Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

DICA DE COLÉGIO VOLTADO PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO DE PERFIL ACADÊMICO E GRATUITO EM SÃO PAULO!






Esta dica, muito legal, eu recebi de uma mãe de criança superdotada, também minha cliente, num caso de aceleração de série.



O COLÉGIO GERMINARE é uma Escola regular gratuita de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que busca conjugar a excelência acadêmica com uma preparação que coloque os jovens diante dos problemas reais da vida. Não se trata de oferecer simplesmente vagas em uma escola tradicional, mas disseminar uma proposta educacional que reconheça e abra possibilidades para jovens de alto potencial que, de outra forma, não teriam condições de utilizar seus talentos para projetos mais ousados de vida.




COLÉGIO GERMINARE


Rua Irineu José Bordon, 335

Vila Jaguara - São Paulo


CEP: 05120-060 - São Paulo – SP


Tel.:  (11) 3623 6000




Processo de Admissão



Um dos diferenciais do projeto pedagógico da Escola Germinare é a clareza sobre o perfil do aluno que a Escola espera receber.



Poderão estudar na Germinare jovens de todos os ambientes sociais que possuam uma base acadêmica que lhes permita acompanhar o exigente ritmo da Escola, mas também apresentem determinadas características individuais, como talentos em áreas não-acadêmicas, maturidade (coerente com sua faixa etária), objetividade, força de vontade, espírito empreendedor, enfim, atitudes que favoreçam a construção de um projeto de vida consistente.



O aluno que quiser estudar na Escola Germinare tem a oportunidade de ser avaliado de um modo mais completo. Sua história pessoal, seus talentos não-escolares, suas habilidades e suas experiências prévias são levadas em conta, em um processo mais humanizado, que tem as seguintes etapas:



1.Verificação de nível acadêmico e potencial cognitivo: questionário preparado para levantar o estágio de aprendizagem dos alunos na área de Português e de Matemática. É também realizado um teste específico para avaliação do potencial cognitivo.





2. Minicurrículo: todo candidato a ser aluno da Escola Germinare começa por preparar seu próprio currículo, no qual conta, com suas próprias palavras, um pouco sobre si, seus sonhos e o que espera da educação e seus objetivos mais amplos de vida.


3. Entrevistas: o passo seguinte são entrevistas com especialistas de áreas diferentes para aprofundamento dos pontos levantados no currículo apresentado. Esta avaliação, humana, baseada em um conjunto de critérios técnicos que definem os quesitos mínimos do candidato, é o ponto alto da verificação de nível.


4. Dinâmica de grupo: por fim, todos os alunos passarão por uma dinâmica, que tem por objetivo avaliar o comportamento dos candidatos frente ao grupo, assim como perceber características pessoais, entre elas a iniciativa, disciplina, liderança, criatividade e capacidade para trabalhar em equipe. Fazem parte da dinâmica, jogos cooperativos e atividades criativas, sempre sob a supervisão de especialistas.



Projeto Pedagógico

A Escola Germinare caracteriza-se como um projeto de inovação pedagógica
 
 
 
A Escola Germinare caracteriza-se como um projeto de inovação pedagógica, tanto no que se refere à forma de organizar e articular os conteúdos curriculares, nas diferentes disciplinas, como nas estratégias utilizadas para promover o encontro entre o conhecimento e as demandas do mundo real.




Assim, as aulas são enriquecidas com didáticas envolventes, o uso intensivo das novas tecnologias, redes sociais e outros instrumentos que promovem a participação do aluno. Principalmente, os jovens têm acesso a um grande conjunto de vivências, oficinas, laboratórios, que lhes permite colocar o conhecimento e os valores em ação.



É o caso do projeto de empreendedorismo, realizado no Ensino Médio, e de Educação para o Consumo, no Ensino Fundamental, de estudos do meio diferentes, em ambientes produtivos, oficinas temáticas de fotografia, jornalismo, histórias em quadrinhos, arquitetura, enfim, diferentes estratégias que promovem a aprendizagem ativa, em produções concretas e fundamentadas do ponto de vista conceitual.



Além das experiências que encaminham a visão do aluno para fora do universo escolar, do foco profissional (mas sem se tornar um curso profissionalizante), vivências não-convencionais acontecem também no âmbito da construção de valores, sob a forma de projetos ligados a temas como educação sexual, prevenção ao uso de drogas, conscientização sobre o sexo seguro, gravidez precoce, bullying, resolução de conflitos, valores da cidadania, as questões importantes da sustentabilidade e da preservação ambiental, principalmente.



Em síntese, a Germinare trabalha por um jovem que possua um conjunto equilibrado de conhecimentos, de habilidades pessoais, de referências, de experiências, que lhe permite ter sucesso no caminho que escolher. Embora não seja possível resumir uma proposta pedagógica complexa, pode-se dizer que o projeto pedagógico tem cinco grandes objetivos.



Formação acadêmica de excelência: Como em uma construção, o primeiro passo é preparar um alicerce sólido. Assim, o primeiro objetivo é garantir que os alunos dominem o mais completamente possível os conteúdos fundamentais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.



Na Germinare, são lançadas as bases para todos os desdobramentos futuros da escolaridade – a universidade, o mundo do trabalho, a pós-graduação. Isso se dará por um currículo forte, com carga horária elevada e estratégias de ensino eficientes.



Nesse projeto, o ensino de Inglês ocupa um lugar especial. Com uma carga horária intensa e estratégias diferenciadas, o objetivo é preparar os alunos para se tornarem proficientes no uso do idioma, inclusive aptos a obter as principais certificações disponíveis, como o FCE.


  

Ampliação do repertório cultural: o projeto da Escola Germinare parte do princípio de que o aprendizado acadêmico não está dissociado do ambiente em que o aluno está imerso e da diversidade de experiências linguísticas, sensoriais e cognitivas a que teve acesso. Por isso, há atividades destinadas a ampliar e enriquecer o repertório dos alunos para que ampliem seus horizontes, descubram outras formas de pensar e intervir no mundo e tenham mais instrumentos para interpretar o contexto em que vivem e em que viverão.





Desenvolvimento de habilidades e competências: A Escola Germinarecentra seus esforços no desenvolvimento de habilidades e competências que preparem os jovens para as situações concretas enfrentadas pelo cidadão no mundo real: o trabalho, o exercício da cidadania, a qualidade de vida e de convivência. Estas habilidades e competências incluem as chamadas competências cognitivas (aprender a pensar), mas também se referem a características pessoais como autonomia, senso de liderança, espírito empreendedor, iniciativa e sentido de equipe, entre outras atitudes pessoais positivas que influem na realização pessoal do aluno em ambientes profissionais e sociais (aprender a fazer, aprender a ser).



Vivências profissionais: A Escola Germinare trabalha com a convicção de que só é possível alcançar de fato os dois objetivos acima descritos se grande parte dos conhecimentos que os alunos aprendem na Escola pode ser aplicada em situações reais e façam sentido em sua vida.



Por isso, estratégias como empresas jr., oficinas, estágios supervisionados, projetos interdisciplinares, estudos do meio, laboratórios profissionais e as mais diversas propostas de vivências fazem parte do cotidiano dos jovens da Escola.



O melhor de tudo é que este Colégio é gratuito !!!



Conheça mais a proposta deste colégio, clicando no site da escola !




Nenhum comentário:

Postar um comentário