A pessoa afetada pela
Síndrome de Asperger está em nosso mundo, porém vivendo em sua estrita forma de
ser. Entre as diferenças fundamentais estão, por parte da Síndrome de Asperger e
o Transtorno do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento sem Asperger estão o QI
total normal ou superior, o QI Verbal mais alto, sem atraso na fala e no uso do
pronome “Eu”, fala preciosa e até “erudita”, dá a impressão de ser um “adulto
no corpo de uma criança” e/ou de superdotação
intelectual, interesses extracurriculares específicos e
transitórios, performance escolar desarmônica, pais com quadro similar, busca
para diagnóstico com psiquiatra a partir dos 6 anos.
Os superdotados intelectualmente, sem
TEA (Transtorno do Espectro do Autismo),
não apresentam prejuízos sociais, em si, mas BAIXA TOLERANCIA À LIMITAÇÃO GLOBAL DAS
PESSOAS “COMUNS”. Possuem uma verdadeira erudição e conseguem generalizar os conhecimentos,
utilizando-os para seus interesses, que não são restritos. Não há
prejuízo na prosódia e entendem precisamente os conceitos das palavras e termos
que usam, o que os diferencia da hiperlexia clássica. Essa entidade deve ser
considerada como Diagnóstico Diferencial para suspeita de Síndrome de Asperger.
Estes trechos foram
extraídos do livro “Fonte : Síndrome de Asperger e outros Transtornos do
Espectro do Autismo de Alto Funcionamento : da avaliação ao tratamento”, Autor
: Walter Camargos Jr. E colaboradores. Editora ArteSÁ, Belo Horizonte – 2013, que
eu mais do que recomendo. O livro é muito bom e esclarecedor e contém muito
mais informações, dicas de livros sobre a Síndrome de Asperger em meninas, orientações,
esclarecimentos. Vale à pena comprá-lo !
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