Extraido do site da Revista Época : http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2012/08/como-detectar-transtornos-de-aprendizagem.html
Observar como a criança faz as lições de casa e o que diz sobre a escola
ajuda a identificar problemas sérios
É possível
perceber desde cedo se seu filho tem dificuldades escolares ou algum transtorno
mais sério. Se a criança está indo mal na escola, o primeiro passo é conversar
com os professores, para saber se os problemas de aprendizado são pontuais ou
já persistem há algum tempo.
Outra ação, recomenda
Sandra Torresi, professora de neuropsicologia na Universidade de Morón, na
Argentina, é checar se a visão e audição da criança estão bem. “Quem não
enxerga o que está na lousa e nos cadernos ou não ouve a professora não
aprende.” Eliminando a chance de algum problema sensorial, é hora de buscar
indícios de distúrbios de aprendizado.
Confira
algumas dicas:
O primeiro e
mais claro sinal de dificuldades escolares ou transtornos é o baixo
desempenho na escola. Procure saber se seu filho está sempre atrás em
relação aos colegas, tem notas muito baixas ou não consegue aprender
conteúdos básicos.
A criança que
tem desempenho médio, mas realiza um esforço extraordinário ou faz tudo com
lentidão acentuada também deve ser observada.
Fique de olho
se há quedas inesperadas no desempenho. Alunos com leves problemas no
processamento de informações, por exemplo, podem aprender a ler, mas têm
dificuldades quando as exigências em torno da compreensão de leitura aumentam.
Seu filho
enrola ao máximo para começar a fazer a lição de casa ? Pode ser uma forma de
se poupar de fazer tarefas que são penosas ou impossíveis.
Observe ainda
se seu filho faz lições com pressa, deixando-as incompletas.
Reclamações
de cansaço, dor de estômago e outros incômodos para não ir à escola podem
indicar desconfortos relacionados ao estresse.
Queixas
gerais sobre a escola, como dizer que os colegas são chatos, que a professora é
injusta, também devem ser observadas.
Se seu filho
se queixa de que as lições são muito difíceis ou que as aulas são entediantes,
ele pode estar com dificuldades para acompanhar a turma.
Dependendo do
temperamento da criança, as dificuldades de aprendizagem podem ter reflexos no
comportamento e em seu humor. Problemas como medo, raiva ou ansiedade
excessivas devem ser investigados, assim como atitudes antissociais e
escapistas.
Perda de
confiança e de autoestima são os “efeitos colaterais” mais comuns de
dificuldades de aprendizagem. Estudantes com baixo desempenho a longo prazo
tendem a se ver como incapazes de aprender. Fique atento quando ouvir de seu
filho frases como: “Sou burro mesmo”, “Não tenho jeito”, “Não consigo fazer
nada direito”.
Fontes: Sandra
Torresi, da Universidade de Morón, e o livro “Dificuldades de Aprendizagem de
A-Z: Guia Completo para Educadores e Pais”, de Corine Smith e Lisa Strick (Ed. Penso).
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