Um projeto pedagógico inclusivo para alunos de altas habilidades na pré-escola não podedeixar de considerar as atividades que favoreçam o saber-aprender, o saber-fazer e o saber-ser, favorecendo aprendizagens para toda a vida. Seeley (1998) sugere o desenvolvimento de atividades que envolvam o uso da linguagem, a representação de experiências e idéias, o raciocínio lógico e criativo, a compreensão de tempo e espaço e uma aprendizagem ativa por parte do aluno com altas habilidades/superdotado.
Exemplos
de atividades são:
• Descrição de objetos, eventos e relações
• Conversa com colegas acerca de experiências importantes
• Expressão de sentimentos em palavras
• Ouvir e criar ou completar histórias
• Ouvir, criar ou recriar canções
• Imitações ou criações de sons
• Sonorizar poemas (por meio de sons do corpo, objetos ou instrumentos musicais)
• Dramatizações
• Reconhecimento de objetos pelo som, cheiro e formato
• Identificação de diferenças e semelhanças entre objetos
• Descrição de objetos de várias maneiras
• Comparação de tamanho, peso, texturas, comprimento etc
• Observação de objetos sob diferentes perspectivas
• Representação de seu corpo
• Descrição de relações espaciais presentes em desenhos e figuras.
Alencar & Fleith (2001) sugerem outras atividades a serem implementadas com alunos superdotados:
• Atividades que levem o aluno a produzir muitas idéias
• Atividades que levem o aluno a brincar com idéias, situações e objetos (ex.: brincadeiras de faz-de-conta: casinha, supermercado etc)
• Atividades que envolvam análise crítica de um acontecimento
• Atividades que estimulem o aluno a levantar questões
• Atividades que levem o aluno gerar múltiplas hipóteses
• Atividades que desenvolvam no aluno a habilidade de explorar conseqüências para acontecimentos que poderão ocorrer no futuro
• Atividades que envolvam a discussão de problemas do mundo real
• Atividades que estimulem o aluno a definir e solucionar problemas
• Atividades de pesquisa sobre tópicos do interesse do aluno
• Atividades que estimulem a imaginação dos alunos
• Atividades que possibilitem ao aluno explorar e conhecer diferentes áreas do conhecimento.
Estou desesperada. Meu filho sempre foi uma crianca agitada, desde 4 meses se agitava no berço além do normal. Quando estava no maternal eu era chamada pois ele não aceitava ficar em fila e a partir daí sempre aconteciam problema. No pré escolar começou a apresentar diurese e e diversos medos. Atual,ente está no primeiro ano conhece todas as letras, lê, escreve, faz cálculos e fica extremamente irritado quando não consegue resolver algo. Começou com tiques nervosos e não suporta sujar as mãos, pisar na grama,areia etc. Não para quieto um minuto e anda extremamente estressado. Me questiona de assuntos adultos e em ,momentos de estresse ja chegou dizer que está cansado dessa vida. É muito instável. Não sei como ajuda-lo, estou desesperada.
ResponderExcluirSugiro que procure por um neuropediatra , um psiquiatra e faça uma avaliação neuropsicológica. Não sei de qual cidade e Estado você é, mas posso lhe indicar profissionais para avaliar o seu filho . Pense nas seguintes hipóteses diagnósticas : TEA (transtorno do espectro autista), TDAH, Síndrome de Asperger com ou sem superdotação. Mas, vá procurar ajuda, o mais rapido possível.
ExcluirVenha participar do meu grupo, Asperger (TEA)e Superdotação.