Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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domingo, 1 de junho de 2014

Aprenda um pouco sobre a DISCALCULIA, que é um distúrbio na matemática e em fazer cálculos e que dá direito à uma educação especial

Vocês sabiam que a dificuldade em matemática e cálculo tem um nome ? Sim ! Chama-se discalculia. E o aluno que tem discalculia tem direito à educação especial. Provas especializadas, com mais tempo, entre outras formas de se abordar este transtorno de aprendizagem.




discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.

Crianças portadoras de discalculia são incapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entre outros.

Ladislav Kosc descreveu seis tipos de discalculia: a discalculia léxica, discalculia verbal, discalculia gráfica, discalculia operacional, discalculia practognóstica e discalculia ideognóstica.

  • Discalculia léxica: dificuldade na leitura de símbolos matemáticos;
  • Discalculia verbal: dificuldades em nomear quantidades matemáticas, números, termos e símbolos;
  • Discalculia gráfica: dificuldade na escrita de símbolos matemáticos;
  • Discalculia operacional: dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos;
  • Discalculia practognóstica: dificuldade na enumeração, manipulação e comparação de objetos reais ou em imagens;
  • Discalculia ideognóstica: dificuldades nas operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos.

Para que o professor consiga detectar a discalculia em seu aluno é imprescindível que ele esteja atento à trajetória da aprendizagem desse aluno, principalmente quando ele apresentar símbolos matemáticos malformados, demonstrar incapacidade de operar com quantidades numéricas, não reconhecer os sinais das operações, apresentar dificuldades na leitura de números e não conseguir localizar espacialmente a multiplicação e a divisão. Caso o transtorno não seja reconhecido a tempo, pode comprometer o desenvolvimento escolar da criança, que com medo de enfrentar novas experiências de aprendizagem adota comportamentos inadequados, tornando-se agressiva, apática ou desinteressada.


O psicopedagogo é o profissional indicado no tratamento da discalculia, que é feito em parceria com a escola onde a criança estuda. Geralmente os professores desenvolvem atividades específicas com esse aluno, sem isolá-lo do restante da turma.



Clique aqui e assista ao programa sobre este tema, na primeira entrevistada, que é uma professora de matemática, que fala sobre a discalculia : 

http://tvbrasil.ebc.com.br/semcensura/episodio/quem-tem-medo-de-matematica

3 comentários:

  1. eu sempre tive dificuldade de interpretar problemas matemáticos, isso pode ser discalculia?

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    Respostas
    1. Sim e pode ser outra condição também. Procure uma neuropsicóloga e um neuropediatra para fazerem o diagnóstico em conjunto.

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  2. Penso ser um assunto de grande importância e acrescento que o atendimento (avaliação diagnóstica, intervenção terapêutica e pedagógica) para alguém que tenha discalculia ou qualquer outro transtorno de aprendizagem deve ser realizado por equipe interdisciplinar com fonoaudiólogo, psicopedagogo, neuropsicólogo e médico neuropediatra.

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