Extraído do site : http://inteligencianaturalblog.blogspot.com.br/2011/12/caracteristicas-cognitivas-e-afetivas.html
TERÇA-FEIRA, 6
DE DEZEMBRO DE 2011
A
literatura que aborda o assunto superdotação e altas habilidades é bastante
abundante. A superdotação escolar, também conhecida como “Habilidade do teste
ou da aprendizagem da lição, pois o que é facilmente identificado nos testes de
QI para a entrada em programas especiais.
As crianças que apresentam superdotação
escolar tendem a apresentar as seguintes características(Renzulli & Reis,
1997a):
Tira notas boas na escola
|
Apresenta grande vocabulário
|
Gosta de fazer perguntas
|
Necessita pouca repetição do conteúdo escolar
|
Aprende com rapidez
|
Apresenta longos períodos de concentração
|
Tem boa memória
|
É perseverante
|
Apresenta excelente raciocínio verbal e/ou numérico
|
É um consumidor de conhecimento
|
Lê por prazer Tende a agradar aos professores
|
Gosta de livros técnicos/ profissionais
|
Tendência a gostar do ambiente escolar
|
Dentre suas
características afetivo-emocionais deste grupo, Renzulli e Reis (1997a)
destacam:
O superdotado do tipo “escolar” tem necessidade de saber sempre mais e
busca ativamente por novas aprendizagens. No entanto, pode estabelecer metas
irrealisticamente altas para si mesmo (às vezes reforçadas pelos pais) e
sofrer por medo de não atingir tais metas.
|
Demonstra perseverança nas atividades motivadoras a ele
|
Apresenta grande necessidade de estimulação mental
|
Apresenta grande intensidade
emocional
|
Tem paixão em aprender
|
Revela intenso perfeccionismo.
|
Já a superdotação criativo-produtiva implica o
desenvolvimento de materiais e produtos originais; aqui, a ênfase é colocada no
uso e aplicação da informação – conteúdo – e processos de pensamento de forma
integrada, indutiva, e orientada
para os problemas reais.
As crianças que apresentam a superdotação do tipo criativo-produtiva tendem a
apresentar as seguintes características (Renzulli & Reis, 1997a):
Não necessariamente apresenta QI superior Pensa por analogias
|
É criativo e original
|
Usa o humor
|
Demonstra diversidade de interesses Gosta de fantasiar
|
Gosta de brincar com as idéias
|
Não liga para as convenções
|
É inventivo, constrói novas estruturas
|
É sensível a detalhes
|
Procura novas formas de fazer as coisas
|
É produtor de conhecimento
|
Não gosta da rotina Encontra ordem no caos
|
Renzulli e Reis (1997a)
destacam neste grupo as seguintes características afetivas e emocionais:
Investem uma quantidade significativa de energia emocional naquilo que
fazem.
|
Apresentam preocupação moral em idades precoces
|
Necessitam de professores sensíveis aos seus intensos sentimentos de
frustração, paixão, entusiasmo, raiva e desespero.
|
Precisam do apoio dos adultos para persistir em suas tarefas ou para
canalizar suas energias de forma mais eficiente.
|
Frequentemente questionam regras/
autoridade
|
Demonstram sensibilidade / empatia
|
Demonstram autoconsciência
|
Demonstram perceptividade (insight)
|
Demonstram capacidade de reflexão
|
Apresentam senso agudo de justiça
|
Apresentam imaginação vívida
|
Oi, Cláudia!
ResponderExcluirAcabo de descobrir seu blog e já estou devorando tudo! Tenho uma filha que foi avaliada por um Psicologo que sugeriu ser alto habilidosa e gostaria de saber de vc se conhece algum centro/entidade que defina com segurança essa situação, de maneira que eu possa me basear em laudos sério - e não em "corujisse" - para continuar as reuniões com a escola! Ela tem 7 anos e moramos em São Paulo, próximo ao centro. Muito obrigada!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMuito obrigada pela atenção, Cláudia!
ResponderExcluirJá pedi participação no grupo do facebook e entrarei em contato com o núcleo!
Bom dia!