Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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quinta-feira, 24 de abril de 2014

Entrevista que eu dei para a Revista Grandes Temas do Conhecimento - Psicologia, falando sobre Superdotação





Comentários : Na verdade, eu não disse que “ (...) é a escola que geralmente detecta ou evidencia o superdotado e o encaminha para avaliações e diagnósticos”. Eu disse que NO MEU CASO foi a escola quem identificou e encaminhou meus filhos para avaliações e diagnósticos. Mas, o caso dos meus filhos, em que a identificação partiu da própria escola que eles estudavam é um caso raríssimo em nossa realidade e sistema escolar brasileiro. Deveria ser as escolas as capazes e responsáveis por esta identificação. Mas, não são. Caminhamos para que no futuro assim seja.

A realidade é que, são raras as escolas que identificam estes alunos e mais ainda os que encaminham para uma avaliação para esta finalidade de identificar se o aluno tem ou não altas habilidades. Porque, se a escola identificar e constatar, ela será obrigada a trabalhar de maneira diferenciada com este aluno e nem sempre a escola quer ou sabe como trabalhar com ele. Nem sempre os Conselhos de Educação permitem que o aluno seja acelerado e a escola não sabe que pode se valer dos Judiciário para resolver esta questão. Então, na grande maioria das vezes, como a escola não tem condições de trabalhar de maneira diferenciada com este aluno, ela não identifica e não o encaminha para a avaliação. E acaba que quem providencia e no mais das vezes arca com os custos de uma avaliação são os pais, os mesmos que correm atrás dos direitos de seus filhos, em serem atendidos de forma especial por suas escolas. Os NAAH´s (Núcleos de Atividades de Altas Hablidades/Superdotação) também identificam e realizam atividades com estes alunos, no sentido de estimular o potencial deles. Porém, nem todos os Estados e Cidades do Brasil possuem Naah´s (A Capital de São Paulo não tem, por exemplo !) e os NAAH´s que existem no Brasil, em sua grande maioria só atendem alunos da rede pública, excluindo, portanto, de sua rede de atendimento os alunos advindos de escola particular, e no mais das vezes, recebem alunos a partir de 6 anos, o que também exclui uma grande parcela destes alunos, que carecem de atendimento antes dos 6 anos.

Este meu comentário é baseado na minha experiência de Blogueira e proprietária do grupo no Facebook, Mãe de Crianças Superdotadas (https://www.facebook.com/groups/213399982041957/) que hoje conta com mais de 2.500 membros (a grande maioria pais de crianças superdotadas) do Brasil todo e que vivenciam este dilema da falta e dificuldade para a identificação, atendimento e orientação de seus filhos com indícios de altas habilidades /superdotação ou confirmação dela.

Como blogueira da área da Superdotação eu recebo, também, mensagens de pais de crianças com possível superdotação do Brasil todo, que também indicam dificuldade para o atendimento das necessidades de seus filhos, assim como para a identificação das altas habilidades que eles possam apresentar. É a hora do Brasil se mobilizar para que algo seja feito, no sentido de facilitar a identificação e o atendimento destas crianças ! 

4 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar! Acho que sou superdotado, aprendo com muita facilidade, principalmente as matérias de cálculos e memorização, me sinto sempre a frente do meu colegas e até não estudo, só uma revisão básica, por ser tão simples, mas me sinto oprimido e acho que esse potencial nessa área poderia ser aproveitado e não sei como, queria sua opinião.

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    1. Victor Fernando, quantos anos você tem ? De onde vc é ? Como são as suas notas na escola ? Se vc estiver achando o ensino muito fácil e as suas notas forem excelentes, vc pode pensar em ser acelerado de série. Para isso, você vai precisar ser avaliado. Meus filhos foram acelerados de série e estão bem motivados e felizes. Dependendo de onde você morar, também existem centros de estímulo para as suas habilidades.

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  2. Claudia, tenho um filho que aprendeu a falar e a ler cedo, possui um vasto vocabulário deste muito pequeno e muita facilidade na escola. A própria pediatra nos alertou quando ele tinha menos de dois anos e conhecia cores primárias e secundarias em portugues e inglies. Foi antecipado de série em uma escola e ao mudar de colégio, voltou um ano. A experiência na primeira escola foi um pouco ruim, pois apesar de ele ter facilidade intelectual, ainda queria brincar mais, não tinha maturidade afetiva. Em uma nova escola, decidimos seguir o Mec e voltar um ano. Ele está bem na escola, feliz, não está desmotivado, mas encara tudo com muita facilidade. Penso em deixar para estimular mais a partir da adolescência, mas que outras atitudes em relação a ele podem ser tomadas? Ele tem 8 anos. E como saber se fato é superdotado?
    Não me preocupo em estimular demais, antecipar os anos, mas sem cuidar dele da maneira mais adequada.
    obrigada

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    1. Depende de qual cidade vc é, vc pode contar com salas de recursos ou NAAH's para estimular o potencial do seu filho, no contra turno da escola. Ou então, uma escola mais puxada. Ou atividades extra curriculares que estimulem as áreas de habilidades dele. Sugiro que ele faça uma avaliação neuropsicológica. Se quiser indicação de profissional para realizar esta avaliação, me escreva : claudihakim@uol.com.br

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