ao Brasil ? Se vierem, posso lhes indicar profissionais aqui. Será que não conseguem pelo governo daí ?

      Excluir
  12. Olá, Dra. Claúdia, estou em uma situação com meu neto, a escola,Conselho Tutelar e MP, já chegou ao judiciário. Preciso fazer o Teste de QI e Altas Habilidades. Tem algum especialista em Joinville SC. Ele já faz sessões com Psicologo e Psiquiatra, mais de um ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço, nesta cidade. Mas, um psicologo ou neuropsicólogo, de preferência, pode fazer o teste de QI e realizar a avaliação neuropsicológica. Não ficou claro o que, exatamente, chegou ao Judiciário. Se alguma queixa de iniciativa do Conselho Tutelar e do MP ou de vossa parte. Se foi do Conselho Tutelar e do MP, eles mesmos podem solicitar uma perícia a ser realizada com um neuropsicólogo para avaliação neuropsicológica. Só não entende aonde o fator QI muito superior entra nesta história que envolve Conselho Tutelar e MP. Boa Sorte !

      Excluir
  13. Bom dia Claudia. Tenho uma filha de 5 anos que precisa de uma avaliação, a escola tem me pressionando há cerca de dois anos e precisamos fazer algo, porque tá tudo muito monótono pra ela, já que tudo que eles ensinam ela já sabe a mais de dois anos, e como ela não tem uma maturidade emocional que acompanha essas altas habilidades eles precisam saber o que fazer com ela pra que ela se desenvolva mais dentro das habilidades que ela tem, mas respeitando a maturidade emocional dela... Preciso de uma indicação de profissional aqui no estado do Rio de Janeiro. Você poderia indicar?
    Obrigada pá atenção. Déborah Nobre

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Claudia. Tenho uma filha de 5 anos que tem indicação para altas habilidades. A escola me pediu avaliação pois precisa ser orientada para lidar com ela. Mas aqui em Campos dos Goitacazes, onde moro não encontro especialistas. Você tem indicação de algum profissional no estado do Rio?
    Desde já muito obrigada .
    Att, Déborah Nobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi por e-mail pra você, Déborah. Recebeu a resposta ?

      Excluir
  15. Boa tarde! Tenho uma filha de 1 ano e 11 meses que desde de 1 ano e meio sabe todas as cores, todas as letras do alfabeto, todos os números, as formas, os animais, as frutas e todos os planetas do sistema solar. Ela é apaixonada por planetas e borboletas e sabe características peculiares, como por exemplo, qual planeta tem 27 luas? Qual planeta mais próximo do sol?, etc. Gostaria de saber se ainda está muito cedo para buscar uma avaliação de altas habilidades. Existe uma idade adequada para isso? Resido no interior do RN e aqui existe uma dificuldade extrema de apoio profissional. Att, Sâmara Alves.
    samarelly87@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas características relatadas, não acho cedo para buscar uam avaliação com uma neuropediatra para observar se existe a possibilidade da sua filha apresentar a Síndrome de Asperger, uma condição que pode vir associada ou se confundir com a superdotação, pelo interesse precoce por letras e números e pelo interesse inusitado por determinados assuntos não usuais, o uso de um vocabulário bem desenvolvido e erudito e uma memória muito forte. Diante de tais características a indicação para procurar um neuropediatra na idade da sua filha é importante para observar se ela pode ou não ter a sindrome de asperger e, se ela tiver, começar os tratamentos indicados. Mas, se ela não apresentar nenhum problema outro no desenvolvimento ou comportamento dela (no social, irritação extrema, agitação, sono inquieto, manias, rituais, seletividade alimentar, que costumam ser sintomas da síndrome de asperger). Conheço profissionais na capital de RN.

      Excluir
  16. Boa tarde. Qual seria a idade adequada para buscar um diagnóstico de altas habilidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os testes para superdotação são mais confiáveis, feitos a partir dos 6 anos (wisc IV). Porém, se a criança estiver apresentando queixas, sintomas prejudiciais em seu desenvolvimento ou comportamento ou os pais acharem que há necessidade urgente de intervenção na escola para estimular as habilidades do filho, a partir dos dois anos e meio já existem testes de inteligência (SON R), que pode ser aplicado por um psicólogo. De preferência, procure uma avaliação neuropsicológica.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia. Meu filho foi avaliado no NAAHS em Recife. Aos 4 meses começou a falar as primeiras palavras, aos 3 começou a ler, hoje aos 7 é praticamente fluente em inglês sem nunca ter feito um curso. Queria colocá-lo numa escola que aproveitasse melhor suas habilidades mas são muito caras. Existe alguma instituição que incentive ou ofereça bolsas dr estudo para crianças de altas habilidades aqui na minha região. nordeste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,

      Não que eu conheça. Informe-se sobre o programa ISMART e veja se ele existe em sua cidade. Eles costumam oferecer bolsa de estudos, mas para crianças mais velhas. O Colégio Objetivo, em SP, costuma oferecer bolsa de estudos também. Mas, qualquer programa de bolsa de estudos leva mais consideração o desempenho do aluno em provas para a bolsa, e notas curriculares do que o potencial dele, avaliado em teste de inteligência.

