Extraído do site : http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI326939-18550,00.html
Assinale os
comportamentos que você identifica facilmente em seu filho. Para ser
considerado superdotado, não é preciso marcar todas as características. Se a
criança apresentar consistentemente muitos desses tópicos, a chance de ele ser
considerado superdotado é alta:
Crescer
_ Aprende
fácil e rapidamente
_ Original, imaginativo, criativo, não-convencional
_ Amplamente informado; informado em áreas não comuns
_ Pensa de forma incomum para resolver problemas
_ Persistente, independente, auto-direcionado (faz coisa sem que seja mandado)
_ Persuasivo, capaz de influenciar os outros
_ Mostra senso comum; pode não tolerar tolices
_ Inquisitivo, cético, curioso sobre o como e porque das coisas
_ Adapta-se a uma variedade de situações e novos ambientes
_ Esperto ao fazer coisas com materiais comuns
_ Habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.)
_ Entende a importância da natureza (tempo, lua, sol, estrelas, solo, etc.)
_ Vocabulário excepcional, verbalmente fluente
_ Aprende facilmente novas línguas
_ Trabalhador independente, mostra iniciativa
_ Bom julgamento, lógico
_ Flexível, aberto
_ Versátil, muitos interesses, interesses além da idade cronológica
_ Mostra insights e percepções incomuns
_ Demonstra alto nível de sensibilidade, empatia com relação aos outros
_ Apresenta excelente senso de humor
_ Resiste à rotina e repetição
_ Expressa idéias e reações, freqüentemente de forma argumentativa
_ Sensível à verdade e à honra
Fonte: “The gifted kid’s survival guide: A teen handbook”, Judy Galbraith e Jim Delisle, 1996
_ Original, imaginativo, criativo, não-convencional
_ Amplamente informado; informado em áreas não comuns
_ Pensa de forma incomum para resolver problemas
_ Persistente, independente, auto-direcionado (faz coisa sem que seja mandado)
_ Persuasivo, capaz de influenciar os outros
_ Mostra senso comum; pode não tolerar tolices
_ Inquisitivo, cético, curioso sobre o como e porque das coisas
_ Adapta-se a uma variedade de situações e novos ambientes
_ Esperto ao fazer coisas com materiais comuns
_ Habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.)
_ Entende a importância da natureza (tempo, lua, sol, estrelas, solo, etc.)
_ Vocabulário excepcional, verbalmente fluente
_ Aprende facilmente novas línguas
_ Trabalhador independente, mostra iniciativa
_ Bom julgamento, lógico
_ Flexível, aberto
_ Versátil, muitos interesses, interesses além da idade cronológica
_ Mostra insights e percepções incomuns
_ Demonstra alto nível de sensibilidade, empatia com relação aos outros
_ Apresenta excelente senso de humor
_ Resiste à rotina e repetição
_ Expressa idéias e reações, freqüentemente de forma argumentativa
_ Sensível à verdade e à honra
Fonte: “The gifted kid’s survival guide: A teen handbook”, Judy Galbraith e Jim Delisle, 1996
Caso haja dúvida e queiram fazer avaliação em seus filhos, ou caso já se tenham constatado a superdotação e queiram obter orientação jurídic a este respeito, entrem em contato comigo (claudiahakim@uol.com.br), para obterem orientações a este respeito, inclusive sobre locais de avaliação.
Olá Cláudia, já deixei um recado no face e gostaria de orientação sobre onde realizar o teste, moro na baixada santista (Guarujá). Abraços, Karin.
ResponderExcluir