Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Conheça a história de jovens que estudaram no Programa Estrela Dalva (que atende crianças da rede pública do Rio de Janeiro)



Jovens e familiares destacam a importância do Programa



Juliana C. R. Silva, 17 anos, e Vitória da Silva Araújo, 11 anos, compartilham da mesma opinião, de que o Programa Estrela Dalva foi um divisor de águas para a vida delas. Elas souberam que são superdotadas quando passaram na prova para fazer parte do programa. Ambas estudavam em colégio público e foram preparadas, por meio do programa, para estudar em um colégio de excelência no ensino. A boa notícia é que conseguiram realizar o sonho de estudar no Colégio Pedro II.

Ivone Correia, mãe da Juliana, contou como foi a adaptação. “Foi muita luta para ela entrar no Pedro II. Realmente, o Programa Estrela Dalva influenciou muito nessa mudança. Não teríamos condições de pagar um curso para melhorar os estudos da minha filha. Para acompanhá-la, cheguei a ficar com ela no Programa, aguardava acabar o período de estudo e voltava a pé para casa – do Estácio para a Lapa. Andava muitos quilômetros todos os dias”, disse.


Juliana reconhece a importância do Programa. “Sem ele, não teria condições de estudar no Pedro II. Esse foi meu sonho e consegui. Hoje, sou o orgulho da família. Outro sonho é fazer faculdade e conseguir um bom emprego. Quero recompensar meus pais pelo apoio de sempre. Continuo frequentando o Programa. Agora estou fazendo oficina de arquitetura”, contou.




Aos 11 anos, Vitória da Silva Araújo estuda no Pedro II desde o início de 2014, graças a sua insistência e dedicação. Sua família teve que se mudar para Minas Gerais, e ela teve que tomar uma decisão: convencer sua mãe a deixá-la morar com sua tia, Sandra Correia, para não perder a vaga que conquistou. “Ninguém pode tirar o direito dela de ter um futuro promissor. Vitória tem potencial e nós lutamos por isso. Dou todo apoio do mundo”, detalhou Sandra.


Ela não esconde a felicidade quando fala da importância que o Programa tem na sua vida. “É a minha segunda casa. Tudo o que sei devo ao Estrela Dalva. Foi com a ajuda deles que consegui realizar meu sonho de estudar no Pedro II. Estou gostando muito de estudar lá. Agora quero realizar outros sonhos também, como estudar na PUC-Rio, ser designer e ajudar meus pais. Quero dar boas condições de vida para eles”, disse.
  
Ficou interessado no Estrela Dalva? Confira algumas fotos e matérias sobre o Programa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário