Extraído do site : http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/view/5266/3823
No que refere as características diferentes dos sujeitos com Altas
Habilidades/ Superdotação e os com Síndrome de Asperger iniciaremos expondo
sobre a categoria alusiva à cognição. Os sujeitos com Altas Habilidades/
Superdotação apresentam características que não são observadas em sujeitos que
apresentam somente a Síndrome de Asperger. Tais características, que já foram
citadas, consistem no alto grau de
curiosidade, a atenção concentrada, o interesse por problemas filosóficos,
morais, políticos e sociais e a originalidade para resolver problemas, situação
em que os sujeitos com Altas Habilidades/ Superdotação demonstram sua
criatividade. Em nosso entendimento esta é a principal característica
que diferencia os sujeitos com Altas Habilidades/ Superdotação dos com Síndrome
de Asperger. E de acordo com a concepção teórica utilizada neste estudo,
Renzulli (2004) menciona que as Altas Habilidades/ Superdotação precisam ter
três fatores básicos para ser identificada, no qual um destes fatores é a criatividade.
Em relação à criatividade nenhum dos
autores utilizados nesta pesquisa faz alguma discussão sobre sua presença em
sujeitos com Síndrome de Asperger. Diante disso ficam algumas indagações a
respeito: O sujeito com Síndrome de Asperger pode ser considerado criativo, já
que a manutenção da rotina é uma característica importante nesta síndrome?
Considerando este apego à rotina, como aparece a criatividade em
sujeitos com a Síndrome de Asperger?
Entre
estas características do Asperger estão: a carência de perceber e o
desinteresse nas tendências e modas populares, a dificuldade em se colocar no lugar do outro, a rigidez de pensamento,
a dificuldade em discernir ficção da realidade, seletividade exagerada a informações ou estímulos, a dificuldade
para discernir a ficção da realidade e a dificuldade em perceber o perigo.
Em nossa
percepção, é na categoria sobre a
interação social que estão as principais
diferenças entre as duas necessidades educacionais especiais, pois os sujeitos com
Altas Habilidades/ Superdotação não apresentam o comprometimento grave e
persistente da interação social que
os sujeitos com a Síndrome de Asperger mostram.
Observa-se
nestes últimos uma carência de habilidade para fazer amizades e falta de
interesse em fazer amigos, situação que não se observa nas altas
habilidades/superdotação, principalmente se for do tipo líder.
Indivíduos
com a Síndrome de Asperger apresentam dificuldade para iniciar ou manter
conversas, dificuldade para discernir se um assunto é adequado ou não, falta de
linguagem corporal adequada, incapacidade de “ler” a linguagem corporal e as
expressões faciais e dificuldade em interpretar informação multimodal.
Nesta
mesma categoria foram verificadas também características que aparecem somente
nos indivíduos com Síndrome de Asperger,
sobre a fonética da linguagem destes
sujeitos, entre esta características estão a pronuncia de maneira precisa,
exagerada e pedante, algumas vezes pode haver mudança da pronúncia de
palavras, dificuldade em diferenças e variedade dos sons
da linguagem e seguem as regras de linguagem radicalmente.
Neihart (2000) também cita essa diferença entre a
linguagem desses, segundo ela os sujeitos com Asperger têm um discurso
tipicamente pedante e os com Altas Habilidades/
Superdotação apresentam um discurso
normal ou podem apresentar uma linguagem
de um sujeito mais velho.
Na
categoria sobre os comportamentos
também verificamos distinções entre estes sujeitos. Os sujeitos com Altas Habilidades/ Superdotação são independentes, autônomos, perfeccionistas,
persistentes, apresentam vulnerabilidade a críticas dos outros, tédio em
relação às atividades curriculares regulares e tendência a questionar regras.
E os
sujeitos com Síndrome de Asperger apresentam comportamentos como interesses ou comportamentos restritos ou
estereotipados, incluindo uma única área de interesse intenso, movimento
repetitivo da mão, sensibilidade sensorial, repetição compulsiva (NEIHART,
2000). Segundo esta autora, às estereotipias presentes no sujeito com
Síndrome de Asperger não são apresentadas por sujeitos com somente Altas
Habilidades/ Superdotação. Este é um diferencial muito importante entre os
sujeitos desta pesquisa, pois esta característica esta presente somente em
sujeitos com apresentam algum tipo de Transtorno Global do Desenvolvimento.
Síndrome
de Asperger a violação do espaço pessoal, contato visual mínimo, intenso ou
pouco natural, expressão ou respostas
afetivas inadequadas. Neihart (2000) também
descreveu a respeito das diferenças da expressão afetiva, em que nos sujeitos
com Asperger tendem a se apresentar como autômatos até certo ponto. E
apresentam respostas diferentes do esperado, como risadas ou ataques de fúria
ou ansiedade inapropriadamenteE os com Altas Habilidades/ Superdotação,
geralmente, não apresentam dificuldades afetivas.
Os
sujeitos com a Síndrome de Asperger apresentam comportamentos de passividade,
agressividade, impulsividade, não sabem esperar sua vez na alternância de
turnos das conversas (NEIHART, 2000).
Os
sujeitos com a Síndrome de Asperger apresentam comportamentos de passividade,
agressividade, impulsividade, não sabem esperar sua vez na alternância de
turnos das conversas (NEIHART, 2000).
Segundo a autora, os sujeitos com Síndrome de Asperger apresentam
comportamentos extravagantes, dificuldade em ter consciência de seus
comportamentos excêntricos, estranhos. São também ultra (hiper) ou pouco (hipo)
sensível e demonstram apego a rotinas. Neihart (2000) traz a questão da rotina, conforme ela os indivíduos com Síndrome de Asperger apresentam mais dificuldade em
lidar com as mudanças e recusam-se a cooperar com as tarefas de aprendizado
comum da escola e podem entrar em pânico e se tornarem agressivos em
decorrências disto. E os com Altas Habilidades/ Superdotação expressam
desprazeres e podem resistir passivamente à mudança de rotinas.
Segundo Benito (2009), a Síndrome de Asperger e as Altas Habilidades/
Superdotação possuem características que se combinam e outras que se chocam de
uma maneira complexa. O número de
indivíduos com Altas Habilidades/ Superdotação que apresentam isolamento social é reduzido, mas este isolamento poder aumentar junto com a
Síndrome de Asperger. Podendo até as
características de Síndrome de Aspeger anularem as Altas Habilidades/
Superdotação.
Além
disso, conforme Benito
(2009), as características das
Altas Habilidades/ Superdotação podem aparecer diferentes quando combinadas com
a Síndrome de Asperger.
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