Vejam que interessante esta parte do texto do livro de
Tony Attwood, que encontrei em uma das minhas pesquisas sobre
Asperger : " Toma-se nota do histórico da gravidez, nascimento e
infância. É importante ressaltar que nenhuma das características para o
diagnóstico de Asperger são exclusivas dessa síndrome, e é muito difícil
encontrar um indivíduo que apresente todas elas. Cada criança é única em termos
de manifestação dos sintomas em cada área”.
Os
portadores de Síndrome de Asperger interpretam o mundo de um modo diferente.
Eles nos acham estranhos e desconcertantes. Por que não falamos o que pensamos?
Por que falamos tantas coisas que realmente não pensamos? Por que fazemos
tantos comentários triviais que não significam nada de fato? Por que nos
entediamos quando uma pessoa com Asperger nos fala com detalhes a respeito de
tabelas de horários, placas de carros, diferentes tipos de cenouras ou o
movimento dos planetas? Como toleramos a confusão de sensações que nos são
trazidas por luzes, sons, toques e cheiros, sem nos incomodarmos? Por que nos
importamos com hierarquia social – por que não tratamos todo mundo de igual
para igual? Por que temos relacionamentos emocionais tão complicados? Por que enviamos
e recebemos tantos sinais sociais e como conseguimos entendê-los? Acima de
tudo, por que somos tão ilógicos, se comparados aos portadores de SA?
A verdade
é porque os portadores de SA são a minoria. O modo como percebem o mundo faz
sentido para eles, e alguns aspectos são realmente admiráveis, mas
freqüentemente os coloca em conflito com o modo convencional (maioria) de
pensar, sentir e se comportar. Eles não conseguem mudar, e muitos nem querem.
No entanto, eles precisam de ajuda para se adaptarem ao mundo e utilizarem suas
habilidades extraordinárias de um modo construtivo, para desenvolverem seus
interesses especiais (fixações) sem entrarem em conflito com os outros, e para
atingirem independência quando adultos e construírem relacionamentos sociais
positivos.
(...)
Os pais explicam como seus filhos permanecem isolados
na escola, possuindo poucos amigos. Eles parecem não entender a linguagem
corporal, e muitas vezes fazem comentários que são verdadeiros, porém bastante
constrangedores. Quando espera com seu pai na fila do supermercado o
adolescente exclama “Como ela é grande!” Se o pai o repreende dizendo que não
se deve dizer coisas desse tipo, ele responde “Mas ela É grande!” . Os sinais
que mostram o constrangimento do pai logo depois do primeiro comentário não são
reconhecidos, nem tão pouco a conseqüência do que foi dito nos sentimentos da
pessoa que estava sendo alvo dos comentários. A criança com SA fica confusa e
não entende por que foi repreendida se o que ela falou era a verdade.
Com freqüência há um histórico de intensa
fascinação por um tema especial como transportes, animais ou ciências. Estes
interesses vêm e vão mas dominam o tempo livre da criança bem como sua
conversação. Normalmente a criança possui uma interpretação literal de figuras
de linguagem como “O gato comeu sua língua”, possui um linguajar preciso ou
pedante. É como se você estivesse falando com um pequeno dicionário ambulante.
Na escola os professores notam um desnível no perfil de habilidades. A criança
pode apresentar uma memória prodigiosa, concentração extraordinária quando seu
tópico de interesse é abordado e uma metodologia original para resolução de
problemas. Em contraste, pode haver falta de motivação e atenção para
atividades que captam a atenção de todas as outras crianças, avaliações que
indicam dificuldades específicas de aprendizagem e desajeitamento motor. Há uma
preocupação pelo fato de a criança ser socialmente distante dos colegas e de
ser alvo de gozações. Então, pais e professores concordam que essa criança que
parece normal e possui habilidades intelectuais normais, por alguma razão
inexplicável parece não se encaixar no grupo ou agir de acordo com outras
crianças da mesma idade.
(...)
Para o médico, é necessário considerar diagnósticos
alternativos e explicações. Falta
de interação social pode ser uma conseqüência de uma desordem de linguagem. A
Desordem Semântico Pragmática da Linguagem tem muitas características em comum
com Asperger. Crianças com problemas de
desenvolvimento e aprendizagem podem apresentar padrões de comportamento social
incomuns, e deve-se considerar se o perfil de habilidades e
comportamento é condizente com seu nível de desenvolvimento. Crianças com um QI
acima da média podem achar entediantes as brincadeiras de outras crianças da
mesma idade. Podem também adquirir grandes conhecimentos em determinados
assuntos, no entanto, seu perfil social e lingüístico estará
dentro da normalidade, o que
não ocorre com as crianças com SA. Algumas crianças com Déficit de
Atenção, possuem também características indicativas de Asperger, mas ambas são
desordens distintas, e uma criança pode apresentar as duas condições.
Deve-se examinar com bastante atenção para distingui-las e deve-se levar em consideração habilidades pessoais e
características de crianças naturalmente tímidas, introvertidas ou ansiosas."
Este livro contém uma descrição
e análise das características incomuns dos Aspergers, e estratégias que podem
ajudar a diminuir aquelas mais marcantes. Há várias citações de pessoas com SA,
bem como sua visão do mundo.
Tony Attwood
Se
alguém estiver interessado em ler a fonte do texto, vale à pena :
http://inclusaobrasil.blogspot.com.br/2009/02/sindrome-de-asperger-um-guia-para-pais.html
Sobre as perguntas no começo do artigo, o exemplo do supermecado e do gato, é verdade. Por exemplo já ouvi milhoes de vezes a frase, "o gato comeu sua lingua", mas vem a tona na minha mente a tradução literal, depois de alguns segundos que meu cerebro conecta com a conotacao usual, sendo que nos cerebros dos neurotipicos e a conotacao social que vem a tona primeiro.
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