Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 19 de janeiro de 2014

AVALIAÇAO PARA ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO (avaliação para identificar possível superdotado)


 

Falo, aqui, com base em experiências que eu tive tanto nas avaliações que os meus dois filhos fizeram, como também em vários e-mails e mensagens que recebo, diariamente, de pessoas que tiveram seus filhos avaliados, por vários profissionais e o que estas pessoas acharam da avaliação pelas quais seus filhos passaram.


Algumas pessoas, que tiveram seus filhos avaliados por profissionais, que não são especialistas na área de superdotação, mas, meros psicólogos, neurologistas, médicos, ou profissionais qualquer outra área "terapêutica", sentiram-se frustradas depois da avaliação.


Frustradas porque, não só não conseguiram resolver os problemas acadêmicos da criança, na escola, como também descobriram, mais tarde que seus filhos apresentam questões emocionais sérias que deveriam ter sido atentadas na avaliação.


Desconfiem da avaliação que é feita num único dia ; em poucas horas.


Desconfiem da avaliação, que não avalia o lado emocional da criança, mas, somente conhecimentos pedagógicos.


No meu ponto de vista, a avaliação surte o seu efeito desejado, não só com a entrega de um laudo, em que se ateste as habilidades da criança, mas, também quando ela retrata como está o estado emocional da criança, quando avaliada.


Psicólogos, de preferência com especialização em neuropsicologia, com conhecimento em superdotação são os profissionais mais indicados para fazerem este tipo de avaliação.


O profissional realizará vários testes e observações comportamental, do social, emocional, em algumas sessões (que variam de 6 a 10 sessões). Realizará testes que avaliam não só o aspecto cognitivo, mas, o comportamento, o social e o afetivo também. Testes de personalidade e teoria da mente também são importantes.


Dentre os testes de inteligência, o mais usado é o Wisc, mas também pode ser aplicado o Raven. O teste denominado Columbia não apura o QI da pessoa. Somente apura a idade mental dela, mas, hoje me dia, por conta do efeito *Flynn, muitas crianças têm apresentado resultados nos testes do tipo RAVEN ou Columbia superiores aos de sua real capacidade.


O ideal é que seja feita a partir dos 5 anos, mas o profissional que avaliará a criança poderá ter uma idéia de possível avaliação, sem a aplicação do teste Wisc, mas, será mais eficiente com a sua aplicação, assim que a criança puder realizá-lo. O teste antes dos 5/6 anos não é completo, mas pode ajudar no atendimento educacional da criança. Somente os psicólogos podem aplicar os testes de inteligência.


Porém, se a criança apresentar outros comportamentos que estejam interferindo em seu desenvolvimento, tais como : dificuldade de se comunicar, interagir, alimentação seletiva, incômodo com sons e barulhos, mania, toc, repetições de fala, ansiedade exacerbada, fala ansiosa, movimentos estereotipados, o ideal é consultar uma equipe multidisciplinar composta de neuropediatra e neuropsicológo, mesmo que a criança tenha altas habilidades. Por vezes, as altas habilidades podem fazer parte de um outro quadro da condição da criança, ou pode ser uma co-ocorrência que a pessoa apresenta, mas, não exime que ela apresente outras questões ou condições, tais como : TDAH, dislexia, autismo, Asperger, bipolaridade, Transtorno de Ansiedade, etc.


Desconfiem de laudos que indiquem a aceleração de série, como proposta pedagógica, sem atentar para o lado emocional da criança, pois, de nada vai adiantar pensar somente no pedagógico, se esta criança, no futuro não estiver bem emocional (consigo mesma) ou socialmente (com os seus pares).


Pensem, com carinho, no laudo que não considera, naquele momento, a aceleração de série como melhor proposta pedagógica, para a criança superdotada, por conta do estado emocional da criança.


Confiem no laudo que, depois de avaliar o estado emocional da criança, atesta a sua superdotação e aponta que, apesar da criança apresentar algumas questões emocionais que precisam ser tratadas (em terapia ou fora dela, dependendo do caso), ainda assim, a aceleração de série é a melhor coisa.


E, fiquem seguros, quando se depararem com um laudo que, depois de rastrear o emocional da criança, com tempo necessário, atesta a sua superdotação e indica a aceleração de série como proposta pedagógica.


Acreditem, mais ainda, quando a própria escola de seus filhos, atenta para as habilidades que seu filho possui e confia na capacidade dele de se superar em série avançada, acreditando que ele não terá problemas emocionais, se isto acontecer. Isto já é um dos maiores indicativos. Mas, também, não neguem, se a escola chamar-lhes a atenção, para uma questão emocional que a criança esteja apresentando, naquele momento.


Infelizmente, tenho recebido vários e-mails e mensagens de pais que tiveram seus filhos avaliados por pessoas que não levam em consideração o aspecto emocional da criança, quando da avaliação. Estes pais buscam ajuda, pois além de terem o problema acadêmico ou pedagógico, para resolver, acabam percebendo que o problema maior está no emocional dela. Por vezes, esta descoberta é muito mais dolorosa aos pais do que às crianças.


Mas, isto tudo pode ser evitado, quando o laudo é feito de maneira criteriosa e sensata. Por isto é que os avaliadores precisam de algumas sessões para que isto aconteça. A avaliação de uma criança superdotada deve ser feita com calma e com tempo.


A orientação e eventual avaliação em questão serão realizadas pelo psicólogo dedicado à avaliação e orientação de indivíduos com altas habilidades/superdotação, mediante critérios de avaliação aceitos internacionalmente e utilizados para este tipo de avaliação, a ser realizada de forma quantitativa e qualitativa, inclusive (mas não somente) com aplicação de testes de inteligência (que somente podem ser aplicados pelos psicólogos, sendo de uso exclusivo deles), observação dos comportamentos do paciente, análise da criatividade, personalidade, características comportamentais, entre outros critérios por ele adotados, e no número de sessões necessárias que este tipo de orientação demanda, obedecendo aos padrões internacionais para este tipo de atendimento, sendo que o atendimento terá continuidade pelo psicólogo, mesmo depois da aplicação dos testes.


Sobre avaliação, assistam também este vídeo : 
http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com.br/2013/07/identificacao-de-superdotados-e.html


* a cada geração, o QI medido em praticamente todo o mundo tem aumentado entre 15 e 20 pontos, ou o equivalente a um quinto da inteligência "total" de uma pessoa mediana (que "vale" 100 pontos).

O fenômeno bizarro tem nome: efeito Flynn. A expressão homenageia o pesquisador americano naturalizado neozelandês James Flynn, da Universidade de Otago, que estuda a variação da inteligência há décadas e foi o primeiro a dar de cara com o aumento progressivo de QI, nos anos 1980.


154 comentários:

  1. Perfeito. Parabéns pelo texto. Beijos Juli

    ResponderExcluir
  2. Juliana... Por favor me ajude. Tenho três filhos e dois deles ja tem indicação para o teste de altas habilidades por suas psicólogas e escola. Terceiro, não faz terapia, mas na minha opinião, e o mais inteligente de todos. Contudo, não sei como proceder... Soube que o teste e realmente muito caro. Vc tem alguma indicação pra me dar. Sou do Rio de Janeiro. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada anônima, não sei se você enviou esta mensagem para mim, Claudia Hakim, ou para a Juliana da qual você se referiu. Se foi para mim, Claudia, posso lhe indicar uma neuropsicologa no RJ, para atender, avaliar e orientar seus filhos. Neste caso, me avise, que lhe indicareu.

      Excluir
    2. Prezada anônima, não sei se você enviou esta mensagem para mim, Claudia Hakim, ou para a Juliana da qual você se referiu. Se foi para mim, Claudia, posso lhe indicar uma neuropsicologa no RJ, para atender, avaliar e orientar seus filhos. Neste caso, me avise, que lhe indicareu.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Poderia me indicar alguém para fazer esta avaliação em uma criança de 7 anos em Florianópolis ?

      Excluir
    5. Poderia me indicar alguém para fazer esta avaliação em uma criança de 7 anos em Florianópolis ?

      Excluir
    6. Poderia me indicar alguém para fazer esta avaliação em uma criança de 7 anos em Florianópolis ?

      Excluir
    7. Espaço Confiance
      Neuropsicologia/Psicologia/Fonoaudiologia/Psicopedagogia
      Celular: 47 992233939
      Fone: 47 34225327 ou 47 34334619
      Endereço : Rua Germano Stein, 137, Bairro America, Joinville, CEP 89204-090
      Neuropsicólogas em Florianópolis:

      Analia 984118419

      Bea 999229208 .

      Em Floripa Gisele: 55 48 96131050

      Vale a pena você ligar e questionar sobre o conhecimento delas nessa área de superdotação.

      Excluir
  3. QUERO CONFIRMAR SE TENHO AUTAS HABILIDADES, COMO FAÇO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edielane Lacerda da Cruz, você deve procurar um profissional especializado em Neuropsicologia, um neuropsicólogo, para fazer a avaliação para apurar se você tem superdotação e/ou outras condições associadas à ela ou que se parecem com ela.

      Excluir
  4. Boa noite, Cláudia!
    Sou do Rio do Janeiro, Teresópolis, e a informação que você passou para a pessoa acima me interessa também. Poderia compartilhar???
    Meu filho tem 8 anos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Claudia boa tarde! Meu filho fez essa semana três anos. MAS antes dos 2 eles ele já sabia as cores inclusive as secundárias. Fala com fluência no plural conjugando os verbos do tipo "Não era pra elas terem ido embora". MAS ou menos nessa linha. Uma outra habilidade é na hora de contar estórias, ele imagina e reproduz os sons, conforme as cenas descritas. SEM contar a memória. Tem facilidade com jogos do tipo de montar tipo lego no celular dentre outros. Além dos questionamentos e facilidade de identificação. Tem também uma personalidade forte. Tem uma independência e não gosta que ninguém ensina.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser indícios tantos de altas habilidades / superdotação , quanto precocidade, quanto TEA, quanto hiperlexia , quanto Asperger. Procure um neuropediatra e um neuropsicólogo para acompanhamento.

      Venha participar dos meus grupos do Facebook : Mãe de Crianças Superdotadas e o Asperger (TEA) e Superdotação.

      Excluir
  6. Olá Claudia!
    Você teria uma neuropsicologa que faça esse teste de altas habilidades para me indicar em Brasilia? Meu filho de 11 anos tem suspeita de altas habilidades da professora da escola e da psicopedagoga. Gostaria de ser melhor assistida para ajudar meu filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biblioteca a Ana : Neuropsicóloga Marli Campos (ex-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia aqui em Brasília) e ela me confirmou que além de psicóloga e psicopedagoga, também é neuropsicóloga. Tem bastante experiência com crianças e adolescentes. O telefone de contato dela é: 8140-5577.

      Dra. Celi (da Psicoclinica) neuropsicologa: 3225-6571

      Excluir
  7. Oi Claudia, Bom dia! gostaria de uma horinha de conversa com voce. tenho um filho com altas habilidades, me mudei a pouco para Sao Paulo e gostaria da sua experiencia para me orientar melhor. Voce faz esse tipo de atendimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca,

      Cobro para consulta para orientações e atendo na Av. Pacaembu 1976. Podemos marcar um horários se você quiser. Estou acostumada a oferecer este tipo de consultoria, na condição de especialista em Neurociências e Psicologia aplicada e advogada atuante na área do Direito Educacional.

      Contudo, se você quiser já realizar avaliação no seu filho, posso lhe indicar um profissional para tanto.


      Venha participar do meu grupo do Facebook, Mãe de Crianças Superdotadas !

      Excluir
  8. Ola! Você tem alguma recomendação de profissional que avalie altas habilidades em Recife?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuropsicóloga
      Roberta Claro Romão
      Av. Bernardo Vieira de Melo 3462, sala 1001, edificio Vema Business Center
      Jaboatao dos Guararapes
      Cel : 996700071
      997998489
      Email : robertapsicom@hotmail.com
      Recife, PE | CEP: 50070-520
      neuropsicóloga e presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Pernambuco (ABPpPE), Roberta Claro

      Excluir
    2. Boa noite
      Você tem algum profissional para avaliação de altas habilidades em Cuiabá MT?

      Excluir
    3. Boa noite
      Você tem algum profissional para avaliação de altas habilidades em Cuiabá MT?

      Excluir
  9. Olá tudo bem gostaria de contar a minha história para saber se sou superdotado/portador de altas habilidades:
    Aos 5 anos aprendi a ler por causa da minha curiosidade pois meu irmão estava sendo ensinado por uma babá a ler pois tinha sério problemas de leitura, ele não ligava muito para as aulas então tomei posse das aulas no lugar dele e aprendi a ler e tomei gosto por isso , e gosto até hoje.
    Aprendi sozinho por meio de livros , debates entre outros meios de informação sobre os animais e seus habitats, continentes de origem, reprodução, classificação entre outras coisas .
    Hoje com 13 anos meus interesses são voltados para a Física (em especial a quântica), Biologia, História das civilizações (a área que mais amo na escola), Psicologia, Psiquiatria, Filosofia, Cosmologia, Astronomia, Astrofísica (outra área que amo) entre outras .
    Aprendo rápido, sou curioso, sociável , carismático etc..., Sou muito bom em História, Biologia e entre outras atividades
    Então podem me aconselhar?
    O que fazer para tirar esta dúvida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não especificou qual é a sua dúvida.

      Excluir
    2. Olá boa noite!Claudia eu tenho uma filha hoje ela está com três anos mas aos dois anos e meio começou a lê. Conta de 1 a 15 fala as cores em inglês conta de 1 a 10 em inglês.
      Ela pode ser uma criança superdotada? Meu email:lene_0909@hotmail.com.
      Obrigado

      Excluir
    3. Ela pode tanto ser superdotada, quanto ter precocidade na parte verbal, quanto ter hiperlexia, síndrome de asperger ou TEA. Procure um neuropediatra para acompanhamento e observação.

      Venha participar dos meus grupos no facebook : Asperger (TEA) e Superdotaão e Mãe de Crianças Superdotadas.

      Excluir
  10. Oi Claudia. Moro no Canada, proximity o a Montreal. Estou tendo dificuldades pra conseguir um loc pra avaliar minha filha de 13 anos e meu menino de 7. Pra ele ja fizemos o Wisk. E a dificuldade maior e relativa as escolas. Nossa decepçao com o sistema aqui e gigantesca. Rens algum contagion para noa sugerir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contato aonde ? Na sua cidade ou aqui no Brasil ? Tem neuropsicóloga aí em sua cidade ? Alguma instituição voltada para altas habilidades / superdotação ?

      Excluir
  11. Algum contato aqui. Achei duas instituicoes em Montreal, ja entrei em contato. Na primeira vez que perguntei me disseram que no momento nao havia disponibilidade pra avaliacoes mas sequer me deram um endereco. Tudo acontece via email. Estou tentando acesso a MENSA, mas em geral e um espaco pra maiores de 14 anos e ainda nao consegui entender bem como funciona. Quanto a neuropsicologa, devemos ter sim por aqui, mas pra conseguir um encaminhamento e muito dificil e particular bemmmm caro. So pra avaliacao do menor, para o WISK, ja se foram tres mil dolares...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, vocês costumam vir ao Brasil ? Se vierem, posso lhes indicar profissionais aqui. Será que não conseguem pelo governo daí ?

      Excluir
  12. Olá, Dra. Claúdia, estou em uma situação com meu neto, a escola,Conselho Tutelar e MP, já chegou ao judiciário. Preciso fazer o Teste de QI e Altas Habilidades. Tem algum especialista em Joinville SC. Ele já faz sessões com Psicologo e Psiquiatra, mais de um ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço, nesta cidade. Mas, um psicologo ou neuropsicólogo, de preferência, pode fazer o teste de QI e realizar a avaliação neuropsicológica. Não ficou claro o que, exatamente, chegou ao Judiciário. Se alguma queixa de iniciativa do Conselho Tutelar e do MP ou de vossa parte. Se foi do Conselho Tutelar e do MP, eles mesmos podem solicitar uma perícia a ser realizada com um neuropsicólogo para avaliação neuropsicológica. Só não entende aonde o fator QI muito superior entra nesta história que envolve Conselho Tutelar e MP. Boa Sorte !

      Excluir
  13. Bom dia Claudia. Tenho uma filha de 5 anos que precisa de uma avaliação, a escola tem me pressionando há cerca de dois anos e precisamos fazer algo, porque tá tudo muito monótono pra ela, já que tudo que eles ensinam ela já sabe a mais de dois anos, e como ela não tem uma maturidade emocional que acompanha essas altas habilidades eles precisam saber o que fazer com ela pra que ela se desenvolva mais dentro das habilidades que ela tem, mas respeitando a maturidade emocional dela... Preciso de uma indicação de profissional aqui no estado do Rio de Janeiro. Você poderia indicar?
    Obrigada pá atenção. Déborah Nobre

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Claudia. Tenho uma filha de 5 anos que tem indicação para altas habilidades. A escola me pediu avaliação pois precisa ser orientada para lidar com ela. Mas aqui em Campos dos Goitacazes, onde moro não encontro especialistas. Você tem indicação de algum profissional no estado do Rio?
    Desde já muito obrigada .
    Att, Déborah Nobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi por e-mail pra você, Déborah. Recebeu a resposta ?

      Excluir
  15. Boa tarde! Tenho uma filha de 1 ano e 11 meses que desde de 1 ano e meio sabe todas as cores, todas as letras do alfabeto, todos os números, as formas, os animais, as frutas e todos os planetas do sistema solar. Ela é apaixonada por planetas e borboletas e sabe características peculiares, como por exemplo, qual planeta tem 27 luas? Qual planeta mais próximo do sol?, etc. Gostaria de saber se ainda está muito cedo para buscar uma avaliação de altas habilidades. Existe uma idade adequada para isso? Resido no interior do RN e aqui existe uma dificuldade extrema de apoio profissional. Att, Sâmara Alves.
    samarelly87@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas características relatadas, não acho cedo para buscar uam avaliação com uma neuropediatra para observar se existe a possibilidade da sua filha apresentar a Síndrome de Asperger, uma condição que pode vir associada ou se confundir com a superdotação, pelo interesse precoce por letras e números e pelo interesse inusitado por determinados assuntos não usuais, o uso de um vocabulário bem desenvolvido e erudito e uma memória muito forte. Diante de tais características a indicação para procurar um neuropediatra na idade da sua filha é importante para observar se ela pode ou não ter a sindrome de asperger e, se ela tiver, começar os tratamentos indicados. Mas, se ela não apresentar nenhum problema outro no desenvolvimento ou comportamento dela (no social, irritação extrema, agitação, sono inquieto, manias, rituais, seletividade alimentar, que costumam ser sintomas da síndrome de asperger). Conheço profissionais na capital de RN.

      Excluir
  16. Boa tarde. Qual seria a idade adequada para buscar um diagnóstico de altas habilidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os testes para superdotação são mais confiáveis, feitos a partir dos 6 anos (wisc IV). Porém, se a criança estiver apresentando queixas, sintomas prejudiciais em seu desenvolvimento ou comportamento ou os pais acharem que há necessidade urgente de intervenção na escola para estimular as habilidades do filho, a partir dos dois anos e meio já existem testes de inteligência (SON R), que pode ser aplicado por um psicólogo. De preferência, procure uma avaliação neuropsicológica.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia. Meu filho foi avaliado no NAAHS em Recife. Aos 4 meses começou a falar as primeiras palavras, aos 3 começou a ler, hoje aos 7 é praticamente fluente em inglês sem nunca ter feito um curso. Queria colocá-lo numa escola que aproveitasse melhor suas habilidades mas são muito caras. Existe alguma instituição que incentive ou ofereça bolsas dr estudo para crianças de altas habilidades aqui na minha região. nordeste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,

      Não que eu conheça. Informe-se sobre o programa ISMART e veja se ele existe em sua cidade. Eles costumam oferecer bolsa de estudos, mas para crianças mais velhas. O Colégio Objetivo, em SP, costuma oferecer bolsa de estudos também. Mas, qualquer programa de bolsa de estudos leva mais consideração o desempenho do aluno em provas para a bolsa, e notas curriculares do que o potencial dele, avaliado em teste de inteligência.

      Excluir
  19. Oi Gostaria de saber se há algum centro universitário que faça este teste (WISC) gratuito, um grupo de estudos.
    Gostaria de avaliar minha filha mas não posso fazer isso pago agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber a cidade e Estado em que você mora. Dependendo do caso, até conheço.

      Excluir
  20. oi eu também gostaria de saber se há algum centro universitário que faça uma avaliação gratuita para identificar crianças com altas habilidades.
    Moro em Belo Horizonte - MG

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. UFMG :

      Professores que identifiquem sinais de superdotação e altas habilidades em seus alunos podem entrar em contato com o LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS (LADI), do DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS (FAFICH), para agendar sessões gratuitas de avaliação e diagnóstico.

      Entre os sinais de superdotação, destacam-se alfabetização precoce, vocabulário rico e extenso, habilidade em cálculos muito acima da média, diferença significativa de desempenho escolar entre a criança e seus pares e extrema curiosidade.

      Para agendar a avaliação, que ocorre durante quatro ou cinco encontros (um por semana), é necessária a autorização dos responsáveis pelo aluno. Todo o processo é gratuito e pode ser solicitado pelos telefones (31) 3409-6285 e (31) 9269-5204 ou pelo e-mail altashabilidadesufmg@gmail.com. As sessões são realizadas no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), localizado na Fafich. Mas, tem espera de um ano ou mais para conseguir avaliação pela UFMG e a avaliação deles não é neuropsicológica, que seria o ideal e somente de inteligência. Então, não é uma avaliação completa.


      A PUC no programa deles "Crianças que gostam de aprender". Entre em contato com eles e informe-se sobre este programa.

      Se quiser indicação de locais de atendimento particular, me avise.

      Excluir
    2. Moro em BH e gostaria de indicação local particular.

      Excluir
    3. Neuropsicologa Licia Falci Ibrahim
      telefone: 3484-3214 (de BH)
      endereço do consultorio: Rua Jarbas Vidal gomes, n 30, sala 1002, cidade nova (BH/MG)


      Gilcelene Marques (neuropsicóloga)
      Telefone é 031 991441384/ whatsapp 31 987764911.


      Neuropsicóloga : Dra. Annelise Júlio-Costa: 31992320718
      Formação
      * Psicóloga - UFMG
      * Farmacêutica - Universidade São José do Rosário Vellano
      * Mestre e Doutora em Neurociências - UFMG
      Atuação
      * Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp)
      * Membro da diretoria de MG da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI)
      * Membro do conselho científico da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA)
      * Professora em Cursos de Pós-Graduação


      https://www.neuropsicoterapiabh.com/annelise




      Neuropsicologa Elza Elena Rios Fernandes
      elenriosff@gmail.com
      31 - 988992999


      Conceição 99793-5854 .Fica no bairro Padre Eustáquio.

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1ª DICA : CAIESP CASTORINA FARIA LIMA EM NOVA IGUAÇU

      Neuropediatra pelo SUS

      Instituição inaugurada recentemente em Nova Iguaçu: o CAIESP CASTORINA FARIA LIMA fica localizado Rua Professora Helena Antipoff, 000, Monte Libano, na cidade de Nova Iguacu– CEP :26015-460. O telefone da escola é (21) 2668-5097 e o e-mailcaiesp.ni@gmail.com.

      O CAIESP é uma iniciativa nova em que se tem 2 alas (Escola + Centro Médico) o centro médico tem Neuro, Fisiatra, Fono e outros profissionais para atender pessoas com deficiência. A idéia se espelha numa Clinica-Escola do Autista em Itaboraí, mas o sistema não é igual.

      2ª DICA : As universidades PUC RJ e CELSO LISBOA fazem gratuitamente ou valor simbólico por sessão, na Santa Casa de Misericórdia era cobrado um valor de R$ 70,00 cada sessão.

      3ª DICA : A UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA; Campus Tijuca, também realizaavaliação neuropsicologica. Cada sessão sai a 25 reais.

      4ª DICA : SPA UNIABEU

      Fica no Belford Roxo

      Avaliação neuropsicológica para autismo
      (21) 2104-0468

      http://www.uniabeu.edu.br/spa-servico-de-psicologia-aplicada/

      Excluir
  22. 1ª DICA : CAIESP CASTORINA FARIA LIMA EM NOVA IGUAÇU

    Neuropediatra pelo SUS

    Instituição inaugurada recentemente em Nova Iguaçu: o CAIESP CASTORINA FARIA LIMA fica localizado Rua Professora Helena Antipoff, 000, Monte Libano, na cidade de Nova Iguacu– CEP :26015-460. O telefone da escola é (21) 2668-5097 e o e-mailcaiesp.ni@gmail.com.

    O CAIESP é uma iniciativa nova em que se tem 2 alas (Escola + Centro Médico) o centro médico tem Neuro, Fisiatra, Fono e outros profissionais para atender pessoas com deficiência. A idéia se espelha numa Clinica-Escola do Autista em Itaboraí, mas o sistema não é igual.

    2ª DICA : As universidades PUC RJ e CELSO LISBOA fazem gratuitamente ou valor simbólico por sessão, na Santa Casa de Misericórdia era cobrado um valor de R$ 70,00 cada sessão.

    3ª DICA : A UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA; Campus Tijuca, também realizaavaliação neuropsicologica. Cada sessão sai a 25 reais.

    4ª DICA : SPA UNIABEU

    Fica no Belford Roxo

    Avaliação neuropsicológica para autismo
    (21) 2104-0468

    http://www.uniabeu.edu.br/spa-servico-de-psicologia-aplicada/

    ResponderExcluir
  23. Oi Claudia! Gostaria de saber se no Rio de Janeiro há alguma universidade ou instituição que faça avaliação e testes gratuita para identificar crianças com ah/sd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1ª DICA : CAIESP CASTORINA FARIA LIMA EM NOVA IGUAÇU

      Neuropediatra pelo SUS

      Instituição inaugurada recentemente em Nova Iguaçu: o CAIESP CASTORINA FARIA LIMA fica localizado Rua Professora Helena Antipoff, 000, Monte Libano, na cidade de Nova Iguacu– CEP :26015-460. O telefone da escola é (21) 2668-5097 e o e-mail caiesp.ni@gmail.com.

      O CAIESP é uma iniciativa nova em que se tem 2 alas (Escola + Centro Médico) o centro médico tem Neuro, Fisiatra, Fono e outros profissionais para atender pessoas com deficiência. A idéia se espelha numa Clinica-Escola do Autista em Itaboraí, mas o sistema não é igual.


      2ª DICA : As universidades PUC RJ e CELSO LISBOA fazem gratuitamente ou valor simbólico por sessão, na Santa Casa de Misericórdia era cobrado um valor de R$ 70,00 cada sessão.

      3ª DICA : A UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA; Campus Tijuca, também realiza avaliação neuropsicologica. Cada sessão sai a 25 reais.


      4ª DICA : SPA UNIABEU

      Fica no Belford Roxo

      Avaliação neuropsicológica para autismo
      (21) 2104-0468
      http://www.uniabeu.edu.br/spa-servico-de-psicologia-aplicada/

      5ª DICA : SPA UNIABEU

      ABBR- Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação

      atende pelo SUS : https://www.facebook.com/abbr1954/

      6ª DICA : SPA UNIABEU

      ANN SULIVAN com a Marise suplino no engenho novo
      https://www.institutoannsullivan.org.br/
      O Instituto de Pesquisa Ann Sullivan teve início em 1998, quando a Dra. Maryse Suplino, então recém mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, decidiu colocar em prática na cidade as ideias que havia aplicado em sua dissertação. Ideias que estavam baseadas na metodologia Currículo Funcional Natural criada pela Dra. Judith LeBlanc e desenvolvido no Centro Ann Sullivan do Peru dirigido pela Dra. Liliana Mayo.

      MISSÃO
      Auxiliar no processo de desenvolvimento das pessoas com autismo e demais desordens do desenvolvimento, buscando torná-las independentes e incluídas em seu meio social.


      Excluir
  24. 4 DICAS DE LOCAIS DE ATENDIMENTOS GRATUITO OU A BAIXO CUSTO NO RIO DE JANEIRO PARA PESSOAS EM BUSCA DE DIAGNÓSTICO PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)


    1ª DICA : CAIESP CASTORINA FARIA LIMA EM NOVA IGUAÇU

    Neuropediatra pelo SUS

    Instituição inaugurada recentemente em Nova Iguaçu: o CAIESP CASTORINA FARIA LIMA fica localizado Rua Professora Helena Antipoff, 000, Monte Libano, na cidade de Nova Iguacu– CEP :26015-460. O telefone da escola é (21) 2668-5097 e o e-mail caiesp.ni@gmail.com.

    O CAIESP é uma iniciativa nova em que se tem 2 alas (Escola + Centro Médico) o centro médico tem Neuro, Fisiatra, Fono e outros profissionais para atender pessoas com deficiência. A idéia se espelha numa Clinica-Escola do Autista em Itaboraí, mas o sistema não é igual.


    2ª DICA : As universidades PUC RJ e CELSO LISBOA fazem gratuitamente ou valor simbólico por sessão, na Santa Casa de Misericórdia era cobrado um valor de R$ 70,00 cada sessão.

    3ª DICA : A UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA; Campus Tijuca, também realiza avaliação neuropsicologica. Cada sessão sai a 25 reais.


    4ª DICA : SPA UNIABEU

    Fica no Belford Roxo

    Avaliação neuropsicológica para autismo
    (21) 2104-0468
    http://www.uniabeu.edu.br/spa-servico-de-psicologia-aplicada/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente nestes lugares, pois para o diagnóstico de autismo, costuma-se fazer testes de inteligência e muitas vezes, o diagnóstico de algum transtorno do espectro autista é o diagnóstico diferencial para a superdotação.

      Excluir
  25. Bom dia.
    Meu filho tem 2 anos e já está lendo. Ele não estuda e nós (os pais) não o ensinamos a ler. Desde 1 ano ele reconhece todas as marcas de carro, bancos e etc. Ele começou a ler como um estalo, de repente, como se fosse um salto de desenvolvimento e ao mesmo tempo ele desenvolveu uma gagueira que não tinha antes. Ele sabe todas as cores em português em inglês, números, ama livros e o fato dele estar lendo nos despertou uma preocupação de como fazer pra que ele tenha um desenvolvimento adequado. Fiz algumas pesquisas e a maioria indica uma avaliação a partir dos 5 anos. Será que com 2 anos é muito cedo pra investigar uma superdotação? Somos de Brasília. Alguém tem indicação de bons profissionais por aqui e que atenda convênio?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha participar dos meus grupos no facebook, chamado : Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger (TEA) e Superdotação. A leitura precoce pode indicar tanto altas habilidades / superdotação quanto precocidade, quanto hiperlexia, quanto Síndrome de Asperger ou algum TEA. Por isso é importante investigar junto a um neuropediatra ou psiquiatra infantil e neuropsicólogo.


      Dra. Celi (da Psicoclinica) neuropsicologa: 3225-6571

      Neuropsicóloga Marli Campos (ex-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia aqui em Brasília) e ela me confirmou que além de psicóloga e psicopedagoga, também é neuropsicóloga. Tem bastante experiência com crianças e adolescentes. O telefone de contato dela é: 8140-5577.

      Neuropsicologo : Ricardo Mendes Gomes Pereira : (61) 3554 6191 - (61) 9202-3003
      ricardomgp@gmail.com
      Centro Medico Julio Adnrt - Torre A - sala 309/310
      Asa Sul lote A - SEP Sul 709/909

      Psicóloga Tânia Guimarães (especialista em sd) : 061 99787555


      Neuropediatra :
      Dra Adriana Vieira de Moraes - Neuropediatra - 3345 2544.
      Carlos Alberto Branco Aucelio
      STN, - lt-O s-216/8
      Asa Norte - Brasília, DF
      CEP: 70770-100

      (61) 3340-2724

      Dr. Ellen de Souza Siqueira (neuropediatra)
      61 3346-0407

      Christian Muller (neurologist). Ele atende no Santa Lucia.
      O tel do consultório dele é 3445-6060.
      Psiquiatra Leticia Gentil ;: 61 981999446

      Dra. Berenice Camarano (psiquiatra, também ajuda neste tipo de diagnóstico de dupla E.) cujo contato é 3245-7941, SGAS 91 Ed. Office Center , sala 207, Bloco A.
      Contato do Dr. Aucélio conforme solicitado em 10/12/2.014 : CARLOS NOGUEIRA AUCELIO (CRM 7184)
      SETOR TERMINAL NORTE BL O NR 30 CONS 216 / 218-ASA NORTE. TELEFONE:33476617 ; NEUROFISIOLOGIA CLINICA Hospital Universitário de Brasília
      Av. L2 Norte, s/n (Asa Norte). 70910-900 Brasilia
      (61) 3448-5000
      Dr. Eber Castro Corrêa (33280228)

      Wagner Teixeira - Neurologia: (61) 3201-0412
      http://neurobrasilia.com.br/dr_wagner_teixeira.html



      Excluir
  26. Olá Claudia
    Sou mãe de um menino de três anos e meio. E preciso saber se você pode me indicar lugares em São Paulo que façam essa avaliação de graça para saber se a criança é super dotada.
    A escolinha onde ele estuda já vem me cobrando uma posição, pois com essa idade ele sabe cores primárias e secundárias em inglês e português, conhece todo o alfabeto e suas famílias, já está lendo algumas palavras, sabe os números em inglês, e várias outras coisas.
    Por favor, preciso de ajuda, e fui ver essa avaliação e vi que o preço é bem elevado.
    Sou professora do Estado de São Paulo, meu salário é minúsculo
    Espero seu contato, meu email é
    claudianosci@gmail.com
    DEsde já, agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde ! Tente em alguma destas instiuições abaixo indicadas e venha participar dos meus grupos do Facebook, Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger (TEA) e Superdotação :

      ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO OU A PREÇOS POPULARES – SÃO PAULO

      1) Centro de Psicologia Aplicada UNIP
      Rua Apeninos, 595
      3341-4250
      Plantão toda segunda e terça das 18h às 21h

      2) Atendimento Psicológico Mackenzie
      Rua Piauí, 181 - 1º andar
      3256-6827 ou 3256-6217
      De segunda a sexta, das 8h às 18h

      3) Atendimento Psicológico Paróquia São Luís Gonzaga
      Av. Paulista, 2378
      3231-5954
      Quintas, das 10h às 19h. Oferece atendimentos em até 12 sessões, gratuitas ou a preço simbólico.

      4) Sinpesp
      www.sinpesp.com.br/clinica-ana-joaquina
      Próximo ao metrô Ana Rosa

      5) Clínica de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul – Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP).
      Rua Galvão Bueno, 724
      2297-4442
      Segunda a sexta, das 13h30 às 20h30. Sábados, das 8h30 às 12h30.

      6) Clínica de Psicologia UNIB - Universidade Ibirapuera
      Avenida Interlagos, 1329
      5694-7961
      2ª a 6ª, das 13h às 21h. Sábados, das 8h às 13h.

      7) Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientae
      Rua Ministro Godói, 1484 – Perdizes
      3866-2735
      De 2ª a 6ª feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 12h.

      😎 Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
      Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
      3091-5015
      Atendimento em esquema plantão. De 2ª a 6ª, das 7h às 19h. Sábados das 8h às 13h.

      9) INTEGRA
      Rua Bagé, 19 e Rua Humberto I, 289
      Ambos na Vila Mariana, próximos ao metrô Ana Rosa
      5083-2923
      5084-0878

      10) Centro Paradigma
      Rua Wanderley, 611, Perdizes
      3871-0185
      3672-0194
      Abordagem comportamental

      11) Mental Clean
      Rua dos Crisântemos, 33 – Mirandópolis
      5579-4918
      5579-0007

      12) Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição (CRNutri)
      Avenida Doutor Arnaldo, 715
      3061-7726 (agendamento)
      3061-7721 (administração)
      3061-7942 (CRNutri)
      De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30

      13) Clínica de Psicologia - Uniban Maria Cândida
      Rua Maria Cândida, 1813 - Vila Guilherme
      2967-9035
      2967-9031
      De segunda a sexta, das 7h às 22h

      14) Clínica de Psicologia FMU - Campus Santo Amaro
      Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição
      3040-3400
      3040-3400 ramal 2316
      Segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábados, das 8h às 15h

      15) PAES - Programa de Atendimento e de Estudos de Somatização
      Rua Pedro de Toledo, 214 - Vila Clementino
      5081-3825
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      16) PAN - Programa de Atendimento Neuro-psico-geriátrico
      Rua Borges Lagoa, 570
      5576-4991
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      17) PROATA - Programa de Assistência à Pacientes com Transtornos Alimentares
      Rua Borges Lagoa, 570
      5576-4990
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      18) PROPISC - Programa de Psicoterapia
      Rua Coronel Lisboa, 969
      5904-3961
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      19) Centro de Psicologia Aplicada UNIP - Clínica Tatuapé
      Rua Vitório Ramalho, 154 - Parque São Jorge
      2941-2075 (triagem)
      2908-0415
      Segunda a sexta, das 8h às 22h. Sábados, das 8h às 12h

      20) Clínica de Psicologia Aplicada-Universidade São Judas Tadeu
      Rua Marcial, 45 - Mooca
      6099-1831
      2ª a 6ª feira das 13h às 23h e aos sábados das 7h às 17h

      21) Clínica de Psicologia da Uniban
      Avenida dos Autonomistas, 1325 - Osasco
      3699-9047
      Manhã: 2a, 3a e 5a das 8h às 12h
      Tarde: 2a a 6a, das 16h às 22h

      22) INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP
      Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
      Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
      3091-5015
      2a a 6a, das 7h às 19h. Sábados, das 8h às 13h

      CEP- centro de estudos psicanalíticos
      Clínica psicológica Ana Maria Poppovic- PUC
      Clínica Lacaniana de atendimento e pesquisas
      NEAP
      Universidade de Santo Amaro
      Clínica solidária Gestaltsp
      Centro integrado de saúde

      Excluir
  27. Olá Claudia
    Gostaria de saber onde posso encontrar esse tipo de avaliação para altas habilidades de graça aqui em São Paulo
    Desde já, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Boa Tarde ! Tente em alguma destas instiuições abaixo indicadas e venha participar dos meus grupos do Facebook, Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger (TEA) e Superdotação :

      ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO OU A PREÇOS POPULARES – SÃO PAULO

      1) Centro de Psicologia Aplicada UNIP
      Rua Apeninos, 595
      3341-4250
      Plantão toda segunda e terça das 18h às 21h

      2) Atendimento Psicológico Mackenzie
      Rua Piauí, 181 - 1º andar
      3256-6827 ou 3256-6217
      De segunda a sexta, das 8h às 18h

      3) Atendimento Psicológico Paróquia São Luís Gonzaga
      Av. Paulista, 2378
      3231-5954
      Quintas, das 10h às 19h. Oferece atendimentos em até 12 sessões, gratuitas ou a preço simbólico.

      4) Sinpesp
      www.sinpesp.com.br/clinica-ana-joaquina
      Próximo ao metrô Ana Rosa

      5) Clínica de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul – Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP).
      Rua Galvão Bueno, 724
      2297-4442
      Segunda a sexta, das 13h30 às 20h30. Sábados, das 8h30 às 12h30.

      6) Clínica de Psicologia UNIB - Universidade Ibirapuera
      Avenida Interlagos, 1329
      5694-7961
      2ª a 6ª, das 13h às 21h. Sábados, das 8h às 13h.

      7) Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientae
      Rua Ministro Godói, 1484 – Perdizes
      3866-2735
      De 2ª a 6ª feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 12h.

      😎 Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
      Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
      3091-5015
      Atendimento em esquema plantão. De 2ª a 6ª, das 7h às 19h. Sábados das 8h às 13h.

      9) INTEGRA
      Rua Bagé, 19 e Rua Humberto I, 289
      Ambos na Vila Mariana, próximos ao metrô Ana Rosa
      5083-2923
      5084-0878

      10) Centro Paradigma
      Rua Wanderley, 611, Perdizes
      3871-0185
      3672-0194
      Abordagem comportamental

      11) Mental Clean
      Rua dos Crisântemos, 33 – Mirandópolis
      5579-4918
      5579-0007

      12) Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição (CRNutri)
      Avenida Doutor Arnaldo, 715
      3061-7726 (agendamento)
      3061-7721 (administração)
      3061-7942 (CRNutri)
      De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30

      13) Clínica de Psicologia - Uniban Maria Cândida
      Rua Maria Cândida, 1813 - Vila Guilherme
      2967-9035
      2967-9031
      De segunda a sexta, das 7h às 22h

      14) Clínica de Psicologia FMU - Campus Santo Amaro
      Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição
      3040-3400
      3040-3400 ramal 2316
      Segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábados, das 8h às 15h

      15) PAES - Programa de Atendimento e de Estudos de Somatização
      Rua Pedro de Toledo, 214 - Vila Clementino
      5081-3825
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      16) PAN - Programa de Atendimento Neuro-psico-geriátrico
      Rua Borges Lagoa, 570
      5576-4991
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      17) PROATA - Programa de Assistência à Pacientes com Transtornos Alimentares
      Rua Borges Lagoa, 570
      5576-4990
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      18) PROPISC - Programa de Psicoterapia
      Rua Coronel Lisboa, 969
      5904-3961
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      19) Centro de Psicologia Aplicada UNIP - Clínica Tatuapé
      Rua Vitório Ramalho, 154 - Parque São Jorge
      2941-2075 (triagem)
      2908-0415
      Segunda a sexta, das 8h às 22h. Sábados, das 8h às 12h

      20) Clínica de Psicologia Aplicada-Universidade São Judas Tadeu
      Rua Marcial, 45 - Mooca
      6099-1831
      2ª a 6ª feira das 13h às 23h e aos sábados das 7h às 17h

      21) Clínica de Psicologia da Uniban
      Avenida dos Autonomistas, 1325 - Osasco
      3699-9047
      Manhã: 2a, 3a e 5a das 8h às 12h
      Tarde: 2a a 6a, das 16h às 22h

      22) INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP
      Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
      Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
      3091-5015
      2a a 6a, das 7h às 19h. Sábados, das 8h às 13h

      CEP- centro de estudos psicanalíticos
      Clínica psicológica Ana Maria Poppovic- PUC
      Clínica Lacaniana de atendimento e pesquisas
      NEAP
      Universidade de Santo Amaro
      Clínica solidária Gestaltsp
      Centro integrado de saúde

      Excluir
  28. Boa noite!
    Claudia, vc poderia me indicar um neuropsicólogo no Rio de Janeiro para avaliar minha filha?
    Grata!
    Edilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure a Neuropsicóloga :Karin Verônica (atende em Niteroi e no Jardim Botânico )
      Celular : (21) 987333310 .

      Você estará em ótimas mãos !

      Venha participar do meu grupo no Facebook chamado Mãe de Crianças Superdotadas (https://www.facebook.com/groups/213399982041957/) . O grupo é fechado e só têm acesso ao conteúdo das mensagens, quem fizer parte do grupo. Seus amigos não terão acesso !

      Excluir
  29. Bom dia, tenho uma filha que acredito que possa ser superdotada, moro em São Paulo/SP e não tenho condições de pagar uma avaliação, poderia me indicar um local de avaliação gratuita? Agradeço muito! Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde ! Tente em alguma destas instiuições abaixo indicadas e venha participar dos meus grupos do Facebook, Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger (TEA) e Superdotação :

      ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO OU A PREÇOS POPULARES – SÃO PAULO

      1) Centro de Psicologia Aplicada UNIP
      Rua Apeninos, 595
      3341-4250
      Plantão toda segunda e terça das 18h às 21h

      2) Atendimento Psicológico Mackenzie
      Rua Piauí, 181 - 1º andar
      3256-6827 ou 3256-6217
      De segunda a sexta, das 8h às 18h

      3) Atendimento Psicológico Paróquia São Luís Gonzaga
      Av. Paulista, 2378
      3231-5954
      Quintas, das 10h às 19h. Oferece atendimentos em até 12 sessões, gratuitas ou a preço simbólico.

      4) Sinpesp
      www.sinpesp.com.br/clinica-ana-joaquina
      Próximo ao metrô Ana Rosa

      5) Clínica de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul – Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP).
      Rua Galvão Bueno, 724
      2297-4442
      Segunda a sexta, das 13h30 às 20h30. Sábados, das 8h30 às 12h30.

      6) Clínica de Psicologia UNIB - Universidade Ibirapuera
      Avenida Interlagos, 1329
      5694-7961
      2ª a 6ª, das 13h às 21h. Sábados, das 8h às 13h.

      7) Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientae
      Rua Ministro Godói, 1484 – Perdizes
      3866-2735
      De 2ª a 6ª feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 12h.

      😎 Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
      Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
      3091-5015
      Atendimento em esquema plantão. De 2ª a 6ª, das 7h às 19h. Sábados das 8h às 13h.

      9) INTEGRA
      Rua Bagé, 19 e Rua Humberto I, 289
      Ambos na Vila Mariana, próximos ao metrô Ana Rosa
      5083-2923
      5084-0878

      10) Centro Paradigma
      Rua Wanderley, 611, Perdizes
      3871-0185
      3672-0194
      Abordagem comportamental

      11) Mental Clean
      Rua dos Crisântemos, 33 – Mirandópolis
      5579-4918
      5579-0007

      12) Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição (CRNutri)
      Avenida Doutor Arnaldo, 715
      3061-7726 (agendamento)
      3061-7721 (administração)
      3061-7942 (CRNutri)
      De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30

      13) Clínica de Psicologia - Uniban Maria Cândida
      Rua Maria Cândida, 1813 - Vila Guilherme
      2967-9035
      2967-9031
      De segunda a sexta, das 7h às 22h

      14) Clínica de Psicologia FMU - Campus Santo Amaro
      Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição
      3040-3400
      3040-3400 ramal 2316
      Segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábados, das 8h às 15h

      15) PAES - Programa de Atendimento e de Estudos de Somatização
      Rua Pedro de Toledo, 214 - Vila Clementino
      5081-3825
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      16) PAN - Programa de Atendimento Neuro-psico-geriátrico
      Rua Borges Lagoa, 570
      5576-4991
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      17) PROATA - Programa de Assistência à Pacientes com Transtornos Alimentares
      Rua Borges Lagoa, 570
      5576-4990
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      18) PROPISC - Programa de Psicoterapia
      Rua Coronel Lisboa, 969
      5904-3961
      Segunda à sexta, das 8h às 17h

      19) Centro de Psicologia Aplicada UNIP - Clínica Tatuapé
      Rua Vitório Ramalho, 154 - Parque São Jorge
      2941-2075 (triagem)
      2908-0415
      Segunda a sexta, das 8h às 22h. Sábados, das 8h às 12h

      20) Clínica de Psicologia Aplicada-Universidade São Judas Tadeu
      Rua Marcial, 45 - Mooca
      6099-1831
      2ª a 6ª feira das 13h às 23h e aos sábados das 7h às 17h

      21) Clínica de Psicologia da Uniban
      Avenida dos Autonomistas, 1325 - Osasco
      3699-9047
      Manhã: 2a, 3a e 5a das 8h às 12h
      Tarde: 2a a 6a, das 16h às 22h

      22) INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP
      Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
      Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
      3091-5015
      2a a 6a, das 7h às 19h. Sábados, das 8h às 13h

      CEP- centro de estudos psicanalíticos
      Clínica psicológica Ana Maria Poppovic- PUC
      Clínica Lacaniana de atendimento e pesquisas
      NEAP
      Universidade de Santo Amaro
      Clínica solidária Gestaltsp
      Centro integrado de saúde

      Excluir
  30. Ótimo conteúdo como sempre parabéns. Fala mais na fase adulta. E o lado emocional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ! Venha participar dos meus grupos no Facebook, chamados Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger (TEA) e Superdotação.

      Excluir
  31. Bom dia! Claudia, o meu afilhado tem 05 anos é de SP Zona Norte, teria alguma instituição para avaliação gratuita que possa realizar um acompanhamento do mesmo e sugerir uma escola adequada para altas habilidades?

    ResponderExcluir
  32. ATENDIMENTO PSICOLÓGICO GRATUITO OU A PREÇOS POPULARES – SÃO PAULO

    1) Centro de Psicologia Aplicada UNIP
    Rua Apeninos, 595
    3341-4250
    Plantão toda segunda e terça das 18h às 21h

    2) Atendimento Psicológico Mackenzie
    Rua Piauí, 181 - 1º andar
    3256-6827 ou 3256-6217
    De segunda a sexta, das 8h às 18h

    3) Atendimento Psicológico Paróquia São Luís Gonzaga
    Av. Paulista, 2378
    3231-5954
    Quintas, das 10h às 19h. Oferece atendimentos em até 12 sessões, gratuitas ou a preço simbólico.

    4) Sinpesp
    www.sinpesp.com.br/clinica-ana-joaquina
    Próximo ao metrô Ana Rosa

    5) Clínica de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul – Núcleo de Estudo e Atendimento Psicológico (NEAP).
    Rua Galvão Bueno, 724
    2297-4442
    Segunda a sexta, das 13h30 às 20h30. Sábados, das 8h30 às 12h30.

    6) Clínica de Psicologia UNIB - Universidade Ibirapuera
    Avenida Interlagos, 1329
    5694-7961
    2ª a 6ª, das 13h às 21h. Sábados, das 8h às 13h.

    7) Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientae
    Rua Ministro Godói, 1484 – Perdizes
    3866-2735
    De 2ª a 6ª feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 12h.

    😎 Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
    Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
    3091-5015
    Atendimento em esquema plantão. De 2ª a 6ª, das 7h às 19h. Sábados das 8h às 13h.

    9) INTEGRA
    Rua Bagé, 19 e Rua Humberto I, 289
    Ambos na Vila Mariana, próximos ao metrô Ana Rosa
    5083-2923
    5084-0878

    10) Centro Paradigma
    Rua Wanderley, 611, Perdizes
    3871-0185
    3672-0194
    Abordagem comportamental

    11) Mental Clean
    Rua dos Crisântemos, 33 – Mirandópolis
    5579-4918
    5579-0007

    12) Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição (CRNutri)
    Avenida Doutor Arnaldo, 715
    3061-7726 (agendamento)
    3061-7721 (administração)
    3061-7942 (CRNutri)
    De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30

    13) Clínica de Psicologia - Uniban Maria Cândida
    Rua Maria Cândida, 1813 - Vila Guilherme
    2967-9035
    2967-9031
    De segunda a sexta, das 7h às 22h

    14) Clínica de Psicologia FMU - Campus Santo Amaro
    Avenida Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição
    3040-3400
    3040-3400 ramal 2316
    Segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábados, das 8h às 15h

    15) PAES - Programa de Atendimento e de Estudos de Somatização
    Rua Pedro de Toledo, 214 - Vila Clementino
    5081-3825
    Segunda à sexta, das 8h às 17h

    16) PAN - Programa de Atendimento Neuro-psico-geriátrico
    Rua Borges Lagoa, 570
    5576-4991
    Segunda à sexta, das 8h às 17h

    17) PROATA - Programa de Assistência à Pacientes com Transtornos Alimentares
    Rua Borges Lagoa, 570
    5576-4990
    Segunda à sexta, das 8h às 17h

    18) PROPISC - Programa de Psicoterapia
    Rua Coronel Lisboa, 969
    5904-3961
    Segunda à sexta, das 8h às 17h

    19) Centro de Psicologia Aplicada UNIP - Clínica Tatuapé
    Rua Vitório Ramalho, 154 - Parque São Jorge
    2941-2075 (triagem)
    2908-0415
    Segunda a sexta, das 8h às 22h. Sábados, das 8h às 12h

    20) Clínica de Psicologia Aplicada-Universidade São Judas Tadeu
    Rua Marcial, 45 - Mooca
    6099-1831
    2ª a 6ª feira das 13h às 23h e aos sábados das 7h às 17h

    21) Clínica de Psicologia da Uniban
    Avenida dos Autonomistas, 1325 - Osasco
    3699-9047
    Manhã: 2a, 3a e 5a das 8h às 12h
    Tarde: 2a a 6a, das 16h às 22h

    22) INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP
    Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP)
    Avenida Professor Mello de Morais, 1721 - Bloco D - Butantã
    3091-5015
    2a a 6a, das 7h às 19h. Sábados, das 8h às 13h

    CEP- centro de estudos psicanalíticos
    Clínica psicológica Ana Maria Poppovic- PUC
    Clínica Lacaniana de atendimento e pesquisas
    NEAP
    Universidade de Santo Amaro
    Clínica solidária Gestaltsp
    Centro integrado de saúde

    ResponderExcluir
  33. Moro em Caraguatatuba-SP
    E quero saber se existe idade máxima para os testes de superdotação
    E se existe esses testes em minha cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A idade máxima para realização dos testes é a de 80 anos. Você deve procurar um neuropsicólogo para aplicação dos testes de inteligência. Me diga qual cidade grande fica próxima de Caraguatatuba para eu lhe indicar um profissional perto de ti.

      Excluir
  34. Claudia, eu tenho um filho que hoje está com 3 anos e ele e muito precose principalmente na fala, e na habilidade de se expressar, não tem paciência com erros nem os dele e nem dos outros, mais no geral e calmo e sociável, gosta de brincar mais a falta de paciência deixa ele muito irritadiço, e extremamente questionador. Isso é caso de procurar um profissional? Pode ser uma alto habilidade e se caso eu não pricurar um profissional pode ter algum problema? Eu nunca tinha pensado nessa possibilidade ate ler seu texto. Será que vc pode me ajudar a entender isso. Att Ariane Andrade

    ResponderExcluir
  35. Boa noite!
    Recebi a notícia na creche do meu filho que vc ele pode ser altas habilidades.
    Você teria um profissional para indicar aqui em Florianópolis?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Olá
    Você conhece algum profissional em Curitiba para indicar para fazer o diagnóstico? Meu filho vai completar 5 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procure por neuropsicóloga. Abaixo indico 3 profissionais em Curitiba que são neuropsicólogas e entendem de superdotação:

      Neuropsicologa Denise Jamus
      (41)32232365
      (41)84090415
      Neuropsicóloga Cassia Benko:
      (41)99573299
      (41)30636393
      Karina Paludo
      (41) 995114493 ou 32725462
      karina_paluda@hotmail.com

      Excluir
  37. Boa noite. Tenho uma filha de 3 anos e 8 meses que desde muito cedo demonstrou ser muito diferente das outras crianças da idade dela...quando entrou para o maternal I ja sabia o alfabeto, contar ate 10, cores e formas, tudo em portugues e ingles. Ela aprendeu a falar muito cedo, andar muito cedo. Tudo mto cedo. Atualmente ela ja reconhece silabas, sabe escrever com letra de forma e as vezes nos surpreende lendo algumas palavras. Eu brinco com os amigos que nao tenho uma criança e sim uma anã em casa. Isto porque ela esta sempre antenada tudo. Questiona tudo que é falado pra ela...pergunta tudo...enfim...estava lendo alguns artigos sobre crianças superdotadas e minha filha se enquadra em todas as caracteristicas. Como devo proceder? Como posso ajudá-la? Ela tem alguns problemas para interagir com crianças da mesma idade. Vocês podem me ajudar? Levei em uma psicologa na minha cidade, ela disse que nao pode aplicar testes nela até que ela complete 7 anos. Ela me deu algumas orientaçoes sobre como lidar com a Helena, mas minha filha nao esta se ajustando. Na maioria das vezes a Helena me questiona e até faz observaçoes que fico sem palavras. Vocês podem me ajudar? Obrigada desde ja pela atençao.

    ResponderExcluir
  38. Procure um neuropediatra ou psiquiatra infantil e uma neuropsicóloga. As hipóteses diagnósticas possíveis diante das características relatadas por você podem ser tanto superdotação, quanto hiperlexia quanto TEA (do tipo sindrome de asperger), principalmente, quando você fala que ela tem dificuldade de se relacionar com os pares dela.

    Venha participar do meu grupo do face chamado TEA (Asperger) e Superdotação.

    A partir dos dois anos e meio já é posssível de se realizar uma avaliação neuropsicológica com uso do teste de inteligência do tipo SON R. A informação de que a avaliação só pode ser feita a partir dos 7 anos está defasada. Hoje em dia, já existem testes que podem ser aplicados a partir dos dois anos e meio. Uma vez identificada superdotação (com ou sem ASPEGER) , ela poderá ser acelerada de série.

    É importante que, o quanto antes você identifica a condição ou condições que sua filha apresenta, que ela possa se beneficiar das terapias específicas e das formas de atendimento educacional especializado.

    ResponderExcluir
  39. Oi, Cláudia. Minha filha tem 1 ano e 10 meses e está bastante avançada para a idade. Tem um imenso vocabulário desde 1 ano e 3 meses, sabe cores, formas, conta até 10, conhece todo o alfabeto, fala diversas palavras em inglês e tem uma memória assustadora. Lembra de situacoes e palavras faladas uma vez há 5, 6 meses atrás. Já sabe jogar dominó, soletra palavras, reconhece logos de lojas, bancos etc. No entanto, ela é bastante sociável, mas prefere se relacionar com crianças mais velhas. Gostaria de fazer uma avaliação. Vc tem algum profissional do RJ para indicar? Meu email é rachelrossi24@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuropsicóloga especialista em superdotação e dupla excepcionalidade:

      Karin Veronnica (atende em Niteroi e no Jardim Botânico )
      987333310

      Excluir
  40. Olá, quais profissionais devo procurar para estar avaliando se meu filho é AH/SD?
    Já passei ele por psicologo, psiquiatra, neurolodita e fonodiologa, fiz ate avaliação no CRAS da minha região, o TDAH e outro disturbio neorologico já foram descartados, mas eu tenho muito problema com ele, principalmente em relação a escola ou atividades que o coloco.
    Na escola tem as melhore notas, aprende super rapido, mas o comportamento é horrivel, não copia lição e atrapalha muito a aula.
    Ele é super auto didata, agora esta aprendendo ingles sozinho; aprendeu a ler com 5 anos, (sozinho tbm), e qdo entrou na escola, foi completamente alfabetizado em 3 meses.
    Exelente leitor, le melhor que muito adulto (tive que fazer carteirinha na biblioteca pra suprir a necessidade de leitura dele) e gosta de assistir documentarios (inclusive legendado), é muito bom em matematica, super desenvolto na oratoria, mas não gosta de escrever e a coordenação motora é pessima.
    Eu não sei mais o que fazer, sinto que a escola esta me pressionando a medicar ele, por causa do "transtorno" que ele causa na escola.
    Por pressão da escola, vou começar a "saga" de medico novamente, semana que vem ele tem neuro, mas os relatorios da escola só destacam o comportamento dele, e tenho medo de falar com o medico sobre essa minha suspeita e ele achar que sou só mais uma mãe babando no propio filho...
    Eu estou vendo um ser humano com tanto potencial e sem recursos pra ses explorados e fico despedaçada diante disso, preciso de uma luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suka,

      Você deve procurar um neuropsicólogo, para fazer uma avaliação neuropsicológica com aplicação de testes de QI, para verificar se ele tem superdotação e aplicação de testes neuropsicológicos que avaliem as funçoes executivas, para apurar ou descatar eventual TDAH e que avalie as habilidades sociais e teoria da mente. Hipóteses diagnósticas que justifiquem a recusa e dificuldade em escrever e copiar são o TDAH e o TEA (transtorno do espectro autista). O TEA do tipo Síndrome de Asperger pode co-existir ou se confundir com a superdotação e pode causar problemas comportamentais na pessoa que apresenta. Por isso, procure também um psiquiatra especialista em TEA. Pelo seu relato, me paerece que o seu filho tem dupla excepcionalidade : superdotação e algum trantorno do neurodesenvolvimento. Mas, somente os testes neuropsicológicos poderão confirmar eventual superdotação e eventual transtorno.

      Em se constantando superdotação e ou TEA e ou TDAH, seu filho terá direito a um atendimento educacional especializado, voltado para as habilidades e dificuldades que ele apresenta. Por isso , a importância de um bom diagnóstico !

      Venha participar do meu grupo do face chamado Asperger (TEA) e Superdotação !

      Excluir
  41. Boa tarde
    Meu filho tem 9 anos e começou a ler aos 2 anos o desenvolvimento dele sempre foi muito bom aos cinco anos a escola pediu um laudo da psicóloga para ele sair do primeiro para o segundo ano e depois de seis consultas ele mudou de serie e ama estudar ano passado a escola fez uma seleção para que ele fosse do quarto para o quinto ano ele tirou 8,5 na prova mas quis fazer o quinto ano e eu permiti. É muito difícil conseguir um atendimento público para verificar se ele tem altas habilidades que foi o que a psicóloga sugeriu, porém é necessário fazer os testes específicos. A minha preocupação é de não dar a ele o estímulo necessário. Como fazer para realizar os testes gratuitos? Preciso de orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De qual cidade e Estado você é ? A psicóloga que o atende não faz aplica os testes psicométricos e de QI ? Normalmente, não é permitida a aceleração de série sem laudo de superdotação. Ainda mais duas séries.

      Excluir
    2. Atualmente moro no tocantins, mas quando meu filho fez o teste com a psicóloga morávamos no Ceará e tive condições de pagar. Hoje preciso de um serviço gratuito.

      Excluir
    3. Entre em contato com alguma universidade federal que tenha setor psicologia ou, de preferência, de neuropsicologia.

      Excluir
    4. Procure o NAAHs do Tocantins ou, como.eu disse, alguma universidade federal ou até mesmo particular, que tenha Faculdade de psicologia e ofereça atendimento de avaliação neuropsicólogica. Muitas fazem isso.

      Excluir
  42. Oi Cláudia eu tenho um filho de 8 anos ele é autista moderado,mas ele fala o português perfeito, não escreve nenhuma palavra errada, faz maquetes, quando a professora pergunta algo na sala ele não Olha para ela mas responde além do foi perguntado, ele desenha com perfeicao e a professora diz que apesar das limitacoes dele ele ainda,se sobre sai além dos colegas, sera que isso pode ser indicio a altas habilidades, ele já sabe todos os planetas do sistema solar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas habilidades e hiperfocos são comuns dentre as pessoas que apresentam TEA. Ele pode ter altas habilidades para desenhar, mas isto não se confunde com superdotação intelectual. Para saber se ele tem superdotação intelectual, ele teria que fazer uma Avaliação neuropsicologica com teste de QI. Já existem testes não verbais de inteligência para serem aplicados para autistas não verbais.

      Excluir
  43. Por favor, indicação de teste neuropsicologica em São Paulo, zona oeste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darlene Godoy de Oliveira : Ela atende em dois locais. Na Alameda Santos 211, conjunto 307 (Próximo da Av. Paulista e Estação de Metrô Brigadeiro).


      Celular : 995868753


      Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento.

      Excluir
  44. Boa noite, Dra. Claudia! Poderia nos indicar locais de confiança na região de Campinas, onde possamos fazer os testes eacompanhamento sobre altas habilidades de nosso filho. Ele já fez o Wisk e precisamos prosseguir com os testes complementares.
    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira e mais recomendada indicação é este: Sylvie Moschetta Marques Dos Santos
      Neuropsicóloga na empresa Neuroactive
      Estudou Mestrado na instituição de ensinoFaculdade de Medicina da USP
      Anterior: Universidade de São Paulo - USP eUniversidade de São Paulo
      Mora em Campinas
      https://www.facebook.com/sylvie.moschetta
      . (19) 3294-9692


      A clínica se chama Braincare, em Campinas/SP.


      Erlaine Chaves Machado Vieira
      Valinhos
      Psicologa e neuropsicologa
      19 4117-0134
      19 98177-9394
      Email: Erlaine.psi@gmail.com


      A psicóloga Priscila Zaia, aluna de doutorado em psicologia na PUC: priscilazaia@gmail.com ou pelo telefone: (19) 9 8255-9161.
      Marina 99191-1141

      Excluir
  45. Olá sou de Juiz de Fora Minas gerais
    Meu filho tem 4 anos
    Aprendeu ler sozinho assim como fazer contas de adição e subtração. Tem um vocabulário vasto em inglês e espanhol sem frequentar cursos. Mas apresenta problemas na escola por causa da rotina e por liderar facilmente os colegas. Ele termina muito rápido as atividades e não aceita ficar sem fazer nada. Alguma indicação de profissionais na minha cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psicóloga Renata (Clínica da Saúde Plasc) telefone: 3257-7510


      Dra Diliege Bhiglth Silva, neurologista, telefone 32 3215-5433,

      Excluir
  46. Olá Dra Claudia.
    O caso aqui é um pouco diferente. Minha filha já tem 21 anos e somente agora é que as altas habilidades dela foram cogitadas pelo psicologo. ele está fazendo testes, mas ele não tem formação em neuropsicologia.
    Ela está com muita dificuldade em descobrir do que realmente gosta pra fazer uma faculdade, já que é muito boa em tudo que faz.
    Estou em Brasilia e gostaria de saber se tem alguma indicação aqui de neuropsicologo para uma avaliação mais completa.
    obrigada

    ResponderExcluir
  47. Cláudia,tem algum profissional conhecido em belo horizonte que faça diagnóstico em crianças ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neuropsicologa Licia Falci Ibrahim
      telefone: 3484-3214 (de BH)
      endereço do consultorio: Rua Jarbas Vidal gomes, n 30, sala 1002, cidade nova (BH/MG)


      Gilcelene Marques (neuropsicóloga)
      Telefone é 031 991441384/ whatsapp 31 987764911.


      Neuropsicóloga : Dra. Annelise Júlio-Costa: 31992320718
      Formação
      * Psicóloga - UFMG
      * Farmacêutica - Universidade São José do Rosário Vellano
      * Mestre e Doutora em Neurociências - UFMG
      Atuação
      * Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp)
      * Membro da diretoria de MG da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI)
      * Membro do conselho científico da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA)
      * Professora em Cursos de Pós-Graduação


      https://www.neuropsicoterapiabh.com/annelise


      Dra Mariana: 98714-9403


      Neuropsicologa Elza Elena Rios Fernandes
      elenriosff@gmail.com
      31 - 988992999


      Conceição 99793-5854 .Fica no bairro Padre Eustáquio. Boa sorte!

      DRA. ANNELISE

      Excluir
  48. Possui alguma indicação de profissionais na cidade de Porto Alegre, RS?

    ResponderExcluir




  49. Neuropsicologa:


    Heloisa Kaefer


    Consultório: 51 3233-1594

    ResponderExcluir
  50. Claudia Hakim, Você tem alguma recomendação de profissional que avalie altas habilidades em Brasília?

    ResponderExcluir
  51. Cláudia,tem algum profissional conhecido em Brasília que faça diagnóstico em crianças ?

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Dra. Celi Fernandes de Carvalho (da Psicoclinica) neuropsicologa: 3225-6571.

      Excluir
  52. Gostaria de solicitar indicação em Curitiba.
    Sou nova na cidade.
    Ouvi falar na Caminnare em Santa felicidade.
    A escola tem percebido altas habilidades no meu filho de 14 anos.
    E gostaria de estimular.
    Ele anda muito desinteressado e com baixa auto estima.

    ResponderExcluir
  53. Avaliação para superdotação sempre procure fazer com uma neuropsicóloga .

    Em Curitiba indico as seguintes profissionais :

    Neuropsicologa Denise Jamus


    (41)32232365


    (41)84090415


    Neuropsicóloga Cassia Benko:


    (41)99573299


    (41)30636393


    Neuropsicóloga Raquel Dea Chin Fen 41998588098 atende a baixo custo

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde! Claudia, Moro em Suzano e tenho um filho de 4 anos ele Apresenta vocabulário rebuscado para uma criança, usa corretamente os tempos verbais e plural, sabe o alfabeto desde os 3, conhece cores e as misturas que resultam em cores primarias, secundarias e terciárias, conta até 50, inventa histórias com progressão temática, questiona demais, sabe o significado de pára-quedista por exemplo sem nunca termos mencionado, na escola a professora perguntou se em casa ele havia sido apresentado a uma partitura, pois na escola leu sem problemas. Ao ouvir música clássica chora pois diz que ficou emocionado .. Muito irritadiço. Adora sistema solar, aviões, Ets, dinossauros e esportes radicais, ama experiências... Assiste vídeos em inglês e espanhol e já formula frases nestes idiomas, e conhece cores e números até dez o que me espanta , se puder indicar algo, moro na região do Alto Tietê (Poá, Suzano e Mogi das Cruzes) grata.

    ResponderExcluir
  55. Oi boa tarde, tenho um filho de 4 anos que apresenta vocabulário rebuscado para uma criança, usa corretamente os tempos verbais e plural, sabe o alfabeto desde os 3, conhece cores e as misturas que resultam em cores primarias, secundarias e terciárias, conta até 50, inventa histórias com progressão temática, questiona demais, sabe o significado de pára-quedista por exemplo sem nunca termos mencionado, na escola a professora perguntou se em casa ele havia sido apresentado a uma partitura, pois na escola leu sem problemas. Ao ouvir música clássica chora pois diz que ficou emocionado .. Muito irritadiço. Adora sistema solar, aviões, Ets, dinossauros e esportes radicais, ama experiências... Assiste vídeos em inglês e espanhol e já formula frases nestes idiomas, e conhece cores e números até dez o que me espanta , se puder indicar algo, moro na região do Alto Tietê (Poá, Suzano e Mogi das Cruzes) grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure por avaliação com neuropediatra para possível síndrome de Asperger:

      Em Suzano : Neuropediatra Mogi das cruzes


      A Dra. Juliane Elias atende na Rua Laurinda Cardoso de Melo Freire, 60, Vila Oliveira, Mogi das Cruzes - SP. Telefone (11) 4762-1476. Atende somente consultas particulares. Consulta bem longa, com retorno incluído no preço.

      E Dr. Leonardo Maranhão
      Clínica Assis
      https://www.clinicamedicaassis.com.br/


      SP:

      Rua Marselhesa, 75 - Vila Mariana - Zona Sul
      Tel.: (11) 5082-2214
      (11) 5082-2769 (11) 5081- 4463
      CEP: 04020-060
      E-mail: centromedicoleandro@hotmail.com
      Mogi das Cruzes

      Rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, 551 - Centro
      Tel.: (11) 4798-4114 (11) 4726-3697
      CEP: 08710-570
      E-mail: centromedicoleandro@hotmail.com

      Excluir
  56. Boa tarde Cláudia,
    Meu filho tem 2 anos e 5 meses e a professora da escola disse que a curva de aprendizagem dele está acima da dos coleguinhas o que faz com que ele fique impaciente para aguardar que os demais completem as tarefas (brincadeiras direcionadas). Ele fica ansioso e tenta participar de todas as rodas de atividades ao mesmo tempo. Sempre teve muita energia e fico sempre com a pulga atrás da orelha para TDAH. Ultimamente temos notado, tanto em casa quanto na escola, uma agitação acima do normal.
    Meu filho se relaciona super bem com as demais crianças e até brincamos que "ele está em todas".
    Ele começou a falar no tempo considerado certo. Cognitivamente e o desenvolvimento motor também. Notamos apenas que ele aprende muito rapidamente qualquer coisa, tem memória muito acima do normal para a idade dele, se sensibiliza desde antes de 2 anos com o ambiente externo e algumas situações como principalmente se algum colega ou pessoa próxima se machuca ou está triste.
    Estou bem perdida e gostaria de saber se já é indicado nessa idade (2 anos e 5 meses) procurar ajuda especializada para tentar verificar algum transtorno (TEA ou TDAH) ou superdotação. Também gostaria de indicação de especialistas que eu poderia procurar. Moro em Barueri (Grande São Paulo), mas não é problema ir para São Paulo para consulta (a pediatra dele fica em Higienópolis, por exemplo).
    Venho de uma família de 4 irmãos. Somente o mais velho teve diagnóstico de superdotação. Minha mãe procurou ajuda, pois achava que ele tinha algum "problema". Era muito ativo e muito "chato". Na época, mais de 35 anos atrás, foi aplicado o teste de QI. Ele teve acompanhamento específico e não houve nenhum problema emocional. Destacou-se, além das habilidades intelectuais, habilidades físicas muito grandes. Eu e os outros irmãos acredito que também tenhamos algum grau de superdotação. No entanto, não tivemos diagnóstico como o mais velho. Eu e minha irmã mais nova tivemos depressão e eu tenho TOC de perfeccionismo. Meu maior medo é que meu filho também passe por esses problemas e por isso, gostaria de me orientar melhor em como lidar, tanto caso ele tenha superdotação quanto caso ele tenha TEA ou TDAH.
    Confesso que, ao contrário de muitas mães, ao ouvir a observação da professora sobre as habilidades dele serem "acima da média", fiquei bastante receosa e preocupada com tudo o que isso implicaria ao invés de fica super orgulhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Alphaville : Veridiana Neiva Barrionuevo
      41938016
      41936436
      38718102
      974223028


      Praça das Dracenas, 98, Barueri, centro comercial de Alphaville

      Se puder vir a SP para traze-lo numa avaliação neuropsicologica indico minha parceira do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade,

      Indico como neuropsicologa a Dra. Patricia Rzezak


      +5511982630303
      34958588
      patriciarzezak@gmail.com
      Av. Faria Lima 1572, Cj. 613
      Mestre e Doutora pela USP
      Neuropsicóloga do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade

      Psiquiatra : Dr. Geilson Santana Lima
      Fone : (11) 994773472
      Av. Paulista, 2073 - Conjunto Nacional: Horsa I, conj. 610.
      Psiquiatra : Dr. Francisco Assumpção
      Rua dos Otonis 697
      Vila Clementino São Paulo, SP
      Fone : 11 55792762
      Psiquiatra: Dra. Debora Muszkat
      Fone : 55719908
      Atenda na Vila Mariana
      Psiquiatra : Dra. Leticia Amorim (atende em pinheiros)
      CRM 106274
      Fone : (11) 5547 2240
      ✆(11) 30815050
      R. Capote Valente, 439. 64 – Pinheiros
      São Paulo – São Paulo
      Psiquiatra : Dra. Rosa Morais Magaly C. De Morais
      Fone : 30622769 ou 30635521 ou 941883088. Sempre após as 14h.
      Telefone 3063-5521 só atende após as 14hs
      Rua João Moura 661 4 andar cj43 - Pinheiros. Fone: 11 30622769 ou 11 30635521 ou 11 941883088.

      Excluir
  57. Bom dia Dra. Claudia,

    Muito obrigada por suas indicações. Você acha que é muito cedo para leva-lo para avaliação ou com 2 anos e 5 meses já é possível constatar TEA, TDAH, Dupla Excepcionalidade ou Altas Habilidades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando na possibilidade de TEA, o quanto antes for acompanhado por neuropediatra ou psiquiatra infantil, melhor!Até para orientação das intervenções necessárias!

      Já para o TDAH, ainda é cedo para o diagnóstico , mas tb já podem ser iniciadas as intervenções.

      Em relação à eventual superdotação, a partir dos dois anos e meio é possível ter uma boa noção se a criança pode ou não ser superdotada , através do teste não verbal de inteligência chamado SON R. O ideal é que nova avaliação neuropsicologica seja realizada, a partir dos 6 anos, com o uso do teste de inteligência, que é mais completo, chamado Wisc IV, que mede mais habilidades do que o SON R.

      Excluir
  58. Oi, boa tarde, tenho uma filha de 2 anos de idade, ela conhece todas cores e português e inglês,começou a contar com um ano de idade,impaciente, quer ser independente em tudo! Começou a cantar com um ano de idade, desde dos 7,8 meses que gosta de números, fala perfeitamente e muito!!! Muita facilidade de memorizar as coisas. O que você me diz !?

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Saiba que nem todo comportamento de precocidade representa superdotação. A Superdotação pode co-existir com outras condições e por isso, caso os comportamentos sejam prejudiciais ao desenvolvimento dele e forem intensos, na idade que o seu filho está, o recomendável é procurar um neuropediatra para observar o desenvolvimento dele, considerando a possibilidade dele ser superdotado ou de apresentar outras questões. Existe ainda um tipo de TEA do tipo Asperger, que é uma síndrome que muito se confunde com a superdotação, porque a criança maioria das crianças com TEA do tipo Asperger aprendem a ler muito cedo, têm um vocabulário rebuscado, interesses inusitados, são muito inteligentes e muitas são superdotadas mesmo, têm memória exelente e assombrosa, alfabetização muito precoce (hiperlexia ), e apresentam grande foco por interesses restritos e específicos (hiperfoco), porém são muito agitados, apresentam comportamentos hiperativo, tem muita dificuldade em seguir regras e ligar com a frustração, fazendo muita birra quando são contrariados e muita dificuldade em se socializar ou se relacionar. Preferem crianças mais velhas e apresentam tb comportamentos estereotipados. Por isso, antes de pensar somente em superdotação como forma de se justificar os comportamentos que estejam prejudicando o desenvolvimento do seu filho, saiba que existem outras possibilidades para justificar isso, inclusive o tipo de escola que lhe está sendo oferecido, se o ambiente ao redor dele não está agitado, etc. Vale à pena uma consulta por um neuropediatra para acompanhar o desenvolvimento estejam e lhe dar a orientação se já há necessidade de uma avaliação neuropsicologica, para apurar não somente a existência de altas habilidades, mas tb considerar ou excluir outras hipóteses diagnósticas.


      Existe um testes de QI que pode ser aplicados nas crianças, a partir dos 2 anos e meio, que se chama SON R e quem aplica é o neuropsicólogo.

      Excluir
  59. Boa tarde, Claudia.
    Tenho um filho de 6 anos e gostaria de fazer uma avaliação sobre altas habilidades nele. Você me indica alguns profissionais aqui no RJ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure a Neuropsicóloga :Karin Verônica (atende em Niteroi e no Jardim Botânico )
      Celular : (21) 987333310 .
      Você estará em ótimas mãos !

      Venha participar do meu grupo no Facebook chamado Mãe de Crianças Superdotadas por Claudia Hakim (https://www.facebook.com/groups/213399982041957/) . O grupo é fechado e só têm acesso ao conteúdo das mensagens, quem fizer parte do grupo. Seus amigos não terão acesso !

      Excluir
  60. Bom dia Claudia!
    Tenho um filho de dois anos e dois meses. Em menos de dois anos de idade já falava todo o alfabeto (aprendeu todo o alfabeto em um único dia); conhece e fala as formas: retângulo, qudrado, círculo, pentágono, hexágono, trapézio; reconhece; aprendeu alguns símbolos matemáticos como: raiz, infinito, ângulo em gráfico, gráfico; sabe identificar sentidos: horizontal, vertical, sentido horário e anti horário; sabe os sinais de pontuação; quando perguntado. Na geografia, sabe quando perguntado, quem é o prefeito de sua cidade, Estado onde mora, quem é o Presidente da República, qual a Capital do país. Está bem desenvolvido na comunicação. Tem Uma memória fantástica de memória e aprendizagem rápida. Ele consegue contar até 100, quando comigo. Ele já está fazendo leituras, por meio do reconhecimento de palavras que ele já conhece, já está quase lendo. Gostaria que se fosse possível a Dra, me orientasse a cerca de como proceder com o meu filho.

    ResponderExcluir
  61. Bom dia Claudia!
    Tenho um filho de dois anos e dois meses. Em menos de dois anos de idade já falava todo o alfabeto (aprendeu todo o alfabeto em um único dia); conhece e fala as formas: retângulo, qudrado, círculo, pentágono, hexágono, trapézio; reconhece; aprendeu alguns símbolos matemáticos como: raiz, infinito, ângulo em gráfico, gráfico; sabe identificar sentidos: horizontal, vertical, sentido horário e anti horário; sabe os sinais de pontuação; quando perguntado. Na geografia, sabe quando perguntado, quem é o prefeito de sua cidade, Estado onde mora, quem é o Presidente da República, qual a Capital do país. Está bem desenvolvido na comunicação. Tem Uma memória fantástica de memória e aprendizagem rápida. Ele consegue contar até 100, quando comigo. Ele já está fazendo leituras, por meio do reconhecimento de palavras que ele já conhece, já está quase lendo. Gostaria que se fosse possível a Dra, me orientasse a cerca de como proceder com o meu filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que procure um neuropediatra que conheça bem sobre TEA para descartar esta hipótese diagnóstica, pois muitas crianças que apresentam este tipo de interesse e precocidade apresentam TEA e quanto antes for identificado o TEA, melhor será para a criança. Se ele não tiver TEA melhor. Se tiver, ele pode também ter superdotação com ou sem o TEA.

      Para saber se ele tem superdotação e TEA tb ele pode fazer uma avaliação neuropsicológica, a partir dos dois anos e meio, mas os testes de QI mais confiáveis para se apurar a superdotação são aplicados somente a partir dos 06 anos. Mas, se a criança precisar de intervenção na escola, atendimento educacional especializado por apresentar indicativos de superdotação, ela também pode ter, a partir de um laudo que confirme a superdotação dele.

      Note, estamos falando de 02 coisas diferentes : TEA e superdotação. Que pode ou não co-existir. Os interesses que o seu filho apresentam são mais comuns em crianças que possuem TEA do que Superdotação, mas não é uma regra geral. E é bem comum uma criança que apresente um tipo de TEA, que se chama Síndrome de Asperger ter tb superdotação. Então, sugiro que você investigue estas duas condições e ambas têm direito a uma atendimento educacional especializado.

      Me diga de qual estado e cidade você é para eu lhe indicar profissionais que possam avaliar o seu filho.

      E venha participar dos meus grupos do face : Mãe de Crianças Superdotadas por Claudia Hakim e TEA (Asperger) e Superdotação por Claudia Hakim

      Excluir
  62. Cláudia. Boa noite. Poderia me ajudar? Meu filho recebeu diagnóstico de altas habilidades,mas não fiquei segura com esse diagnostico. Poderia me indicar especialista em Minas Gerais para realizar os testes? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilcelene Marques (neuropsicóloga)
      Telefone é 031 991441384/ whatsapp 31 987764911.


      Neuropsicóloga : Dra. Annelise Júlio-Costa: 31992320718
      Formação
      * Psicóloga - UFMG
      * Farmacêutica - Universidade São José do Rosário Vellano
      * Mestre e Doutora em Neurociências - UFMG
      Atuação
      Neuropsicologa Licia Falci Ibrahim
      telefone: 3484-3214 (de BH)
      endereço do consultorio: Rua Jarbas Vidal gomes, n 30, sala 1002, cidade nova (BH/MG)


      Dra Mariana: 98714-9403


      Neuropsicologa Elza Elena Rios Fernandes
      elenriosff@gmail.com
      31 - 988992999


      Conceição 99793-5854 .Fica no bairro Padre Eustáquio.

      Mariana Cotta neuropsicológa 31 8714-9403


      Danielle S. Costa, ela é PHD, atendia na clínica NEWRO (http://newrociencia.com.br/),
      Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/0108895429411114


      Uberlândia:


      Clínica multidisciplinar espaço desenvolvendo SER
      Neuropsicologa


      Tatiane Santana Prado Ferraresi:
      3492354608

      Excluir
  63. Cláudia, boa noite! Sou de Curitiba e gostaria de saber se você tem alguma indicação de profissional que atue com público adulto, para está avaliação. As neuropsicologia que você citou acima trabalham somente com crianças? Agradeço, desde já! Abraço, Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que elas tb trabalhem com adultos;


      Em Curitiba , Neuropsicólogos
      Neuropsicologa Denise Jamus


      (41)32232365


      (41)84090415


      Neuropsicóloga Cassia

      Em Curitiba , Neuropsicólogos
      Neuropsicologa Denise Jamus


      (41)32232365


      (41)84090415


      Neuropsicóloga Cassia Benko:


      (41)99573299


      (41)30636393


      Toledo :


      Sandra Cristina Boufleur


      ARAPONGAS

      Excluir
  64. Acho que trabalham com adultos tb.


    Em Curitiba , Neuropsicólogos
    Neuropsicologa Denise Jamus


    (41)32232365


    (41)84090415


    Neuropsicóloga Cassia Benko:


    (41)99573299


    (41)30636393

    ResponderExcluir
  65. Boa noite,
    minha filha acaba de receber uma indicação para avaliação neuropisicológica, por suspeita de superdotação ou altas habilidades.
    Ela vai fazer 2 anos no final do mês, ela falou sua primeira palavra com apenas 3 meses, papai, tenho video dela falando, depois disso não parou mais, ela conta historias, segue mais de um comando de uma vez, sabe todas as cores, partes do corpo, imita o som dos animais, mexe no celular e joga joguinhos de memoria, cores e formas, escolhe suas próprias roupas e quer se vestir sozinha, faz caras e bocas como uma atriz, vc fal pra ela sorrir, ficar triste ou com raiva e ela faz as expreções...
    mas pelo que eu li esse teste só é realizado em crianças acima de 6 anos. Ele pode ser realizado tbm em crianças da idade dela (ela faz 2 anos esse mes)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Existem testes de inteligência, que podem ser aplicados a partir dos dois anos e meio, chamado SON R. É um teste não verbal de inteligência. Não é o teste mais confiável para superdotação, mas já dá para a família ter um bom norteador sobre o potencial cognitivo da criança e, se precisar, contar com atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades / superdotação. Dentre estes direitos, a depender das características da criança, estão a aceleração de série e o enriquecimento curricular.

      Me diga de qual cidade você é que eu vejo se conheço alguma neurospsicóloga para lhe indicar. a Sugestão é que estes testes sejam feitos por um neuropsicólogo.

      Venha participar do meu grupo do facebook, chamado "Mãe de Crianças Superdotadas por Claudia Hakim"

      Excluir
    2. Então ela ainda não pode fazer o teste, ela tem 1 ano e 11 meses, completa 2 anos essa semana, mas ela já fala bem.
      Eu sou do Rio de janeiro.

      Excluir
    3. Melhor você aguardar a fazer dois anos e meio. Até mesmo com esta idade os testes não são tão eficazes, mas já dá para você ter uma boa base. Se sua filha apresentar problemas comportamentais, ai, você deve procurar um neuropediatra. Senão, espere ela fazer dois anos e meio e procure ai no RJ, a Neuropsicóloga especialista em superdotação e dupla excepcionalidade:

      Karin Veronnica (atende em Niteroi e no Jardim Botânico )
      987333310


      Venha participar do meu grupo do face chamado
      "Mãe de Crianças Superdotadas" : https://www.facebook.com/groups/213399982041957/

      Excluir
  66. Boa noite ! Tem indicação de profissional que faça avaliação no Rio de Janeiro para Altas Habilidades.

    ResponderExcluir
  67. Neuropsicóloga especialista em superdotação e dupla excepcionalidade:

    Karin Veronnica (atende em Niteroi e no Jardim Botânico )
    987333310


    Venha participar do meu grupo do face chamado
    "Mãe de Crianças Superdotadas" : https://www.facebook.com/groups/213399982041957/

    ResponderExcluir
  68. Olá! Eu tenho um filho que hoje tem 17 anos. Desde o jardim da infância se destacava na escola por estar mais adiantado que as crianças . Ele aprendeu a ler sozinho com 4 anos. Acho que sempre neguei a possibilidade dele ter altas habilidades. Também a escola, não deu incentivo para que procurasse saber se ele é ou não. É possível fazer o teste para altas habilidades nessa faixa etária que ele se encontra? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Procure uma neuropsicóloga em sua cidade. O teste a ser aplicado deverá ser o WAIS e se possível também o RAVEN. Se quiser indicação de neuropsicóloga em sua cidade, me escreva : claudiahakim@uol.com.br, dizendo de onde você é.

      Excluir
  69. Oi Claudia! Tudo bem? Que bom que achei essa página! Meu filho acabou de completar 4 anos agora em agosto. Mas já desde cedo, uns 2 anos, sabia o alfabeto, números, cores, formas. Aos 3, já reconhece as letras cursivas, minúsculas, maiúsculas, lê as sílabas e já consegue ler palavras quando perguntado. Tem facilidade com números e letras. Sua grande paixão é por canos e construção. Faz conexão todos os dias, montando cidade, tubulações, estações de tratamento de água. É mega curioso, pergunta tudo, presta atenção ao que os outros falam. Tem interesse em informações complexas. Se interessou esse mês por dínamo, placas solares, postes de energia, prédios. Tem Memoria impressionante!! Lembra de coisas de quando era muito novinho mesmo. Pega rápido o que ensina ele (na primeira vez q falam com ele, ele já consegue fazer/aprender). Gosta de música, mas nada específico! Na verdade, ele muitas vezes observa os instrumentos que tocam na música. Entrou na escolinha agora, aos 3 anos e meio. Ele demorou bastante tempo pra se adaptar (foram 3 anos e meia em casa só com os pais, sem muito contato com crianças da idade em razão da pandemia.) Na escola gosta dos amigos e faz o que é pedido pela educadora. Mas não vejo muito estímulo com as atividades propostas, apesar q a professora diz q ele faz tudo o q é proposto. É uma escola simples, tipo creche. Segue bem rotinas. Vc acha que é necessário buscar uma avaliação ou deve ser apenas uma precocidade, tendo em vista que ficou muito tempo aos cuidados dos pais integral?

    ResponderExcluir
  70. Oi Claudia! Tudo bem? Que bom que achei essa página! Meu filho acabou de completar 4 anos agora em agosto. Mas já desde cedo, uns 2 anos, sabia o alfabeto, números, cores, formas. Aos 3, já reconhece as letras cursivas, minúsculas, maiúsculas, lê as sílabas e já consegue ler palavras quando perguntado. Tem facilidade com números e letras. Sua grande paixão é por canos e construção. Faz conexão todos os dias, montando cidade, tubulações, estações de tratamento de água. É mega curioso, pergunta tudo, presta atenção ao que os outros falam. Tem interesse em informações complexas. Se interessou esse mês por dínamo, placas solares, postes de energia, prédios. Tem Memoria impressionante!! Lembra de coisas de quando era muito novinho mesmo. Pega rápido o que ensina ele (na primeira vez q falam com ele, ele já consegue fazer/aprender). Gosta de música, mas nada específico! Na verdade, ele muitas vezes observa os instrumentos que tocam na música. Entrou na escolinha agora, aos 3 anos e meio. Ele demorou bastante tempo pra se adaptar (foram 3 anos e meia em casa só com os pais, sem muito contato com crianças da idade em razão da pandemia.) Na escola gosta dos amigos e faz o que é pedido pela educadora. Mas não vejo muito estímulo com as atividades propostas, apesar q a professora diz q ele faz tudo o q é proposto. É uma escola simples, tipo creche. Segue bem rotinas. Vc acha que é necessário buscar uma avaliação ou deve ser apenas uma precocidade, tendo em vista que ficou muito tempo aos cuidados dos pais integral?

    ResponderExcluir
  71. Sim. Acho que você deve buscar uma avaliação neuropsicologica para apurar se ele tem superdotação ou a a síndrome de Asperger e a depender dos resultados, solicitar o atendimento educacional especializado e cogitar a possibilidade dele ser acelerado de série.

    ResponderExcluir
  72. Olá Claudia! Minha filha de 12 anos precisa de uma avaliação. Extremamente madura e inteligente (já disseram que ela é fora de seu tempo), começou a apresentar crises de ansiedade. Poderia me indicar profissionais em SP - se possível na região do Tatuapé ou Anália Franco? Pode ser particular ou atendido por convênio. Muito agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Thais Peleias (neuropsicologa). Atende no Tatuapé (gosto muito dela)
      (11)995966816

      Dra. Marjorie Ruiz
      998103801

      Paula Approbato. Ela é neuropsicológa com doutorado pela Psiquiatria da USP. Atende no Tatuapé e na região da Paulista. Este é o celular direto dela: +5511991878973

      Excluir
  73. Oi Claudia! Tudo bem? Não sei se consegue me ajudar, mas meu filho tem bastante característica de superdotação/asperger. Vamos fazer uma avaliação com ele com os profissionais de Brasilia que você indicou aqui. Mas gostaria da sua ajuda em algo especial. Vc conhece alguma escola/rede de escola em Brasília que está preparada pra receber alunos assim? Gostaria muito de fazer uma boa escolha pra ele pois uma boa escola pode ajudar muito no processo de descoberta e de lidar com as características da criança. Agradeço se puder ajudar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se há dúvidas se seu fiho tem TEA e ou Superdotação, é importante, antes de definir a escola, saber exatamente o que ele tem, pois muitas destas escolas podem saber lidar com crianças com altas habilidades, mas não com TEA ou com a dupla excecpionalidade. Muitas vezes, o profissional que fará esta avaliação contigo costuma ter dicas e indicações de escolas com o perfil do paciente. Mas, sugiro que aguarde o resultado da avaliação para pensar em escola.

      De toda forma, as indicações de escolas que tenho em Brasíia, que me foram fornecidas pelos membros dos meus dois grupos do Face3book, que lhe convido a participar : Mães de Crianças Superdotadas por Claudia Hakim e Asperger (TEA) e Superdotação por Claudia Hakim, seguem abaixo. Sugiro participar do grupo e perguntar para os membros, falando qual é o exato diagnóstico ou identificação do seu filho, sobre dicas de escolas. Nos meus grupos temos membros de todas as cidades e Capitais do país e de outros países também:
      INDICAÇÕES DE ESCOLA EM BRASÍLIA:

      Católica, militar, Alub Guará, Cresça, BIS, Esola Britânica, Escola Francesa.

      O Maristinha desenvolve o Projeto Potencializando Habilidades (PPH), focado em alunos com superdotação/altas habilidades ou alta performance. “Nós temos um ensino personalizado. Assim como recebemos crianças de inclusão, víamos a necessidade de potencializar as crianças com habilidades especiais”, afirma a coordenadora psicopedagógica do colégio, Roberta Guedes.


      No contra turno das aulas são oferecidas oficinas de astronomia, high-tech, artes cênicas e plásticas, cinema, música e grafite, além de atividades de iniciação científica. Todas elas são voltadas apenas para esse grupo de alunos que têm laudo atestando a superdotação ou com alta performance acadêmica, nesse caso, indicados pelos professores.

      O colégio CCI que fica na Samambaia, não está dentro do hall dos tops do DF, mas tem sido de excelente atenção com as necessidades educacionais especiaia. Eles não sabem muita coisa mas são abertos ao que levo de informações.

      Aí em Brasília, você pode, também, contar com a sala de recursos, que irá trabalhar no contra turno da escola de seu filho, com atividades entre crianças superdotadas. Tem uma seção, no meu grupo do face, na parte de ARQUIVOS do meu grupo, com os membros do Distrito Federal, em que também comentam sobre escolas, dentre outras propostas voltadas para as crianças superdotadas em Brasília.

      Entre em contato com a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO DISTRITO FEDERAL: no Fone (61) 39013241, para de informar sobre salas de recursos e escolas para lidar com seu filho.

      Sala de recursos do Sobradinho: CEF 08 e tem uma pagina do “Altas Habilidades Sobradinho” no Facebook .

      Informações sobre a sala de recursos de GUARÁ : Guará 3901-3709 (CEE), Wirginia Servino e Eliane Vitoria.

      Sala de recursos SD/AH desde o ano passado. Na 411 Asa Norte.

      Atenciosamente,

      Claudia Hakim

      Excluir
    2. Claudia, vc sempre atenciosa. Muito obrigada mesmo!! Não sabe o quanto me ajudou!! : )

      Excluir
  74. Boa tarde,
    Gostaria de indicação para realização dos testes aqui na minha cidade, moro em Itajaí/SC e meus filhos tem 3 anos e 4 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ITAJAI – SC
      Neuropsicóloga
      Luciane Kaiser Pinotti
      (47) 9 96583585
      Avenida Marcos Kondek 1313, sl. 307, Centro.

      Excluir
  75. Olá, tenho um filho que faz 6 anos essa semana, ele aprendeu muito cedo a fazer contas, é muito curioso, já multiplica, e soma números grandes desmembrando eles, já sabe ler, aprendeu em poucos estímulos que consegui dar na pandemia, é muito amoroso e sociável. Super competitivo, ótimo em esportes, aprende tudo muito rápido.
    está indo para primeiro ano mas sempre fala das atividades serem muito fáceis na escola, amigos contam com palitos as somas e ele já faz tudo de cabeça. Não sei se deveria estimular ou acompanhar ele separadamente, não tem problemas sociais, alegre e sorridente sempre. Não sei se deveria estimular ou se teria alguma coisa a fazer para aproveitar esses talentos dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que ele faça uma avaliação neuropsicologica que lhe indicará os encaminhamentos necessários, a depender do resultado.

      Venha participar do meu grupo do face chamado Mãe de Crianças Superdotadas por Claudia Hakim e ali você pode colocar todas as suas dúvidas e pedir indicação de neuropsicólogo par a a realização de uma avaliação neuropsicólogica.

      Se quiser indicação de avaliação neuropsicologica, pode mandar mensagem por aqui também.

      Se seu filho tiver QI acima de 120 até 129 será considerado como aluno com altas habilidades e se tiver acima de 130 pontos, ele será superdotado. Os dois têm direito a serem acelerados de série, se tiverem maturidade comprovada pela neuropsicólogica ou pela escola e forem alunos de alto desempenho.

      A escola também poderá oferecer curricula, PEI ou frequência em sala de recursos aonde houver.

      Se desejar me contratar para maiores orientações, para análise do laudo ou para fazer o processo de aceleração de série dele , se for o caso, me escreva: claudiahakim@uol.com.br.

      Atendo somente mediante agendamento de consulta.

      Excluir
  76. Olá! gostaria de indicação de neuropsicologo especialista al Altas Habilidades, em Guarulhos ou nas proximidades como São Paulo e também psicologo especialista am AH/SD. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Guarulhos me indicaram, no meu grupo, esta profissional que eu não conheço: Lília Alves Maria
      Neuropsicóloga
      (11)98636-5983
      (11)2408-3803.

      Em São Paulo, indico a melhor neuropsicóloga que conheço, que é a a Dra. Patricia Rzezak, que é uma das sócias do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade:
      Patricia Rzezak
      +5511982630303
      34958588
      E-mail : patriciarzezak@gmail.com

      Endereço: Av. Faria Lima 1572, Cj. 613

      Mestre, Doutora e Pós Doutora e Pós Doutora na área de Psiquiatria pela USP
      Neuropsicóloga e Sócia do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade.

      Venha participar dos meus grupos do Facebook: - Mães de Crianças Superdotadas por Claudia Hakim: https://m.facebook.com/groups/maedecriancassuperdotadas/permalink/4614551595260085/

      - Superdotação e Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim: https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=shar

      Excluir
    2. Em São Paulo, indico a psicóloga especialista em Superdotação e minha Sócia no Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade :
      Marina Halpern Chalom

      Especialista em Superdotação e mestre em psicologia clínica. Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade:

      Celular : 981812737

      Consultório: 26911598

      mhchalom@gmail.com

      Rua paulistania 242 cj 22

      Excluir