Extraído do site : http://denilde.webnode.com.br/news/altas-habilidades-crian%C3%A7a-super-dotada/

Breve
abordagem buscando esclarecer e desmistificar
Autora: Denilde das Dores Miranda
A criança de Altas Habilidades pode passar pela escola
apresentando características de alunos que possuem algum desvio de
comportamento e até mesmo de aprendizagem. Há também aquele que por não
sobressair aos demais, não é identificada permanecendo durante toda sua
trajetória escolar como um aluno inteligente comum. Nem sempre é fácil
identificar criança de Altas Habilidades. Ainda, reconhecer em que área do
conhecimento humano é seu talento; se possui Altas Habilidades em mais de uma
área; e a criança que encaixa no perfil de Altas Habilidades abrangente:
aprendizagem bastante acima da média em todas as disciplinas; e Altas
Habilidades abrangente com áreas de maior superdotação, ainda, e quais são
essas áreas.
Existem crianças que chegam à educação Infantil e
mesmo no primeiro ano do Ensino Fundamental que se confundem com criança de
Altas Habilidades. São crianças inteligentes e oriundas de famílias
equilibradas que as estimulam bastante, por isso desenvolvem com sucesso suas
estruturas neuro-cerebrais. O desafio que se coloca então é identificar a
criança com Altas Habilidades dentre essas crianças. As vivências diárias
vão facilitando a identificação, pouco a pouco, daquele aluno que é de fato de
Altas Habilidades. Ele é mais habilidoso na solução de situações problemáticas.
Sua resposta diante do novo e dos desafios é bem mais criativa e original. Há
permanência em sua conduta das características que comprovam a Alta Habilidade.
A criança de Altas Habilidades geralmente aprende ler
sozinha por volta dos três anos de idade. Antes dessa idade já possui bom
conhecimento de letras, algarismos e símbolos. Lê com proficiência e usa a
leitura para resolver seus problemas.
A criança de Altas Habilidades possui muita energia
física e mental. É alegre, ágil, desloca com destreza, tem bastante fôlego para
brincar e estudar. Tem satisfação com os desafios, exercita-se até concluir com
êxito uma pesquisa, estudo, diálogo ou outros que satisfaça seu intelecto. É
persistente e não se dá por vencida diante dos obstáculos.
É curiosa, faz perguntas inusitadas, aproveita bem as
oportunidades de aprender algo novo, interessa-se pelas questões dos adultos.
É naturalmente atenta, centrada, encontrando-se apta a
aprender a todo o momento.
Possui capacidade de percepção e compreensão da
realidade elevada. Sabe se inserir no contexto, dizer com exatidão o que a
incomoda, sugerir, desviar-se do assunto e inferir modificando o contexto,
sempre que possível.
Bastante vivaz, fala com fluência e gesticula com
naturalidade combinando bem o que fala com os gestos. Neste ínterim, é
comunicadora nata.
A oralidade é marcada por um amplo repertório
vocabular em que as palavras são colocadas no seu discurso com muita adequação.
Faz leitura dos sentimentos e emoções alheias, das
personagens das histórias que lê e que assiste em vídeo. Possui grande
sensibilidade.
Acredita em sua capacidade, sabe que realizará algo
especial, possui motivação interna. É entusiasta.
Simpática, contagiante, exerce uma grande liderança,
naturalmente. É sociável, tem a palavra certa para pessoas que conhece em
qualquer circunstância ou lugar.
Colocações, constatações e opiniões originais, sui
generis.
Capacidade e criatividade para resolver problemas.
Conduta pessoal produtiva.
Sabe criar situações humorísticas, bem como gargalhar
diante de um fato hilariante, ainda que implícito.
Outra peculiaridade da criança de Altas Habilidades é
o insight (flash mental que esclarece imediatamente).
As características abaixo, conforme citado acima,
facilita a identificação da criança de Altas Habilidades.
·
Energia física e mental;
·
Curiosidade;
·
Expressividade de fala e de gestos;
·
Riqueza vocabular;
·
Atenção;
· Insight;
·
Humor refinado;
·
Postura criativa;
·
Persistência;
·
Liderança;
·
Sociabilidade;
·
Habilidade física;
·
Originalidade;
·
Capacidade de solução de problemas;
·
Entusiasmo;
· Sensibilidade;
·
Percepção e compreensão da realidade.
Mas nem todas as crianças de Altas Habilidades
apresentam todas essas características e da mesma forma. Podem variar de
intensidade e modificar de acordo com a educação que recebe e a influência do
ambiente.
Para o aluno de Altas Habilidades o que ensina na
escola pode estar sendo repetitivo e dista da praticidade no que concerne a
vida. Além da impressionante rapidez de aprendizagem, a criança de Altas
Habilidades normalmente possui grande vigor físico e mental. A sala de aula
pode ser um difícil limite tridimensional para seu crescimento sempre em
acelerada expansão.
