Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sábado, 1 de dezembro de 2012

Memória eidética







O assunto, aqui é superdotação. Como sabemos, a grande maioria dos superdotados têm uma memória fantástica. Digna de um elefefante.. he he..



Mas, algumas pessoas conseguem se superar no quesito de memória fantástica. Estes indivíduos são conhecidos como portadores de uma memória EIDÉTICA. Vejamos o que isto significa :



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Memória eidética, popularmente conhecida como Memória fotográfica, é a capacidade de se lembrar de coisas ouvidas e vistas, com um nível de detalhe quase perfeito[1]. Eidética vêm do grego εδος ('eidos'), significa 'visto', e atualmente é usado para descrever algo marcado por ou envolvendo memórias extraordinariamente precisas e vívidas, especialmente as visuais. [2]


 Ficheiro:Peek1.jpg

Kim Peek, personagem que inspirouRain man.


Testes científicos



Em 1970, um cientista de Harvard chamado Charles Stromeyer III publicou um artigo histórico na Nature sobre uma estudante de Harvard chamada Elizabeth, que poderia realizar uma façanha surpreendente. Stromeyer mostrou a Elizabeth um padrão de 10.000 pontos aleatórios com seu olho esquerdo coberto, e um dia depois, ele mostrou outro padrão de mais 10.000 pontos com seu olho direito coberto. Fusionando os 20.000 pontos Elizabeth identificou a figura 3D formada pelo estereograma e se tornou a primeira e única prova de que a memória fotográfica é possível. Anos depois o cientista casou-se com ela, após isso, ela nunca mais repetiu esse experimento em público.



Em 1979, um pesquisador chamado John Merritt publicou os resultados de um teste de memória fotográfica que ele havia colocado em revistas e jornais de todo o país. Merritt esperava encontrar alguém com habilidades semelhantes às de Elizabeth, e ele infere que cerca de 1 milhão de pessoas tentaram o teste. Desse número, 30 escreveram-lhe com a resposta certa. Ele visitou 15 deles em suas casas. No entanto, com o cientista olhando por cima de seus ombros, nenhum deles conseguiu repetir o truque de Elizabeth.



Devido a ausência de outros testes com Elizabeth, do único pesquisador a ter testemunhado esse experimento ter se casado com ela e de nenhum outro caso semelhante ter sido encontrado muitos cientistas questionam a existência de memória realmente fotográfica, sendo apenas uma memória excepcionalmente boa para uma quantidade restrita de fatos de seu interesse e grande dedicação para memorizar os detalhes usando inúmeras técnicas mnemônicas como o Palácio da memória (method of loci). 



Vários ganhadores do Campeonato Mundial de Memória venceram graças a suas técnicas de memorização, dedicação e memória excepcionalmente boa mesmo sem possuir memória fotográfica.



Casos de memórias notáveis






Nikola Tesla possuía uma memória impressionante para física e matemática, que se assemelhava a uma memória fotográfica.




Kim Peek, o savant de 53 anos de idade, que foi a base para o personagem de Dustin Hoffman em "Rain Man", diz ter memorizado cada página dos 9000 livros que já leu além de ler em média 8 a 12 segundos por página (com cada olho lendo uma página diferente de forma independente), mas essa reivindicação não foi testada com rigor científico. Outro savant, Stephen Wiltshire, tem sido chamado de "câmera humana" por sua habilidade para criar desenhos de uma cena, depois de olhar para ela durante apenas alguns segundos. Mas mesmo ele toma algumas liberdades ao repetir a cena.



Um pintor nos Estados Unidos que pinta quadros, com incrível precisão, de casas, quartos, ruas e paisagens que ele viu somente nos primeiros anos de sua infância numa aldeia da Itália. Não é claro se este homem tem uma capacidade de memória eidética, uma compulsão em lembrar de detalhes de sua infância ou uma epilepsia do lobo temporal que às vezes dá a ele a sua capacidade surpreendente de capturar cenas de seus primeiros anos. Porém ele não consegue repetir esse feito a sua própria vontade.



Andriy Slyusarchuk ficou famoso ao memorizar o número Pi até o milionésimo dígito e também qual número da página e linha em que uma combinação de números estava impressa. 



O guru indiano Swami Vivekananda supostamente foi capaz de ler volumes de dez enciclopédias diferentes em apenas alguns dias e recordar o conteúdo de todas elas.



MozartHans von Bulow e Rachmaninoff. Este possuiam memória auditiva extraordinária para músicas que podem ser devido ao treinamento intenso, dedicação e foco somados a um grande talento genético e que são restritos a música. 


Stephen Wiltshire, foi capaz de desenhar a silhueta de uma cidade inteira após um passeio de helicóptero.


Daniel Tammet foi capaz de lembrar os primeiros 22.514 dígitos de pi e é proficiente em 11 línguas.



Personagens fictícios






Em The Big Bang Theory, Sheldon Cooper tem uma memória excepcional para todas as áreas do conhecimento.


Ao contrário dos casos reais, os personagens fictícios costumam possuir memória fotográfica para qualquer fato de seu interesse em inúmeras áreas da ciência simultaneamente sem precisar dedicar décadas de estudo a cada uma delas. Alguns exemplos de memória fotográfica são :


Dr. Sheldon Cooper, um dos personagens principais da série de televisão The Big Bang Theory.


Dr. Spencer Reid, um personagem da série de TV Criminal Minds interpretado por Matthew Gray Gubler.


Dra. Lexie Grey, uma personagem da série de televisão Grey's Anatomy.


Shawn Spencer, protagonista do seriado Psych.


Mike Ross, protagonista do seriado Suits.


Adrian Monk, protagonista do seriado Monk.


Malcolm, o protagonista principal de Malcolm in the Middle.


