Extraído do site :
http://oseupersonal.com.br/tag/asperger/
04.11.2012
Atualmente a
classificação mais aceitável é a de que o autismo seria um transtorno global de
desenvolvimento que costuma se manifestar na infância e afeta, em maior ou
menor grau, a capacidade de comunicação, de estabelecer relacionamentos e de
responder apropriadamente ao ambiente.
Crianças que em um
primeiro momento parecem pouco afetuosas, não interagem com outras crianças, apresentam
problemas de sociabilidade, dificuldade com linguagem e padrão de comportamento
restritivo e repetido podem sofrer de algum grau de autismo. Um diagnóstico
clínico realizado por um bom médico traz a confirmação.Estima-se que uma a cada
cem crianças seja portadora de autismo e que no Brasil existam mais de dois
milhões de autistas.
Durante muito tempo
tratamentos alternativos e até mesmo pouco convencionais foram usados na
tentativa de compreender e estimular crianças autistas. Não saberia falar sobre
todos eles, apenas sobre um que eu mesmo pude ver de perto os resultados: a
prática de atividade física especialmente direcionada para crianças autistas. O
progresso destas crianças, nos mais diferentes graus de autismo, foi
impressionante.
A melhora não se
resume à questão motora, englobando também questões comportamentais, sociais e
até mesmo pequenas vitórias do dia a dia, como o caso de uma criança que não
atendia ao comando de calçar seus sapatos e após um período de prática
direcionada de atividade física passou a ser capaz não apenas de calçá-los
sozinho como também de amarrar seus cadarços. O tamanho do progresso pode ser
impressionante, já vi até crianças que não falavam começaram a falar.
Entretanto, não é
qualquer atividade física. É necessária a prática regular de uma atividade
física especialmente direcionada, elaborada de forma personalizada por um
profissional capacitado, que tenha estudado a fundo a área. Tive a oportunidade
de observar o excelente trabalho do professor Rodrigo Brívio na unidade da Body
Tech do Rio de Janeiro, onde trabalhava como professor, e recomendo aos pais
que tiverem interesse. Ele estimula seus alunos através de atividades motoras
associadas a aspectos cognitivos e vem obtendo excelentes resultados.
Geralmente as aulas
são individuais e o professor procura conhecer o aluno e estimulá-lo da forma
mais produtiva. Os resultados são melhora na cognição, na sociabilidade, maior
independência e melhora na qualidade de vida como um todo. Evidente que a
atividade física deve ser complementada com outras atividades
multidisciplinares com psicólogos, fonoaudiólogos, médicos e outros
profissionais especializados. Porém, os benefícios obtidos pela atividade
física são mérito dela !
Se você se
interessou e que saber um pouco mais sobre os inúmeros benefícios e melhora na
qualidade de vida de crianças autistas, pesquise. Você vai descobrir que a
atividade física pode proporcionar melhoras que muitas pessoas sequer julgavam
possíveis. É algo que não intoxica o organismo, não gera efeitos colaterais e
ainda faz bem à saúde. Se você convive com alguma criança autista, não espere
mais, é hora de inserir a atividade física especialmente direcionada na sua
vida!
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