Extraído do site : http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/5266/3823
Vieira, Nara Joyce Wellausen,Simon Karolina Waechter,
2.012, Diferenças e semelhanças na dupla necessidade educacional especial:
altas habilidades/superdotação x Síndrome de Asperger Rev. Educ. Espec., Santa
Maria, v. 25, n. 43, p. 319-332, maio/ago. 2012 319
Começaremos
articulando a respeito das características semelhantes relacionadas com a
cognição. Entre estas se destacam as características relativas à memória, onde ambas as necessidades
educacionais especiais se destacam por apresentarem uma excelente memória. Característica
esta que também foi apontado pelos autores Neihart (2000) e Widyorini (2000) como uma
similaridade.
Como já foi
mencionado, o vocabulário sofisticado esta presente em muitos sujeitos com
Altas Habilidades/ Superdotação, principalmente naqueles identificados na área
da linguística e também pode ser uma característica dos sujeitos com Síndrome
de Asperger, pois muitos sujeitos apresentam um discurso com um vocabulário
sofisticado. Gallagher
e Gallagher (2002) também indicam esta semelhança a respeito do
desenvolvimento linguístico, segundo eles o desenvolvimento linguístico pode ser médio ou acima da média.
Conforme Widyorini
(2000), as pessoas com Síndrome
de Asperger e Altas Habilidades/ Superdotação também podem apresentar precocidade na fala e leitura e tendem a
usar linguagem sofisticada e formal. Benito (2009) também
se refere ao vocabulário amplo e
sofisticado como uma característica compartilhada entre estes sujeitos, mas
salienta que diferentemente das Altas Habilidades/ Superdotação, os sujeitos
com Síndrome de Asperger não compreendem os significados dessas palavras.
Além dessas
características podemos citar semelhanças no desenvolvimento irregular destes sujeitos.
Neihart
(2000) também menciona como uma
característica semelhante o desenvolvimento irregular, particularmente quando o
desenvolvimento cognitivo é comparado ao desenvolvimento social e afetivo em
uma tenra idade. Neihart (2000) também
cita o interesse restrito em determinadas áreas como uma semelhança entre os
sujeitos com Altas Habilidades/ Superdotação e sujeitos com a Síndrome de
Asperger. Segundo esta autora, ambos possuem interesse por um tópico específico
e em adquirir uma grande quantidade de informações factuais sobre o mesmo.
Sobre a
semelhança do desenvolvimento extraordinário em determinadas áreas, Neihart (2000) também traz como uma similaridade entre estes
sujeitos: tanto os sujeitos com Altas Habilidades/ Superdotação, como os com a Síndrome
de Asperger apresentam um desenvolvimento superior em determinadas áreas de
interesses destes sujeitos.
Gallagher e Gallagher (2002) também
trazem a questão referente ao desenvolvimento cognitivo que pode ser médio ou
acima da média em ambos os sujeitos deste estudo.
Outra
característica, que já mencionamos anteriormente, que é muito significativa é a
questão do quociente intelectual (QI), que em ambos os casos pode variar até
muito superior. E a última semelhança relacionada à cognição refere-se a
fluência e precocidade verbal, que está presente tanto nas Altas Habilidades/
Superdotação como nas Síndrome de Aspeger. Observando as semelhanças relacionadas
à categoria da cognição é possível perceber que são muitos os indicadores nessa
área do desenvolvimento evidenciando assim a existência da dupla necessidade
especial. Como não foi possível observar nenhuma semelhanças nas outras
categorias, concluímos que os indicadores que mais aproximam essas duas
necessidades educacionais especiais estão relacionadas às características
referentes a cognição deste sujeitos. (Vieira,
Nara Joyce Wellausen,Simon Karolina Waechter, 2.012, Diferenças e semelhanças
na dupla necessidade educacional especial: altas habilidades/superdotação x
Síndrome de Asperger Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 25, n. 43, p. 319-332,
maio/ago. 2012 319 Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/5266/3823
, em 02/02/2.015)
É possível
apontar que existem muitas evidências que distanciam estas duas necessidades
educacionais (superdotação e Asperger)
especiais. Mas não desconsideramos que possa existir a dupla necessidade
especial entre estas duas necessidades educacionais especiais, pois ainda
existem poucos estudos que verificam teoricamente as diferenças e semelhanças
destes sujeitos e menos ainda aqueles que investigam estas semelhanças e distinções
nos próprios sujeitos. (Vieira, Nara
Joyce Wellausen ,Simon Karolina Waechter, 2.012, Diferenças e semelhanças na
dupla necessidade educacional especial: altas habilidades/superdotação x
Síndrome de Asperger Rev. Educ. Espec., Santa Maria, v. 25, n. 43, p. 319-332,
maio/ago. 2012 319 Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/5266/3823
, em 02/02/2.015)
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