Existe criança de Altas Habilidades, que não carece de
nenhuma intervenção psicológica e nem médica, salvo nos casos rotineiros como é
recomendado a todas as crianças ou quando adoece. É até desconcertante para
pais da uma criança de Altas Habilidades a recomendação, até dos próprios
familiares e de pessoas do círculo de amizade, para procurar ajuda
psicológica médica - a psiquiatria infantil -
para ajuda-los na diferente tarefa de educar seus pequenos. E, ainda, a
escola, instituição apta a testar a criança através das atividades cotidianas e
das avaliações, espera pelo laudo médico para então agir. Não obstante a sua
grande facilidade de aprendizagem são pessoas normais. O que elas precisam é de
constante apoio familiar e de escola.
Assim como a maioria das pessoas, nem sempre a criança
de Altas Habilidades tem sua atenção voltada num Hiper Foco. A criança de Altas
Habilidades abrangente não se prende desnecessariamente a assunto ou objeto
algum. O que acontece à mesma e com frequência é o trabalho por tema.
Sendo autodidata, ela seleciona o que é importante dentre uma gama de
informações das variadas fontes acessível e exaure tal tema. É habilidosa em
seus estudos autônomos e o faz como se estivesse seguindo passo a passo um bem
elaborado projeto. Para isso, se preciso for, passa dias conversando, lendo e
pesquisando o assunto. Porém, não deixa de fazer, brincar e conversar sobre
outras coisas enquanto dura seu interesse pelo objeto de seu conhecimento.
Esgotado o assunto, ela busca outro com naturalidade e assim, dia após dia
aprende simultaneamente vários assuntos relacionados.
Sempre que identificar a criança de Altas Habilidades,
ela deve receber atenção pedagógica especial, que contemple sua(s) área(s) de
interesse, para que possa desenvolver suas habilidades no tempo em que sua
natureza exige. A escola deve intervir na aprendizagem da criança
potencializando ainda mais seu talento. Tornando sua trajetória escolar
atrativa e mesmo surpreendente. Nada de deixa-la aprendendo sozinha já que é
autodidata. Sua iniciativa de tomar providências em relação à sua aprendizagem
deve ser respeitada, o que não justifica a falta de intervenção pedagógica
especial.
As demandas dos alunos pela assistência do (a)
professor (a) na sala de aula são muitas e a criança que aprende sozinha se
torna, cada vez mais, gestora de seus estudos. Mas, a criança de Altas
Habilidades precisa de orientação pedagógica que a instrumentalize ainda mais
para melhor uso de seu tempo, recursos e energia na aplicação de sua técnica de
aprendizagem, não ficando solta em relação ao que fazer para adquirir esse ou
aquele conhecimento. Sem acompanhamento pedagógico, ainda assim, ela aprenderá.
O papel da escola é, na maioria das vezes, evitar-lhe esforço desnecessário. O
conhecimento já acumulado pela humanidade é o referencial determinante à
criança de Altas Habilidades e a escola, instituição detentora e difusora desse
saber, através de métodos e técnicas, tem que ajustar sua prática facilitando à
criança para que a mesma possa se auto superar.
Desde cedo, mas principalmente na adolescência, a
pessoa de Altas Habilidades precisa de orientação em relação ao fato de que
todas as pessoas que alcançaram sucesso o conseguiram com persistência. E mesmo
a quem tem mente privilegiada, a realização do seu projeto pessoal está
relacionada a duas vertentes básicas a todos: escolha e estudo. A escolha da
área que mais lhe interessa e o estudo com sua típica persistência é que o
conduzirá a um futuro promissor.
O sistema de educação pública precisa se organizar
para o atendimento ao aluno (a) de Altas Habilidades. Há uma defasagem
histórica do país para com esses cidadãos. O compromisso do governo e de cada
escola com o (a) aluno (a) de Altas Habilidades é muito sério porque a evolução
científica, tecnológica e filosófica alcançada pela humanidade até o momento
foi, e continua sendo, graças às pessoas superdotadas.
Que criança de Altas Habilidades é de família de
classe média e alta. Isso não é verdade. Nessas famílias, a criança pose é ser
mais estimulada. Em todas as classes e etnias existem, crianças altamente
talentosas. O que ocorre é que elas não são identificadas.
Que criança de Altas Habilidades aprende rápido devido
ao Hiper Foco. Ela pode ser altamente focada na área de seu talento, mas tem
interesse normal pelas outras.
Que criança de Super Dotada terá sucesso
na vida independente de estímulos ambientais e da escola. Como foi descrito em
parágrafo anterior, todos precisamos de apoio, norte e perseverança para a
construção de estruturas sólidas de vida.
Que a criança é portadora de alguma síndrome, sendo a
mais difundida e que não compromete as funções intelectuais, o espectro de
autismo (Asperger).
Que criança de Altas Habilidades possui Transtorno de
Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. Neste caso, há o risco da medicação
química para acalmar e promover a atenção aos estudos. Devido a sua grande sensibilidade,
a droga pode provocar desajuste em seu sistema nervoso cerebral trazendo
delicados transtornos nos seus sonhos (pesadelos) e na sua percepção da
realidade imediata (alucinações).
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