      Excluir
  19. Oi Gostaria de saber se há algum centro universitário que faça este teste (WISC) gratuito, um grupo de estudos.
    Gostaria de avaliar minha filha mas não posso fazer isso pago agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber a cidade e Estado em que você mora. Dependendo do caso, até conheço.

      Excluir
  20. oi eu também gostaria de saber se há algum centro universitário que faça uma avaliação gratuita para identificar crianças com altas habilidades.
    Moro em Belo Horizonte - MG

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. UFMG :

      Professores que identifiquem sinais de superdotação e altas habilidades em seus alunos podem entrar em contato com o LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS (LADI), do DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS (FAFICH), para agendar sessões gratuitas de avaliação e diagnóstico.

      Entre os sinais de superdotação, destacam-se alfabetização precoce, vocabulário rico e extenso, habilidade em cálculos muito acima da média, diferença significativa de desempenho escolar entre a criança e seus pares e extrema curiosidade.

      Para agendar a avaliação, que ocorre durante quatro ou cinco encontros (um por semana), é necessária a autorização dos responsáveis pelo aluno. Todo o processo é gratuito e pode ser solicitado pelos telefones (31) 3409-6285 e (31) 9269-5204 ou pelo e-mail altashabilidadesufmg@gmail.com. As sessões são realizadas no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), localizado na Fafich. Mas, tem espera de um ano ou mais para conseguir avaliação pela UFMG e a avaliação deles não é neuropsicológica, que seria o ideal e somente de inteligência. Então, não é uma avaliação completa.


      A PUC no programa deles "Crianças que gostam de aprender". Entre em contato com eles e informe-se sobre este programa.

      Se quiser indicação de locais de atendimento particular, me avise.

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1ª DICA : CAIESP CASTORINA FARIA LIMA EM NOVA IGUAÇU

      Neuropediatra pelo SUS

      Instituição inaugurada recentemente em Nova Iguaçu: o CAIESP CASTORINA FARIA LIMA fica localizado Rua Professora Helena Antipoff, 000, Monte Libano, na cidade de Nova Iguacu– CEP :26015-460. O telefone da escola é (21) 2668-5097 e o e-mailcaiesp.ni@gmail.com.

      O CAIESP é uma iniciativa nova em que se tem 2 alas (Escola + Centro Médico) o centro médico tem Neuro, Fisiatra, Fono e outros profissionais para atender pessoas com deficiência. A idéia se espelha numa Clinica-Escola do Autista em Itaboraí, mas o sistema não é igual.

      2ª DICA : As universidades PUC RJ e CELSO LISBOA fazem gratuitamente ou valor simbólico por sessão, na Santa Casa de Misericórdia era cobrado um valor de R$ 70,00 cada sessão.

      3ª DICA : A UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA; Campus Tijuca, também realizaavaliação neuropsicologica. Cada sessão sai a 25 reais.

      4ª DICA : SPA UNIABEU

      Fica no Belford Roxo

      Avaliação neuropsicológica para autismo
      (21) 2104-0468

      http://www.uniabeu.edu.br/spa-servico-de-psicologia-aplicada/

      Excluir
  22. 1ª DICA : CAIESP CASTORINA FARIA LIMA EM NOVA IGUAÇU

    Neuropediatra pelo SUS

    Instituição inaugurada recentemente em Nova Iguaçu: o CAIESP CASTORINA FARIA LIMA fica localizado Rua Professora Helena Antipoff, 000, Monte Libano, na cidade de Nova Iguacu– CEP :26015-460. O telefone da escola é (21) 2668-5097 e o e-mailcaiesp.ni@gmail.com.

    O CAIESP é uma iniciativa nova em que se tem 2 alas (Escola + Centro Médico) o centro médico tem Neuro, Fisiatra, Fono e outros profissionais para atender pessoas com deficiência. A idéia se espelha numa Clinica-Escola do Autista em Itaboraí, mas o sistema não é igual.

    2ª DICA : As universidades PUC RJ e CELSO LISBOA fazem gratuitamente ou valor simbólico por sessão, na Santa Casa de Misericórdia era cobrado um valor de R$ 70,00 cada sessão.

    3ª DICA : A UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA; Campus Tijuca, também realizaavaliação neuropsicologica. Cada sessão sai a 25 reais.

    4ª DICA : SPA UNIABEU

    Fica no Belford Roxo

    Avaliação neuropsicológica para autismo
    (21) 2104-0468

    http://www.uniabeu.edu.br/spa-servico-de-psicologia-aplicada/

    ResponderExcluir
  23. Oi Claudia! Gostaria de saber se no Rio de Janeiro há alguma universidade ou instituição que faça avaliação e testes gratuita para identificar crianças com ah/sd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1ª DICA : CAIESP CASTORINA FARIA LIMA EM NOVA IGUAÇU

      Neuropediatra pelo SUS

      Instituição inaugurada recentemente em Nova Iguaçu: o CAIESP CASTORINA FARIA LIMA fica localizado Rua Professora Helena Antipoff, 000, Monte Libano, na cidade de Nova Iguacu– CEP :26015-460. O telefone da escola é (21) 2668-5097 e o e-mail caiesp.ni@gmail.com.

      O CAIESP é uma iniciativa nova em que se tem 2 alas (Escola + Centro Médico) o centro médico tem Neuro, Fisiatra, Fono e outros profissionais para atender pessoas com deficiência. A idéia se espelha numa Clinica-Escola do Autista em Itaboraí, mas o sistema não é igual.


      2ª DICA : As universidades PUC RJ e CELSO LISBOA fazem gratuitamente ou valor simbólico por sessão, na Santa Casa de Misericórdia era cobrado um valor de R$ 70,00 cada sessão.

      3ª DICA : A UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA; Campus Tijuca, também realiza avaliação neuropsicologica. Cada sessão sai a 25 reais.


      4ª DICA : SPA UNIABEU

      Fica no Belford Roxo

      Avaliação neuropsicológica para autismo
      (21) 2104-0468
      http://www.uniabeu.edu.br/spa-servico-de-psicologia-aplicada/

      5ª DICA : SPA UNIABEU

      ABBR- Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação

      atende pelo SUS : https://www.facebook.com/abbr1954/

      6ª DICA : SPA UNIABEU

      ANN SULIVAN com a Marise suplino no engenho novo
      https://www.institutoannsullivan.org.br/
      O Instituto de Pesquisa Ann Sullivan teve início em 1998, quando a Dra. Maryse Suplino, então recém mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, decidiu colocar em prática na cidade as ideias que havia aplicado em sua dissertação. Ideias que estavam baseadas na metodologia Currículo Funcional Natural criada pela Dra. Judith LeBlanc e desenvolvido no Centro Ann Sullivan do Peru dirigido pela Dra. Liliana Mayo.

      MISSÃO
      Auxiliar no processo de desenvolvimento das pessoas com autismo e demais desordens do desenvolvimento, buscando torná-las independentes e incluídas em seu meio social.


      Excluir
  24. 4 DICAS DE LOCAIS DE ATENDIMENTOS GRATUITO OU A BAIXO CUSTO NO RIO DE JANEIRO PARA PESSOAS EM BUSCA DE DIAGNÓSTICO PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)


    1ª DICA : CAIESP CASTORINA FARIA LIMA EM NOVA IGUAÇU

    Neuropediatra pelo SUS

    Instituição inaugurada recentemente em Nova Iguaçu: o CAIESP CASTORINA FARIA LIMA fica localizado Rua Professora Helena Antipoff, 000, Monte Libano, na cidade de Nova Iguacu– CEP :26015-460. O telefone da escola é (21) 2668-5097 e o e-mail caiesp.ni@gmail.com.

    O CAIESP é uma iniciativa nova em que se tem 2 alas (Escola + Centro Médico) o centro médico tem Neuro, Fisiatra, Fono e outros profissionais para atender pessoas com deficiência. A idéia se espelha numa Clinica-Escola do Autista em Itaboraí, mas o sistema não é igual.


    2ª DICA : As universidades PUC RJ e CELSO LISBOA fazem gratuitamente ou valor simbólico por sessão, na Santa Casa de Misericórdia era cobrado um valor de R$ 70,00 cada sessão.

    3ª DICA : A UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA; Campus Tijuca, também realiza avaliação neuropsicologica. Cada sessão sai a 25 reais.


    4ª DICA : SPA UNIABEU

    Fica no Belford Roxo

    Avaliação neuropsicológica para autismo
    (21) 2104-0468
    http://www.uniabeu.edu.br/spa-servico-de-psicologia-aplicada/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente nestes lugares, pois para o diagnóstico de autismo, costuma-se fazer testes de inteligência e muitas vezes, o diagnóstico de algum transtorno do espectro autista é o diagnóstico diferencial para a superdotação.

