Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Exemplo de péssima prestação de serviços por parte do NAAH´s do RJ à uma mãe do meu Grupo do Facebook

Quando o atendimento é bom, eu venho aqui e elogio. Também divulgo o bom trabalho, seja de um profissional, seja de algum Naah´s ou de sala de recurso de atendimento de alunos com altas habilidades/ superdotação. Porém, não vou deixar passar batido quando me deparo com um péssimo exemplo (um não, vários como vocês, leitores, poderão ver abaixo !) de atendimento de um órgão público, como o do NAAH´S do RJ, que recebe verba do governo, justamente para atender e dar suporte aos pais de crianças com indicativos de superdotação. 
  
Pois vejam, que a mãe que aparece na troca de e-mails abaixo, entrou em contato com o Naah´s do RJ, antes de chegar ao meu grupo. Ela queria saber aonde poderia fazer avaliação neuropsicológica, que fora solicitada pelo neuropediatra que atendeu o filho dela. A resposta do NAAH´S não foi só fora vaga, como fora, também, seca.

Verdadeiro descaso com a mãe e a criança em questão. Verdadeiro descaso com o dinheiro público. Nosso dinheiro ! 

Vergonhoso ! 

Isto vai totalmente contra o que diz no site do NAAH´s do RJ (http://naahsrj.blogspot.com.br/) abaixo copiado :
  
“ Criado em 10 de em novembro de 2006 pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC, Resolução SEE nº 3397 (DO de 16/11/06), em parceria com o MEC para cumprimento das Políticas Públicas para a Inclusão Pedagógica do Aluno com Altas Habilidades / Superdotação, o NAAH/S é Centro de Referência no atendimento às Altas Habilidades / Superdotação, integrando a estrutura básica da Secretaria de Estado de Educação.

Em 21 de maio de 2008, através da Resolução SEE nº 3968 (DO de 11/06/08) o Estado normatiza o atendimento educacional aos Alunos com indicadores de Altas Habilidades / Superdotação na Rede e garante que a identificação é Pedagógica - realizada pelos profissionais da Escola.

O NAAH/S-RJ realiza a Formação Continuada para Profissionais da Educação da Rede em regime de itinerância por todo o Estado em parceria com os NAPES - Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado - que são 30 distribuídos pelas 15 Regionais do Estado do Rio.

Os Alunos da Rede identificados pelos Profissionais das Escolas são encaminhados para atividades de Suplementação nas Salas de Recursos, onde são acompanhados para verificação e confirmação de seus Talentos em Atividades de Enriquecimento Curricular.

Desde a sua criação o Estado vem ampliando consideravelmente os percentuais do Censo, pois em 2006 eram apenas seis Alunos identificados e em 2012 foram identificados 357 Alunos. Este percentual ainda não corresponde aos referencias da Organização Mundial de Saúde - OMS que cita de 3% a 5% de Alunos e o dos Especialistas que falam no percentual de 15% a 20% da Educação Básica. A diferença entre estes percentuais está relacionada ao fato da OMS privilegiar os Talentos Acadêmicos e os Especialistas contemplam todas as áreas da Inteligência.

O NAAH/S-RJ realiza encontros mensais em sua sede para Orientação e Trocas com Pais & Responsáveis de Alunos com AH/S de todas as Redes de Ensino. Além das orientações realizadas eletronicamente. Realizamos orientações para Universitários. Parcerias são realizadas para o desenvolvimento de Atividades para as Altas Habilidades / Superdotação na Rede Estadual.”         

Espero que o NAAH´s reveja a sua postura e atendimento, ou então, é melhor que as nossas verbas públicas sejam destinadas a outros órgãos que irão, com certeza, fazer melhor uso do nosso dinheiro e tratar com respeito aqueles que lhes procuram, pedindo orientação..



















Um comentário:

  1. Isso é vergonhoso e desrespeitador para quem só pediu ajuda a um órgão que funciona para isso. É assim, a luta de quem precisa de um um atendimento. Uma mãe aflita, buscando uma ajuda para poder lidar com a situação do filho. Respostas evasivas, não esclarecedoras foi o que dispuseram a oferecer. Que chegue até os responsáveis para uma rea-avaliação do péssimo trabalho que estão oferecendo. Andrea Agnes. Pedagoga. Mestre em Educação. Mãe de uma criança especial - Asperger. Solidariedade acima de tudo.

    ResponderExcluir