Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Como obter certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem


Novas Regras da Redação do Enem 2012


Extraído dos sites :







Até 2008 o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) era a prova responsável por avaliar adultos que pretendiam conseguir um certificado de conclusão do ensino médio. Essa função foi repassada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que também emite certificado do ensino fundamental. Atualmente, o Enceeja avalia apenas o ensino fundamental. As pessoas com mais de 18 anos podem fazer apenas o Enem para obter os diplomas de ensino fundamental e médio.




As inscrições para o Enem 2012 abriram esta segunda-feira, 28, e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35. O candidato deve fornecer o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o seu número do documento de identidade (RG). Aqueles que forem maiores de 18 anos e ainda não completaram os estudos podem utilizar a prova para esta obter o certificado de conclusão do ensino médio.



 

Confira a seguir como usar suas notas do Enem para concluir o ensino médio:




1) Quem pode obter o certificado?

 

 


Os candidatos que desejam obter o certificado de conclusão por meio do Enem devem ter, no mínimo, 18 anos de idade no dia da realização da prova e não podem estar cursando o ensino médio. Além disso, não é necessário ter estudado em escola pública para obter a certificação.



2) A inscrição é diferente?

 

 

Sim. Quando for fazer a inscrição no site do Enem, o candidato deve informar que deseja utilizar a nota doEnem 2012 para obter o certificado. Veja como é simples: depois de informar seus dados pessoais, a opção de idioma e o local da prova, você irá para o campo “Situação de conclusão de seu Ensino Médio”. Lá, deve-se selecionar a opção “Não conclui e não estou cursando o Ensino Médio”. Ao selecionar essa opção, o campo “Certificação do Ensino Médio” será aberto. A seguir, escolha “Sim” para utilizar a nota do Enem para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Selecione “Sim” ou “Não” para a opção “Cursa ou já cursou o EJA (Educação de Jovens e Adultos)” e, a seguir, escolha onde deseja obter o certificado: instituição e estado.



3) Qual deve ser a nota?

 

 

Para obter o certificado, não basta fazer a inscrição. É necessário que o candidato tire a nota mínima de 450 em cada uma das áreas de conhecimento (Ciências Humanas, da Natureza, Linguagens e Matemática) e 500 na redação.



4) Posso usar a nota de provas anteriores ?

 

 

Para utilizar a nota de exames anteriores, é necessário consultar a Secretaria da Educação do município do candidato e solicitar a emissão do certificado.



5) Quem irá emitir o documento e quando será possível retirá-lo ?

 


A instituição selecionada no ato da inscrição será responsável pela emissão do certificado. Quando os resultados das provas forem liberados, a pessoa deve levá-los a instituição escolhida e solicitar a certificação. A partir desse momento, a Secretaria de Educação do município do candidato é a responsável pelo processo e não o 
Inep. Os candidatos devem consultar a secretaria para saber se são necessários outros documentos para retirar o certificado, como RG ou CPF.




A cada edição o Enem recebe mais inscrições de brasileiros que desejam um diploma de ensino médio, porém as dúvidas são muitas sobre esse processo. Existem regras a serem cumpridas e documentos a serem providenciados para que o certificado seja emitido. Vamos a elas:


• Completar 18 anos até o dia da primeira prova do Enem;


• Indicar na inscrição do Enem que deseja obter o certificado de conclusão do ensino médio;



• Obter, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do Enem e 500 na redação.



A partir do resultado do Enem, o interessado em obter o diploma do ensino médio deve procurar a Secretaria de Educação do seu Estado ou os institutos federais credenciados para solicitar o certificado. Nesse caso, são exigidos os seguintes documentos:



• Carteira de identidade e CPF (cópias e originais);


• Comprovante de endereço com CEP;


• Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino fundamental (cópia e original), se tiver terminado o ensino fundamental;


• Boletim individual de resultados expedidos pelo INEP referentes ao último Enem (cópia);


• Declaração individual, devidamente assinada, que ateste não haver concluído o Ensino Médio (expedida pela secretaria ou instituição certificadora);


• Declaração individual, devidamente assinada, que autorize a utilização do resultado do Enem (expedida pela secretaria ou instituição certificadora).



Nenhum comentário:

Postar um comentário