      Excluir
  25. Bom dia.
    Meu filho tem 2 anos e já está lendo. Ele não estuda e nós (os pais) não o ensinamos a ler. Desde 1 ano ele reconhece todas as marcas de carro, bancos e etc. Ele começou a ler como um estalo, de repente, como se fosse um salto de desenvolvimento e ao mesmo tempo ele desenvolveu uma gagueira que não tinha antes. Ele sabe todas as cores em português em inglês, números, ama livros e o fato dele estar lendo nos despertou uma preocupação de como fazer pra que ele tenha um desenvolvimento adequado. Fiz algumas pesquisas e a maioria indica uma avaliação a partir dos 5 anos. Será que com 2 anos é muito cedo pra investigar uma superdotação? Somos de Brasília. Alguém tem indicação de bons profissionais por aqui e que atenda convênio?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha participar dos meus grupos no facebook, chamado : Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger (TEA) e Superdotação. A leitura precoce pode indicar tanto altas habilidades / superdotação quanto precocidade, quanto hiperlexia, quanto Síndrome de Asperger ou algum TEA. Por isso é importante investigar junto a um neuropediatra ou psiquiatra infantil e neuropsicólogo.


      Dra. Celi (da Psicoclinica) neuropsicologa: 3225-6571

      Neuropsicóloga Marli Campos (ex-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia aqui em Brasília) e ela me confirmou que além de psicóloga e psicopedagoga, também é neuropsicóloga. Tem bastante experiência com crianças e adolescentes. O telefone de contato dela é: 8140-5577.

      Neuropsicologo : Ricardo Mendes Gomes Pereira : (61) 3554 6191 - (61) 9202-3003
      ricardomgp@gmail.com
      Centro Medico Julio Adnrt - Torre A - sala 309/310
      Asa Sul lote A - SEP Sul 709/909

      Psicóloga Tânia Guimarães (especialista em sd) : 061 99787555


      Neuropediatra :
      Dra Adriana Vieira de Moraes - Neuropediatra - 3345 2544.
      Carlos Alberto Branco Aucelio
      STN, - lt-O s-216/8
      Asa Norte - Brasília, DF
      CEP: 70770-100

      (61) 3340-2724

      Dr. Ellen de Souza Siqueira (neuropediatra)
      61 3346-0407

      Christian Muller (neurologist). Ele atende no Santa Lucia.
      O tel do consultório dele é 3445-6060.
      Psiquiatra Leticia Gentil ;: 61 981999446

      Dra. Berenice Camarano (psiquiatra, também ajuda neste tipo de diagnóstico de dupla E.) cujo contato é 3245-7941, SGAS 91 Ed. Office Center , sala 207, Bloco A.
      Contato do Dr. Aucélio conforme solicitado em 10/12/2.014 : CARLOS NOGUEIRA AUCELIO (CRM 7184)
      SETOR TERMINAL NORTE BL O NR 30 CONS 216 / 218-ASA NORTE. TELEFONE:33476617 ; NEUROFISIOLOGIA CLINICA Hospital Universitário de Brasília
      Av. L2 Norte, s/n (Asa Norte). 70910-900 Brasilia
      (61) 3448-5000
      Dr. Eber Castro Corrêa (33280228)

      Wagner Teixeira - Neurologia: (61) 3201-0412
      http://neurobrasilia.com.br/dr_wagner_teixeira.html



      Excluir
  26. Olá Claudia
    Sou mãe de um menino de três anos e meio. E preciso saber se você pode me indicar lugares em São Paulo que façam essa avaliação de graça para saber se a criança é super dotada.
    A escolinha onde ele estuda já vem me cobrando uma posição, pois com essa idade ele sabe cores primárias e secundárias em inglês e português, conhece todo o alfabeto e suas famílias, já está lendo algumas palavras, sabe os números em inglês, e várias outras coisas.
    Por favor, preciso de ajuda, e fui ver essa avaliação e vi que o preço é bem elevado.
    Sou professora do Estado de São Paulo, meu salário é minúsculo
    Espero seu contato, meu email é
    claudianosci@gmail.com
    DEsde já, agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde ! Tente em alguma destas instiuições abaixo indicadas e venha participar dos meus grupos do Facebook, Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger (TEA) e Superdotação :

      ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO OU A PREÇOS POPULARES – SÃO PAULO

      1) Centro de Psicologia Aplicada UNIP
      Rua Apeninos, 595
      3341-4250
      Plantão toda segunda e terça das 18h às 21h

      2) Atendimento Psicológico Mackenzie
      Rua Piauí, 181 - 1º andar
      3256-6827 ou 3256-6217
      De segunda a sexta, das 8h às 18h

      3) Atendimento Psicológico Paróquia São Luís Gonzaga
      Av. Paulista, 2378
      3231-5954
      Quintas, das 10h às 19h. Oferece atendimentos em até 12 sessões, gratuitas ou a preço simbólico.

      4) Sinpesp
      www.sinpesp.com.br/clinica-ana-joaquina
      Próximo ao metrô Ana Rosa

      5) Clínica de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul – Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP).
      Rua Galvão Bueno, 724
      2297-4442
      Segunda a sexta, das 13h30 às 20h30. Sábados, das 8h30 às 12h30.

      6) Clínica de Psicologia UNIB - Universidade Ibirapuera
      Avenida Interlagos, 1329
      5694-7961
      2ª a 6ª, das 13h às 21h. Sábados, das 8h às 13h.

      7) Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientae
      Rua Ministro Godói, 1484 – Perdizes
      3866-2735
      De 2ª a 6ª feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 12h.

      😎 Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
      Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
      3091-5015
      Atendimento em esquema plantão. De 2ª a 6ª, das 7h às 19h. Sábados das 8h às 13h.

      9) INTEGRA
      Rua Bagé, 19 e Rua Humberto I, 289
      Ambos na Vila Mariana, próximos ao metrô Ana Rosa
      5083-2923
      5084-0878

      10) Centro Paradigma
      Rua Wanderley, 611, Perdizes
      3871-0185
      3672-0194
      Abordagem comportamental

      11) Mental Clean
      Rua dos Crisântemos, 33 – Mirandópolis
      5579-4918
      5579-0007

      12) Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição (CRNutri)
      Avenida Doutor Arnaldo, 715
      3061-7726 (agendamento)
      3061-7721 (administração)
      3061-7942 (CRNutri)
      De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30

      13) Clínica de Psicologia - Uniban Maria Cândida
      Rua Maria Cândida, 1813 - Vila Guilherme
      2967-9035
      2967-9031
      De segunda a sexta, das 7h às 22h

      14) Clínica de Psicologia FMU - Campus Santo Amaro
      Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição
      3040-3400
      3040-3400 ramal 2316
      Segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábados, das 8h às 15h

      15) PAES - Programa de Atendimento e de Estudos de Somatização
      Rua Pedro de Toledo, 214 - Vila Clementino
      5081-3825
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      16) PAN - Programa de Atendimento Neuro-psico-geriátrico
      Rua Borges Lagoa, 570
      5576-4991
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      17) PROATA - Programa de Assistência à Pacientes com Transtornos Alimentares
      Rua Borges Lagoa, 570
      5576-4990
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      18) PROPISC - Programa de Psicoterapia
      Rua Coronel Lisboa, 969
      5904-3961
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      19) Centro de Psicologia Aplicada UNIP - Clínica Tatuapé
      Rua Vitório Ramalho, 154 - Parque São Jorge
      2941-2075 (triagem)
      2908-0415
      Segunda a sexta, das 8h às 22h. Sábados, das 8h às 12h

      20) Clínica de Psicologia Aplicada-Universidade São Judas Tadeu
      Rua Marcial, 45 - Mooca
      6099-1831
      2ª a 6ª feira das 13h às 23h e aos sábados das 7h às 17h

      21) Clínica de Psicologia da Uniban
      Avenida dos Autonomistas, 1325 - Osasco
      3699-9047
      Manhã: 2a, 3a e 5a das 8h às 12h
      Tarde: 2a a 6a, das 16h às 22h

      22) INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP
      Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
      Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
      3091-5015
      2a a 6a, das 7h às 19h. Sábados, das 8h às 13h

      CEP- centro de estudos psicanalíticos
      Clínica psicológica Ana Maria Poppovic- PUC
      Clínica Lacaniana de atendimento e pesquisas
      NEAP
      Universidade de Santo Amaro
      Clínica solidária Gestaltsp
      Centro integrado de saúde

      Excluir
  27. Olá Claudia
    Gostaria de saber onde posso encontrar esse tipo de avaliação para altas habilidades de graça aqui em São Paulo
    Desde já, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa Tarde ! Tente em alguma destas instiuições abaixo indicadas e venha participar dos meus grupos do Facebook, Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger (TEA) e Superdotação :

      ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO OU A PREÇOS POPULARES – SÃO PAULO

      1) Centro de Psicologia Aplicada UNIP
      Rua Apeninos, 595
      3341-4250
      Plantão toda segunda e terça das 18h às 21h

      2) Atendimento Psicológico Mackenzie
      Rua Piauí, 181 - 1º andar
      3256-6827 ou 3256-6217
      De segunda a sexta, das 8h às 18h

      3) Atendimento Psicológico Paróquia São Luís Gonzaga
      Av. Paulista, 2378
      3231-5954
      Quintas, das 10h às 19h. Oferece atendimentos em até 12 sessões, gratuitas ou a preço simbólico.

      4) Sinpesp
      www.sinpesp.com.br/clinica-ana-joaquina
      Próximo ao metrô Ana Rosa

      5) Clínica de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul – Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP).
      Rua Galvão Bueno, 724
      2297-4442
      Segunda a sexta, das 13h30 às 20h30. Sábados, das 8h30 às 12h30.

      6) Clínica de Psicologia UNIB - Universidade Ibirapuera
      Avenida Interlagos, 1329
      5694-7961
      2ª a 6ª, das 13h às 21h. Sábados, das 8h às 13h.

      7) Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientae
      Rua Ministro Godói, 1484 – Perdizes
      3866-2735
      De 2ª a 6ª feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 12h.

      😎 Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
      Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
      3091-5015
      Atendimento em esquema plantão. De 2ª a 6ª, das 7h às 19h. Sábados das 8h às 13h.

      9) INTEGRA
      Rua Bagé, 19 e Rua Humberto I, 289
      Ambos na Vila Mariana, próximos ao metrô Ana Rosa
      5083-2923
      5084-0878

      10) Centro Paradigma
      Rua Wanderley, 611, Perdizes
      3871-0185
      3672-0194
      Abordagem comportamental

      11) Mental Clean
      Rua dos Crisântemos, 33 – Mirandópolis
      5579-4918
      5579-0007

      12) Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição (CRNutri)
      Avenida Doutor Arnaldo, 715
      3061-7726 (agendamento)
      3061-7721 (administração)
      3061-7942 (CRNutri)
      De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30

      13) Clínica de Psicologia - Uniban Maria Cândida
      Rua Maria Cândida, 1813 - Vila Guilherme
      2967-9035
      2967-9031
      De segunda a sexta, das 7h às 22h

      14) Clínica de Psicologia FMU - Campus Santo Amaro
      Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição
      3040-3400
      3040-3400 ramal 2316
      Segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábados, das 8h às 15h

      15) PAES - Programa de Atendimento e de Estudos de Somatização
      Rua Pedro de Toledo, 214 - Vila Clementino
      5081-3825
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      16) PAN - Programa de Atendimento Neuro-psico-geriátrico
      Rua Borges Lagoa, 570
      5576-4991
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      17) PROATA - Programa de Assistência à Pacientes com Transtornos Alimentares
      Rua Borges Lagoa, 570
      5576-4990
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      18) PROPISC - Programa de Psicoterapia
      Rua Coronel Lisboa, 969
      5904-3961
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      19) Centro de Psicologia Aplicada UNIP - Clínica Tatuapé
      Rua Vitório Ramalho, 154 - Parque São Jorge
      2941-2075 (triagem)
      2908-0415
      Segunda a sexta, das 8h às 22h. Sábados, das 8h às 12h

      20) Clínica de Psicologia Aplicada-Universidade São Judas Tadeu
      Rua Marcial, 45 - Mooca
      6099-1831
      2ª a 6ª feira das 13h às 23h e aos sábados das 7h às 17h

      21) Clínica de Psicologia da Uniban
      Avenida dos Autonomistas, 1325 - Osasco
      3699-9047
      Manhã: 2a, 3a e 5a das 8h às 12h
      Tarde: 2a a 6a, das 16h às 22h

      22) INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP
      Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
      Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
      3091-5015
      2a a 6a, das 7h às 19h. Sábados, das 8h às 13h

      CEP- centro de estudos psicanalíticos
      Clínica psicológica Ana Maria Poppovic- PUC
      Clínica Lacaniana de atendimento e pesquisas
      NEAP
      Universidade de Santo Amaro
      Clínica solidária Gestaltsp
      Centro integrado de saúde

      Excluir
  28. Boa noite!
    Claudia, vc poderia me indicar um neuropsicólogo no Rio de Janeiro para avaliar minha filha?
    Grata!
    Edilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure a Neuropsicóloga :Karin Verônica (atende em Niteroi e no Jardim Botânico )
      Celular : (21) 987333310 .

      Você estará em ótimas mãos !

      Venha participar do meu grupo no Facebook chamado Mãe de Crianças Superdotadas (https://www.facebook.com/groups/213399982041957/) . O grupo é fechado e só têm acesso ao conteúdo das mensagens, quem fizer parte do grupo. Seus amigos não terão acesso !

      Excluir
  29. Bom dia, tenho uma filha que acredito que possa ser superdotada, moro em São Paulo/SP e não tenho condições de pagar uma avaliação, poderia me indicar um local de avaliação gratuita? Agradeço muito! Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde ! Tente em alguma destas instiuições abaixo indicadas e venha participar dos meus grupos do Facebook, Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger (TEA) e Superdotação :

      ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO OU A PREÇOS POPULARES – SÃO PAULO

      1) Centro de Psicologia Aplicada UNIP
      Rua Apeninos, 595
      3341-4250
      Plantão toda segunda e terça das 18h às 21h

      2) Atendimento Psicológico Mackenzie
      Rua Piauí, 181 - 1º andar
      3256-6827 ou 3256-6217
      De segunda a sexta, das 8h às 18h

      3) Atendimento Psicológico Paróquia São Luís Gonzaga
      Av. Paulista, 2378
      3231-5954
      Quintas, das 10h às 19h. Oferece atendimentos em até 12 sessões, gratuitas ou a preço simbólico.

      4) Sinpesp
      www.sinpesp.com.br/clinica-ana-joaquina
      Próximo ao metrô Ana Rosa

      5) Clínica de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul – Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP).
      Rua Galvão Bueno, 724
      2297-4442
      Segunda a sexta, das 13h30 às 20h30. Sábados, das 8h30 às 12h30.

      6) Clínica de Psicologia UNIB - Universidade Ibirapuera
      Avenida Interlagos, 1329
      5694-7961
      2ª a 6ª, das 13h às 21h. Sábados, das 8h às 13h.

      7) Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientae
      Rua Ministro Godói, 1484 – Perdizes
      3866-2735
      De 2ª a 6ª feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 12h.

      😎 Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
      Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
      3091-5015
      Atendimento em esquema plantão. De 2ª a 6ª, das 7h às 19h. Sábados das 8h às 13h.

      9) INTEGRA
      Rua Bagé, 19 e Rua Humberto I, 289
      Ambos na Vila Mariana, próximos ao metrô Ana Rosa
      5083-2923
      5084-0878

      10) Centro Paradigma
      Rua Wanderley, 611, Perdizes
      3871-0185
      3672-0194
      Abordagem comportamental

      11) Mental Clean
      Rua dos Crisântemos, 33 – Mirandópolis
      5579-4918
      5579-0007

      12) Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição (CRNutri)
      Avenida Doutor Arnaldo, 715
      3061-7726 (agendamento)
      3061-7721 (administração)
      3061-7942 (CRNutri)
      De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30

      13) Clínica de Psicologia - Uniban Maria Cândida
      Rua Maria Cândida, 1813 - Vila Guilherme
      2967-9035
      2967-9031
      De segunda a sexta, das 7h às 22h

      14) Clínica de Psicologia FMU - Campus Santo Amaro
      Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição
      3040-3400
      3040-3400 ramal 2316
      Segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábados, das 8h às 15h

      15) PAES - Programa de Atendimento e de Estudos de Somatização
      Rua Pedro de Toledo, 214 - Vila Clementino
      5081-3825
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      16) PAN - Programa de Atendimento Neuro-psico-geriátrico
      Rua Borges Lagoa, 570
      5576-4991
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      17) PROATA - Programa de Assistência à Pacientes com Transtornos Alimentares
      Rua Borges Lagoa, 570
      5576-4990
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      18) PROPISC - Programa de Psicoterapia
      Rua Coronel Lisboa, 969
      5904-3961
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      19) Centro de Psicologia Aplicada UNIP - Clínica Tatuapé
      Rua Vitório Ramalho, 154 - Parque São Jorge
      2941-2075 (triagem)
      2908-0415
      Segunda a sexta, das 8h às 22h. Sábados, das 8h às 12h

      20) Clínica de Psicologia Aplicada-Universidade São Judas Tadeu
      Rua Marcial, 45 - Mooca
      6099-1831
      2ª a 6ª feira das 13h às 23h e aos sábados das 7h às 17h

      21) Clínica de Psicologia da Uniban
      Avenida dos Autonomistas, 1325 - Osasco
      3699-9047
      Manhã: 2a, 3a e 5a das 8h às 12h
      Tarde: 2a a 6a, das 16h às 22h

      22) INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP
      Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
      Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
      3091-5015
      2a a 6a, das 7h às 19h. Sábados, das 8h às 13h

      CEP- centro de estudos psicanalíticos
      Clínica psicológica Ana Maria Poppovic- PUC
      Clínica Lacaniana de atendimento e pesquisas
      NEAP
      Universidade de Santo Amaro
      Clínica solidária Gestaltsp
      Centro integrado de saúde

      Excluir
  30. Ótimo conteúdo como sempre parabéns. Fala mais na fase adulta. E o lado emocional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ! Venha participar dos meus grupos no Facebook, chamados Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger (TEA) e Superdotação.

      Excluir
  31. Bom dia! Claudia, o meu afilhado tem 05 anos é de SP Zona Norte, teria alguma instituição para avaliação gratuita que possa realizar um acompanhamento do mesmo e sugerir uma escola adequada para altas habilidades?

    ResponderExcluir
  32. ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO OU A PREÇOS POPULARES – SÃO PAULO

    1) Centro de Psicologia Aplicada UNIP
    Rua Apeninos, 595
    3341-4250
    Plantão toda segunda e terça das 18h às 21h

    2) Atendimento Psicológico Mackenzie
    Rua Piauí, 181 - 1º andar
    3256-6827 ou 3256-6217
    De segunda a sexta, das 8h às 18h

    3) Atendimento Psicológico Paróquia São Luís Gonzaga
    Av. Paulista, 2378
    3231-5954
    Quintas, das 10h às 19h. Oferece atendimentos em até 12 sessões, gratuitas ou a preço simbólico.

    4) Sinpesp
    www.sinpesp.com.br/clinica-ana-joaquina
    Próximo ao metrô Ana Rosa

    5) Clínica de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul – Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP).
    Rua Galvão Bueno, 724
    2297-4442
    Segunda a sexta, das 13h30 às 20h30. Sábados, das 8h30 às 12h30.

    6) Clínica de Psicologia UNIB - Universidade Ibirapuera
    Avenida Interlagos, 1329
    5694-7961
    2ª a 6ª, das 13h às 21h. Sábados, das 8h às 13h.

    7) Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientae
    Rua Ministro Godói, 1484 – Perdizes
    3866-2735
    De 2ª a 6ª feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 12h.

    😎 Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
    Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
    3091-5015
    Atendimento em esquema plantão. De 2ª a 6ª, das 7h às 19h. Sábados das 8h às 13h.

    9) INTEGRA
    Rua Bagé, 19 e Rua Humberto I, 289
    Ambos na Vila Mariana, próximos ao metrô Ana Rosa
    5083-2923
    5084-0878

    10) Centro Paradigma
    Rua Wanderley, 611, Perdizes
    3871-0185
    3672-0194
    Abordagem comportamental

    11) Mental Clean
    Rua dos Crisântemos, 33 – Mirandópolis
    5579-4918
    5579-0007

    12) Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição (CRNutri)
    Avenida Doutor Arnaldo, 715
    3061-7726 (agendamento)
    3061-7721 (administração)
    3061-7942 (CRNutri)
    De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30

    13) Clínica de Psicologia - Uniban Maria Cândida
    Rua Maria Cândida, 1813 - Vila Guilherme
    2967-9035
    2967-9031
    De segunda a sexta, das 7h às 22h

    14) Clínica de Psicologia FMU - Campus Santo Amaro
    Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição
    3040-3400
    3040-3400 ramal 2316
    Segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábados, das 8h às 15h

    15) PAES - Programa de Atendimento e de Estudos de Somatização
    Rua Pedro de Toledo, 214 - Vila Clementino
    5081-3825
    Segunda à sexta, das 8h às 17h

    16) PAN - Programa de Atendimento Neuro-psico-geriátrico
    Rua Borges Lagoa, 570
    5576-4991
    Segunda à sexta, das 8h às 17h

    17) PROATA - Programa de Assistência à Pacientes com Transtornos Alimentares
    Rua Borges Lagoa, 570
    5576-4990
    Segunda à sexta, das 8h às 17h

    18) PROPISC - Programa de Psicoterapia
    Rua Coronel Lisboa, 969
    5904-3961
    Segunda à sexta, das 8h às 17h

    19) Centro de Psicologia Aplicada UNIP - Clínica Tatuapé
    Rua Vitório Ramalho, 154 - Parque São Jorge
    2941-2075 (triagem)
    2908-0415
    Segunda a sexta, das 8h às 22h. Sábados, das 8h às 12h

    20) Clínica de Psicologia Aplicada-Universidade São Judas Tadeu
    Rua Marcial, 45 - Mooca
    6099-1831
    2ª a 6ª feira das 13h às 23h e aos sábados das 7h às 17h

    21) Clínica de Psicologia da Uniban
    Avenida dos Autonomistas, 1325 - Osasco
    3699-9047
    Manhã: 2a, 3a e 5a das 8h às 12h
    Tarde: 2a a 6a, das 16h às 22h

    22) INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP
    Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
    Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
    3091-5015
    2a a 6a, das 7h às 19h. Sábados, das 8h às 13h

    CEP- centro de estudos psicanalíticos
    Clínica psicológica Ana Maria Poppovic- PUC
    Clínica Lacaniana de atendimento e pesquisas
    NEAP
    Universidade de Santo Amaro
    Clínica solidária Gestaltsp
    Centro integrado de saúde

    ResponderExcluir
  33. Moro em Caraguatatuba-SP
    E quero saber se existe idade máxima para os testes de superdotação
    E se existe esses testes em minha cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A idade máxima para realização dos testes é a de 80 anos. Você deve procurar um neuropsicólogo para aplicação dos testes de inteligência. Me diga qual cidade grande fica próxima de Caraguatatuba para eu lhe indicar um profissional perto de ti.

      Excluir