Vejam que interessante este relato
desta mãe brasileira, que mora no Japão e participa de um outro grupo, do qual
faço parte, aqui no face, que é o grupo ASPERGER. Esta mãe tem um filho que foi
diagnosticado como Asperger e nos contou como funciona o atendimento destas
crianças, ali no sistema de ensino deles. Babem ....rs
A criança foi identificada, no
Japão, como Asperger pelo neuropediatra e pelo psicólogo. Mas, ali também não
foi tão fácil a identificação, inicialmente. Sorte que o neuro é o medico que diagnostica praticamente a
maioria das crianças da escola dele, então ele esta acostumado (Acho que neste
ponto ela quis nos explicar que este médico é experiente em diagnósticos de
alunos com transtornos de aprendizagem e mais prá frente veremos porquê.... ).
O menino também é TDAH. Passaram no
médico, inicialmente, por causa do TDAH e o filho dela foi para uma escola
especial pq nenhum professor com 30 alunos iria dar conta de ter ele na sala e,
conforme ele estava na escola, o professor dele faz um diário com o
comportamento dele diário e ele (O PROFESSOR) também participou da primeira e última
consulta com o neuro, para primeiro explicar como o filho dela era, em sala de
aula, e na última sessão, (a do diagnóstico), para que ele (PROFESSOR) SOUBESSE
COMO PODERIA AJUDAR O ALUNO ! Vejam que maravilha. Saúde caminhando junto
com a educação. Como sempre deveria ser e acontecer !
Ele (PROFESSOR DO FILHO DELA) levou
mais de um ano observando e anotando tudo para passar ao médico e fez alguns
testes, conversas para ele (MÉDICO) dar o diagnostico. Notem, não é o professor
que dá o diagnóstico, como os nossos professores daqui costumam fazer (ao
diagnosticaram todos os alunos que eles não conseguem domar como
hiperativos...). Eles trabalham junto e para ajudar O MÉDICO a fazer o
diagnóstico preciso e, com isso, saberem como podem ajudar a criança.
Ali no Japão os professores têm que
ir na consulta medica quando o aluno tem alguma dificuldade na escola. Ele
(professor) precisa participar com o médico para saber com melhor ajudar as
crianças. As crianças frequentam a escola das 9 as 15 horas e se os professores não
souberem como agir, não vai ajudar em nada o aluno e eles também não irão
conseguir dar aula (palavras da mãe).
Médico para o diagnóstico é importante sim, mas os professores capacitados são
muito mais importantes para as crianças.
A mãe em questão fica triste em
saber que, no Brasil ainda não se pode esperar do governo a ajuda com educação
e saúde, mas ainda bem que tem pais como vocês (nós..rs..) que vão atrás dos
seus direitos e lutam por eles ....
Não deveria ser meio óbvio que os professores participasse das consultas médicas mais importantes, para contribuir com o diagnóstico e saber quais intervenções e estratégias deveriam ser feitas em sala de aula com aquele aluno ??? A educação não deveria caminhar, sempre, junto com a saúde ???
#ficacaquiadica !
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