Confira, aqui, neste link : http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/09/1518683-beneficio-da-tecnologia-em-escolas-depende-de-uso-pedagogico.shtml
De repente,
você se depara com uma engenhoca voadora, simpáticos robozinhos e crianças
controlando computadores. Parece um filme de ficção científica, mas é o futuro
colégio do seu filho.
A escola de
hoje pouco se parece com a que você frequentou. Iniciativas que visam aproximar
os alunos das últimas novidades, como cursos de robótica e oficinas de
programação e de jogos digitais, viraram rotina.
A Folha entrou em contato com colégios de São
Paulo para saber como os novos recursos tecnológicos estão sendo usados no
ensino. Muitos já oferecem os diferentes tipos de "aulas
tecnológicas".
Vinícius, 8, que estuda no Monte Virgem, na zona leste
Em Barueri (Grande São Paulo), todos os alunos dos
ensinos fundamental 2 e médio da Escola Internacional de Alphaville levam o
próprio tablet -utilizado em diferentes disciplinas- para a aula.
No colégio Bandeirantes, localizado na Vila Mariana
(zona sul da capital), os alunos trabalham com uma impressora 3D, que reproduz
pequenos objetos em uma resina plástica, e participam de oficina em que
manuseiam e programam um drone, pequeno dispositivo voador, com uma câmera
acoplada.
No colégio Santa Maria, na zona sul, estudantes do
quarto ano estão começando a mexer com programação.
Com o auxílio dos simpáticos "Angry Birds",
as crianças aprendem os conceitos e dão ordens diretamente ao
"cérebro" do computador.
"A ideia não é que a criança fique digitando
códigos, mas ter o foco na lógica e no pensamento sistemático", diz Muriel
Rubens, coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação do colégio.
Para a consultora Andrea Ramal, doutora em educação
pela PUC-Rio, essas práticas ajudam a "desenvolver a noção de lógica, de
acerto e erro, e de pesquisa e construção do conhecimento".
Mas "modernidade" não implica
necessariamente qualidade de ensino.
Segundo Valdemar Setzer, professor de computação
aposentado da USP, há escolas que priorizam a tecnologia e não desenvolvem
habilidades sociais e artísticas, fundamentais para a formação do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário