Extraído do CURSO : ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO : IDENTIFICAÇÃO, AVALIAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL
C U R I T I B A 2 0 0 9
Jane Farias Chagas -
janefcha@gmail.com / Vera Lucia Palmeira Pereira - veralppereira@gmail.com
Assincronia é um
termo instituído pelo psicólogo francês JeanCharles Terrasier que se refere à discrepância
entre um funcionamento intelectual e dificuldades
em outras habilidades que algumas crianças talentosas podem apresentar.
ASSINCRONIA INTELECTUAL –
PSICOMOTORA
Caracterizada pelo fato de que, em
geral, crianças talentosas têm mais facilidade em aprender a ler do que a
escrever.
ASSINCRONIA AFETIVO-INTELECTUAL
Ocorre quando a maturação emocional e
a intelectual da criança talentosa não seguem o mesmo ritmo.
Observado em crianças que são encaminhadas
para séries mais adiantadas e que algumas vezes, apresentam dificuldades de relacionamento com seus colegas de turma,
por não apresentarem nível de desenvolvimento (maturidade) emocional compatível
com o esperado.
ASSINCRONIA ENTRE LINGUAGEM E
PENSAMENTO :
Observado quando o pensamento se
processa em velocidade tal, que extrapola a capacidade de articulação da fala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário