Mãe de Crianças Superdotadas e os seus membros do Grupo do Facebook, saem, na mídia, mais uma vez.
Cliquem no link
abaixo e vejam a entrevista concedida por mim, na qualidade de assessora
jurídica do Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação (NPAS), advogada
especializada na área de Educação e mãe de crianças superdotadas.
A psicóloga do
Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação (NPAS), Maria Helena Oliveira
esclareceu, suscintamente, como é feita a identificação e deu alguns esclarecimentos
sobre os testes para esta identificação.
A também membro do
grupo e mãe de duas crianças superdotadas, Andréa Guilhem Miguel, contou um pouco da sua história
e de seus dois filhos.
Faço apenas um
pequeno aparte, como assessora jurídica do Núcleo Paulista de Atenção à
Superdotação, de que na parte da reportagem, em que fala que “Pular de séries
nem sempre é possível”, o que a repórter quis dizer é que, apesar da proposta
pedagógica de atendimento aos alunos superdotados acadêmicos de aceleração (avanço)
de série estar prevista em lei, na prática, a grande maioria dos pais de crianças
superdotadas que têm a indicação pelas escolas de seus filhos ou pelos
avaliadores destas crianças, a Secretaria da Educação tem oferecido muita
resistência para que isto seja aceito e efetivado.
Porém a própria
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo deliberou neste ano de 2.012 a
Resolução de numero 81, que Dispõe
sobre o processo de aceleração de estudos para alunos com altas habilidades/superdotação na
rede estadual de ensino e dá providências correlatas. Só não tive notícias, ainda,
como esta resolução tem sido aceita, na prática, pelas escolas, diretorias de ensino,
Conselho de Educação e pela própria Secretaria da Educação.
Nos
demais Estados Brasileiros, a política de aceleração (avanço) de série também
tem encontrado suas resistência para implantação e efetivação em prol destes
alunos.
: https://sites.google.com/site/arqmaedecriancas/home/hosped/20121212_MetroSaoPaulo 22.pdf?attredirects=0&d=1
A
boa notícia é que eu, como advogada atuante nesta área, já consegui descobrir
um caminho jurídico para que as crianças superdotadas façam jus à esta proposta
pedagógica e garantem a regularização de suas matrículas perante a Secretaria
da Educação, em suas séries avançadas.
Para ler a
reportagem, que recebeu o título de "Megamente em Ação ", clique aqui, netes links abaixo e entrem na reportagem :
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