Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Conheçam o Projeto DECOLAR de São José dos Campos e o lindo trabalho que desenvolvem com as crianças dotadas daquela cidade !



 


Educação Especial de Dotados na Perspectiva da Educação Inclusiva



O que é o Decolar?


O Decolar - Desenvolvimento do Talento é um programa do ensino fundamental das escolas municipais de São José dos Campos/SP que identifica e atende as crianças que apresentam capacidade acima da média.


Esse trabalho faz parte do atendimento educacional especializado da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação que realiza as intervenções educativas para os alunos que necessitam de suporte pedagógico especial. A Educação Especial atende alunos com necessidades especiais, tanto com dificuldades como com dotação e está prevista na LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9.394/96.


A dinâmica do trabalho realizado pelo Decolar foi desenvolvida pela PhD. Zenita Cunha Guenther que trabalha dessa forma no CEDET - Centro de Desenvolvimento do Potencial e do Talento em Lavras/MG desde 1993 e há mais de 40 anos pesquisa sobre o assunto. Seus trabalhos e pesquisas são reconhecidos internacionalmente, principalmente na Europa. Foi com a consultoria dela que em 2007 o Decolar foi estruturado, atendendo a todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal.


Desde então, os alunos passam por um longo processo de observação para identificar quais alunos tem a necessidade do atendimento e, em seguida, são inscritos no programa. Depois de inscritos, realizam atividades no horário contrário de aula de acordo com seu domínio de capacidade, interesses e necessidades, atividades essas planejadas semestralmente, juntamente com o facilitador que o encontra semanalmente na escola.


O objetivo do programa é desenvolver as capacidades que os alunos apresentam, oferecendo-lhes experiências variadas e oportunidade de conhecer o mundo, os outros e eles mesmos por meio de uma educação informal e humanista. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário