Extraído do site
: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/mato-grosso-do-sul-contabiliza-340-alunos-com-altas-habilida_172022/
Tudo seria
maravilhoso se os “diferentes” fossem melhor compreendidos, mas a realidade é
outra. Escolas ainda resistem em receber alunos com
déficit educacional e aquelas com elevado potencial de conhecimento.
João Paulo
Nozzella, seis anos, Giovanna Conrado, 12, e Gabriela Barcellos, 11 resumem a
realidade dos 340 alunos de creches e escolas do Ensino Fundamental até então
identificados em Mato Grosso do Sul, cuja capacidade de memorização e altas
habilidades exigem o apoio da família e, sobretudo, da sociedade.
Segundo
estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), 3% a 5% da população são
formados por pessoas superdotadas.
No 5º ano do
Ensino Fundamental, Giovanna Kobus Conrado, assistida pelo Núcleo, fez o Exame
Nacional do Ensino Médio, foi aprovada na condição de treineira para física
teórica e quântica e para zootecnia, na Universidade Federal de MS, entretanto,
prefere mesmo medicina.
Seu teste do
quociente de inteligência (QI) apontou 135. Acima de 100 indica genialidade,
conforme a classificação de Lewis Terman. Está em Londres, cursando inglês
Parabéns para o Estado do Mato Grosso pelo apoio a
estes alunos ! Sei que o número de alunos superdotados identificados pelo
Estado ainda está longe de refletir o número real de seus alunos e que este
número só deva levar em consideração os alunos com o perfil acadêmico de
superdotação, mas, mesmo assim, já é um bom começo !
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