Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Síndrome de Asperger, num breve resumo feito por este site



Extraido do site : http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-asperger/



Achei ótimo que este artigo, contendo um breve e simples resumo do que é a Síndrome de Asperger foi feito para um site voltado para um público de educadores e alunos (Info e Escola, navegando e aprendendo)









Geralmente, o portador da síndrome de Asperger  apresenta comportamento de isolamento pela sua dificuldade de socialização, linguagem rebuscada, ações repetitivas como tiques e interesse limitado por determinado assunto, ocorre, principalmente em pacientes do sexo masculino.



As causas dessa síndrome são desconhecidas, mas a medicina indica para um distúrbio congênito, possivelmente, com uma desordem genética. A Síndrome de Asperger é uma das síndromes TGD, Transtorno Global do Desenvolvimento, sendo semelhante ao autismo.



Porém, diferente do autista, a criança que já apresenta a Síndrome de Asperger não possui atrasos no desenvolvimento da fala e da capacidade cognitiva. Possuem capacidade cognitiva, mas focam num único conjunto de assuntos, quando gostam de carros só falam de carros, quando falam de dinossauros, só despertam interesse por dinossauros.




Os portadores de Síndrome de Asperger também possuem alta capacidade de memorização matemáticas e de mapas, mas apresentam dificuldades de desenvolvimento motor, incluindo as dificuldades para manusear lápis e desenvolver a escrita.




O descobridor dessa síndrome foi o pediatra austríaco Hans Asperger, a doença somente se tornaria conhecida em 1994, quando passou a fazer parte do DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), o manual oficial de diagnósticos e estatísticas a respeito de transtornos mentais, organizado pela Associação Americana de Psquiatria.





Por ser uma patologia descoberta e estudada recentemente, sua incidência nem sempre é percebida e tratada antecipadamente, havendo a  ausência de dados reais sobre a ocorrência da doença no mundo. A partir do ano de 2013, essa síndrome passou a ser considerada como um tipo de autismo mais brando, pois a Síndrome de Asperger não compromete o desenvolvimento cognitivo do portador.




Os sintomas dessa patologia podem aparecer ainda nos primeiros anos do indivíduo, mas, nem sempre são percebidos por pais e responsáveis, sendo os sintomas valorizados como “genialidade” ou comportamento inerente à personalidade diferenciada de uma criança genial. Na maioria dos casos, a síndrome é diagnosticada na fase escolar. Além do isolamento, a criança pode apresentar ansiedade, depressão ou irritabilidade.



Fontes:



2 comentários:

  1. Olá, encontrei seu blog por acaso pois recentemete descobri que tenho SA. Sofri muito durante a escola por não me encaixar no que se consideraria " normal"... Tomara que a sociedade um dia entenda nossa forma de ser e não marginalize essas pessoas... Agora que sou adulta aprendi a lidar com a SA, mas durante a adolescencia foi algo extremamente dificil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina,

      Venha participar do meu grupo, no facebook "Universo Asperger" e somar e dividir experiencias sobre a sua vida Aspie !

      Excluir