Charlie Andrews, uma personagem secundária na série de TV Heroes, é retratada com a habilidade especial para memorizar e recuperar rapidamente qualquer informação com grande precisão, em um volume aparentemente ilimitado.












Olive Doyle de A.N.T. Farm diz em um capítulo ser capaz de lembrar de tudo que ela ouviu, viu ou leu.


Sheska do mangá Fullmetal Alchemist tem uma memória fotográfica que lhe permite reproduzir uma biblioteca inteira de livros.


Sherlock Holmes e seu irmão, Mycroft Holmes, em sua série.




Batman e Lex Luthor das Revistas em quadrinhos da DC Comics






Olivia Dunham da série de TV Fringe.


Brick Heck da série de TV The Middle.


Index Librorum Prohibitorum do Light Novel/Anime Toaru Majutsu no Index tem uma memória fotográfica capaz de decorar 103.000 textos mágicos conhecidos como grimórios.


Michael Scofield protagonista da série Prison Break.

8 comentários:

  1. Oi Claudia, estou no grupo do facebook "Anistia para crianças de 5 anos..." e vi seu blog. Gostaria de saber como faço para descobrir se meu filho é superdotado ou se ele apenas está sendo bastante estimulado (neste caso por mim e pelo pai, nao pela escola, infelizmente). Eu e o pai dele somos físicos e temos doutorado, entao sempre o estimulamos muito, mas eu sinto que a escola nao corresponde às nossas expectativas e ele parece nao aprender coisas novas. Já faz dois anos que ele está estudando coisas que ele já sabia e não avança, por isso eu tenho medo que ele perca o interesse.Com quem eu devo conversar sobre isso? Devo procurar uma psicopedagoga? Agradeco desde ja a atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruna.

    Já respondi uma mensagem mais completa prá vc, no próprio facebook, via mensagem. Por favor, confira se recebeu a minha resposta ali, ok ?

    Sabe que temos um membro do grupo, que eu mantenho no facebook, chamado "Mãe de Crianças Superdotadas", que tb é de Vila Velha. Posso te colocar em contato com ela, para vocês conversarem a respeito.

    Vc pode entrar em contato em Vitória com o Núcleo de Atenção às Altas Habilidades (http://infonaahs.blogspot.com.br/) e a professora CARLY CRUZ : (27) 9992 1229 : nahsvitoria@gmail.com, que ela te indicará uma profissional que faça este tipo de avaliação, que tem que ser uma psicóloga ou psicopedagoga com especialização nesta ãrea. São feitos vários testes em algumas sessões (variam de 6 a 10 sessões), não só testes de inteligência, como tb testes comportamentais.

    Agora, se vc quiser, posso te indicar 3 lugares que conheço e para quem costumo indicar os pais avaliarem seus filhos : um em São Paulo, outro no Rio de Janeiro, e outro no PARANÁ, Curitiba. Vc pode programar passar alguns dias (3) nestas cidades e fazer a avaliação no seu filho ?

    Existe uma hereditariedade forte, pela profissão sua e a do seu marido. Superdotação é genética e tb tem o estímulo do meio ambiente que o indivíduo vive.

    Vc tem interessem em participar do meu grupo do facebook, para vc ir tendo contato com as mães. Ele é secreto e privado, de forma que os seus amigos do face não saberão que vc faz parte dele e nem do que se trata.
    Para tanto, preciso que vc ou me chame para ser sua amiga, ou que procure o grupo no face e peça para dele participar. Chama-se : Mãe de Crianças Superdotadas.



    Atenciosamente,

    Claudia Hakim

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei da matéria mas ainda gostaria de saber se é possível desenvolver memoria fotográfica.E se é possível desenvolver como faço para desenvolve-lá?
    Que métodos posso utilizar?


    ResponderExcluir
  4. Acho q eu tenho uma memoria mto boa serio eu consigo lembrar do meu niver de 4 anos atras agora tenho 10anos faço 11 nesse ano

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, eu me interesso pelo assunto, pois tenho um filho de 8 meses, e ele me parece muito inteligente. Eu e minha esposa estudamos muito e buscamos sempre estimular ele, desde o ventre. Minha esposa tem mestrado em microbiologia pela universidade federal do nosso estado, e eu já tenho três especialização e estou entrando em breve em um mestrado. Meu filho com dois meses já começou a entender um desenho animado francês que eu passei para ele por acaso, eu fiquei impressionado com o fato. Ele é muito observador e qualquer alteração ele percebe. Se eu mudar de roupa ou o estilo do cabelo ele analisa tudo que está novo. Não sei se é precoce, mas já esta ensaiando os primeiros passos com 8 meses e as primeiras palavras. Fica encantado com tudo que vê e entende os contos de fada. Me ajude, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que seu filho ainda é muito novo para vocês precisarem de qualquer tipo de ajuda. Se eu posso te dar um conselho é procurar estimular também o que chamamos de habilidades sócio emocionais. Incentivar e estimular a parte social do seu filho, pois não adianta só focar no cognitivo. Continue estimulando, dando muito carinho e atenção ao seu filho. Mais tarde, venha participar do meu grupo Mãe de Crianças Superdotadas, lá no facebook.

      Excluir
  6. Olá eu tenho um filho de 2 anos, e ele lembra de coisas de 2/3 meses atraa, coisas que muitas vezes não reparamos ou lembramos. Além de que ele reconhece números e letras e já tem fala muito bem desenvolvida, conhece quase que todas as cores e conhece duas formas geométricas. E não exageramos na estimulação... Algumas pessoas vieram falar para que eu parasse de estimular porque ele deveria acompanhar as crianças da idade dele, mas não acho justo com ele.

    ResponderExcluir