Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 7 de abril de 2013

Meninas - Síndrome de Asperger












A Síndrome de Asperger é nomeada por Hans Asperger, o homem que descobriu inicialmente a desordem. As características de Asperger são semelhantes ao autismo, a principal diferença é que eles são mais leves.



Como o TDAH, os sintomas de Asperger são diferentes em meninas do que em meninos, conseqüentemente, mais meninos são encaminhados para uma avaliação de Asperger do que meninas, uma proporção tão elevada como 10:01 tem sido sugerido. Apesar disso, a investigação epidemiológica sugere que uma proporção de 4:1 é mais precisa, o que significa que há potencialmente milhares de jovens com Asperger que nunca são diagnosticados.



As principais diferenças entre os diagnósticos de Asperger em meninas e em meninos parecem ser causadas por diferenças básicas nas formas como meninos e meninas se expressam. O comportamento agressivo é mais perceptível, e uma criança que é excessivamente agressiva é mais provável a ser avaliada. Porque as meninas têm uma maior capacidade de expressar suas emoções, os meninos são menos propensos a agir para fora quando está chateado, confuso ou sobrecarregado. Sem essa "bússola" de comportamento, os outros aspectos da síndrome de Asperger são mais propensos a passar despercebidos.



Outra semelhança entre o TDAH e de Asperger em meninas é que os sintomas são mais passivos na natureza, o que torna mais difícil perceber.



Como os sintomas são mais leves, os pais também são mais relutantes em levar sua filha para um diagnóstico.



Alguns especialistas especulam que uma das razões que menos meninas são diagnosticadas, é porque os seus colegas são mais propensos a ajudá-las a lidar em situações sociais, que é onde os sintomas de Asperger são mais facilmente identificáveis. Nutrir é instintivo no sexo feminino, e assim os amigos de uma menina com Asperger vão intuitivamente confortá-la quando ela está chateada, ou guiá-la através de interações sociais. Em contraste, os meninos tendem a ser mais 'predatórios' e, portanto, mais propensos a serem provocados. Porque amigos de uma garota fazem o seu melhor para ajudá-la, seus pais e / ou professores podem nunca ver sintomas - ou não vê-los muitas vezes - que garante um diagnóstico clínico.



Um dos principais sintomas comuns entre meninos e meninas é um hiper-focalizado interesse em uma coisa ou em um tópico em particular. Para os meninos, os interesses especiais são muitas vezes em áreas de ciência ou de transporte (comboios ou aviões). Nas meninas, o foco é muitas vezes em animais ou da literatura clássica.



O interesse em si não é incomum, mas uma criança com Asperger terá um conhecimento excepcionalmente íntimo do seu tema de interesse. As meninas podem brincar com bonecas e ter amigos imaginários, o que não parece de todo incomum. No entanto, seu interesse por essas coisas vão continuar, mesmo quando ela é uma adolescente e que deveria ter sido superado.



Porque as situações sociais são estressante e complicado para as meninas com síndrome de Asperger, que muitas vezes aprendem a imitar as pessoas que têm fortes habilidades sociais. Podem adotar os maneirismos de outra pessoa, expressões faciais e entonações vocais mesmo. Novamente, isso às vezes é mal interpretado - especialmente em crianças mais velhas ou adultos - e pode ser diagnosticada como transtorno de personalidade.



Dr. Tony Atwood, em seu artigo sobre as meninas com Asperger, notou que as meninas "estão mais motivadas para aprender e rápidas de se entender os principais conceitos em relação aos meninos com Síndrome de Asperger da capacidade intelectual equivalente." Como tal, ele previu que as meninas se sairia melhor no longo prazo, se elas estão devidamente diagnosticadas.



Os pais que suspeitam que uma filha pode ter Asperger, devem procurar o aconselhamento de um profissional médico treinado. Certifique-se de tomar nota dos comportamentos em questão, incluindo a frequência e ambiente em que o comportamento ocorre. Como os sintomas de Asperger são muito mais sutil nas meninas, os pais devem consultar com alguém que é especialista em Asperger.



Tal como acontece com outras deficiências comportamentais ou de aprendizagem, as crianças com Asperger têm direitos específicos de ensino. Os pais de uma criança que foi diagnosticada com Asperger devem familiarizar-se com a política do distrito escolar sobre coisas como especializados planos de aprendizagem. Muitas vezes, uma jovem com síndrome de Asperger precisa apenas atenção um pouco mais para mantê-la no caminho certo para atingir o potencial dela acadêmico e pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário