Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Khan Academy nas Escolas 2014 - Nova plataforma da Khan Academy estará disponível em 2014




Site terá mais de 100 mil exercícios e mil vídeo aulas, além de ferramentas para professores e pais

Estudantes e professores brasileiros contarão a partir de janeiro de 2014 com um grande aliado no ensino e aprendizado de matemática. A nova plataforma do projeto Khan Academy foi totalmente traduzida para o português, incluindo mais de mil vídeos e 100 mil exercícios, além de diversos relatórios para pais, professores e tutores. A chegada deste conteúdo no Brasil é resultado da parceria entre a Fundação Lemann e a Khan Academy, com o apoio do Instituto PenínsulaInstituto NaturaFundação Telefônica e ISMART.


O grande diferencial da nova ferramenta é que ela se adapta a cada usuário, permitindo que os alunos aprendam matemática no seu próprio ritmo. Em seu primeiro acesso, os estudantes fazem um pré-teste, que identifica as habilidades que eles já dominam e o nível de proficiência. A partir dos resultados do pré-teste, a plataforma recomenda os próximos exercícios e conteúdos que deverão ser trabalhados, de forma personalizada. Os estudantes só avançam para uma nova habilidade quando já estão proficientes em determinado no conteúdo e, para cada atividade, há medalhas e insígnias que podem ser conquistadas, colecionadas e até compartilhadas pelas redes sociais.


Além disso, todo o desenvolvimento dos estudantes pode ser monitorado por um tutor – pai ou professor, por exemplo. O tutor acompanha o aluno em detalhes: quantos vídeos ele assistiu, quantos exercícios fez, em que pontos teve mais dificuldades, que conteúdo precisou de mais ou menos tempo para dominar. Dessa forma, é possível orientar e apoiar cada criança, com um rico entendimento de quais são seus pontos fortes e seus maiores desafios.


Esse é um dos maiores ganhos que a plataforma oferece para o uso em diversos contextos, em especial nas escolas. Com o acesso a todas as informações sobre os alunos, professores podem fazer intervenções precisas e ganhar tempo orientando mais de perto, por exemplo, alunos que precisam mais de sua ajuda, enquanto outros, com mais facilidade nos conteúdos, avançam com mais autonomia.


Conteúdo disponível


Até este ano, a plataforma de exercícios da Khan Academy estava disponível apenas para estudantes que dominam a língua inglesa. Traduzi-la para o português dá a oportunidade para estudantes de todo o país aprenderem matemática com esta metodologia, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.


Num primeiro momento, a plataforma traz exercícios de matemática, que permitem praticar desde aritmética básica (como adição e subtração) até conteúdos mais avançados, como estatística e cálculo. A plataforma Khan Academy também traz vídeos de diversos outros campos do conhecimento, como física, química e biologia, que já vêm sendo traduzidos pela Fundação Lemann e parceiros – trabalho que terá continuidade no ano que vem.


Khan Academy nas escolas públicas brasileiras


Além de traduzir as vídeo-aulas e a plataforma de exercícios para o português, a Fundação Lemann também trabalha para levar a Khan Academy para as escolas públicas brasileiras. O projeto também é realizado em parceria com o Instituto Natura, o Instituto Península, o ISMART e a Fundação Telefônica. Atualmente, já são mais de 10 mil alunos dos estados de São Paulo, Paraná e Ceará participando do projeto e incorporando o uso da plataforma, os vídeos e os exercícios nas suas aulas de matemática. Cada criança trabalha no seu ritmo, de acordo com seu nível de conhecimento, assistindo aos vídeos e fazendo os exercícios correspondentes.





Os professores monitoram a aprendizagem de cada aluno em tempo real, ganhando tempo e subsídios para planejar melhor as aulas. Podem ainda apoiar melhor aqueles que apresentam mais dificuldade ou desafiar os que conseguem avançar mais rápido, contribuindo para que todos sigam para novos assuntos e desafios apenas quando já dominam o conteúdo anterior. Para isso, os professores recomendam exercícios, vídeos e revisões aos alunos por meio da plataforma. Também é possível conciliar a ferramenta com outros recursos pedagógicos em sala de aula.


Em 2014, a meta do projeto é alcançar 50 mil alunos. Escolas ou redes interessadas em participar devem escrever para ka@fundacaolemann.org.br. Para receber a Khan Academy, as escolas precisam ter internet em banda larga e computadores para as aulas de matemática, que podem ser da sala de informática. Os professores e gestores escolares que participam do projeto recebem treinamento e acompanhamento.<



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