Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mato Grosso do Sul contabiliza 340 alunos com altas habilidades








Extraído do site : http://www.correiodoestado.com.br/noticias/mato-grosso-do-sul-contabiliza-340-alunos-com-altas-habilida_172022/




Tudo seria maravilhoso se os “diferentes” fossem melhor compreendidos, mas a realidade é outra. Escolas ainda resistem em receber alunos com déficit educacional e aquelas com elevado potencial de conhecimento.



João Paulo Nozzella, seis anos, Giovanna Conrado, 12, e Gabriela Barcellos, 11 resumem a realidade dos 340 alunos de creches e escolas do Ensino Fundamental até então identificados em Mato Grosso do Sul, cuja capacidade de memorização e altas habilidades exigem o apoio da família e, sobretudo, da sociedade.



Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), 3% a 5% da população são formados por  pessoas superdotadas.



No 5º ano do Ensino Fundamental, Giovanna Kobus Conrado, assistida pelo Núcleo, fez o Exame Nacional do Ensino Médio, foi aprovada na condição de treineira para física teórica e quântica e para zootecnia, na Universidade Federal de MS, entretanto, prefere mesmo medicina.



Seu teste do quociente de inteligência (QI) apontou 135. Acima de 100 indica genialidade, conforme a classificação de Lewis Terman. Está em Londres, cursando inglês



Parabéns para o Estado do Mato Grosso pelo apoio a estes alunos ! Sei que o número de alunos superdotados identificados pelo Estado ainda está longe de refletir o número real de seus alunos e que este número só deva levar em consideração os alunos com o perfil acadêmico de superdotação, mas, mesmo assim, já é um bom começo !



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