sábado, 11 de janeiro de 2014

Atividades para alunos com altas habilidades / superdotação


 

Um projeto pedagógico inclusivo para alunos de altas habilidades na pré-escola não podedeixar de considerar as atividades que favoreçam o saber-aprender, o saber-fazer e o saber-ser, favorecendo aprendizagens para toda a vida. Seeley (1998) sugere o desenvolvimento de atividades que envolvam o uso da linguagem, a representação de experiências e idéias, o raciocínio lógico e criativo, a compreensão de tempo e espaço e uma aprendizagem ativa por parte do aluno com altas habilidades/superdotado.

Exemplos de atividades são:


• Descrição de objetos, eventos e relações

• Conversa com colegas acerca de experiências importantes

• Expressão de sentimentos em palavras

• Ouvir e criar ou completar histórias

• Ouvir, criar ou recriar canções

• Imitações ou criações de sons

• Sonorizar poemas (por meio de sons do corpo, objetos ou instrumentos musicais)

• Dramatizações

• Reconhecimento de objetos pelo som, cheiro e formato

• Identificação de diferenças e semelhanças entre objetos

• Descrição de objetos de várias maneiras

• Comparação de tamanho, peso, texturas, comprimento etc

• Observação de objetos sob diferentes perspectivas

• Representação de seu corpo

• Descrição de relações espaciais presentes em desenhos e figuras.


Alencar & Fleith (2001) sugerem outras atividades a serem implementadas com alunos superdotados:


• Atividades que levem o aluno a produzir muitas idéias

• Atividades que levem o aluno a brincar com idéias, situações e objetos (ex.: brincadeiras de faz-de-conta: casinha, supermercado etc)

• Atividades que envolvam análise crítica de um acontecimento

• Atividades que estimulem o aluno a levantar questões

• Atividades que levem o aluno gerar múltiplas hipóteses

• Atividades que desenvolvam no aluno a habilidade de explorar  conseqüências para acontecimentos que poderão ocorrer no futuro

• Atividades que envolvam a discussão de problemas do mundo real

• Atividades que estimulem o aluno a definir e solucionar problemas

• Atividades de pesquisa sobre tópicos do interesse do aluno

• Atividades que estimulem a imaginação dos alunos

• Atividades que possibilitem ao aluno explorar e conhecer diferentes áreas do conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário