Parâmetros de Observação em Sala de
Aula
Cristina Maria Carvalho Delou
Forma Individual
Indicadores
Básicos de Superdotação para Observação em Sala de Aula
|
Às vezes
|
Nunca
|
Sempre
|
|
1
|
Gosta
de quebra-cabeça e jogos-problema
|
|||
2
|
Interessa-se
mais por atividades criadoras do que por tarefas repetitivas e rotineiras
|
|||
3
|
Gosta
de aceitar desafios
|
|||
4
|
Tem
excelente capacidade de raciocínio
|
|||
5
|
Apresenta
independência de pensamento
|
|||
6
|
Relaciona
as informações já recebidas com os novos conhecimentos adquiridos
|
|||
7
|
Emite
julgamentos amadurecidos
|
|||
8
|
Possui
curiosidade diversificada
|
|||
9
|
Procura
padrão superior em quase tudo que faz
|
|||
10
|
Apresenta
autossuficiência
|
|||
11
|
Aplica
os conhecimentos adquiridos
|
|||
12
|
Possui
capacidade de conclusão
|
|||
13
|
É
imaginativo
|
|||
14
|
É
original
|
|||
15
|
Executa
tarefas além das pedidas
|
|||
16
|
Possui
flexibilidade de pensamento
|
|||
17
|
Tem
ideias rapidamente
|
|||
18
|
Possui
imaginação fora do comum
|
|||
19
|
Cria
suas próprias soluções
|
|||
20
|
Dá
novas aplicações a objetos padronizados
|
|||
21
|
Pode
julgar as habilidades dos outros estudantes e encontrar um lugar para eles
nas atividades do grupo
|
|||
22
|
O
aluno aprecia, critica e aprende através do trabalho de outrem
|
|||
23
|
Estabelece
relações sociais com facilidade
|
|||
24
|
Possui
habilidade física
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário