Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Assincronia em crianças superdotadas





Extraído do CURSO : ALTAS  HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO : IDENTIFICAÇÃO,  AVALIAÇÃO E ATENDIMENTO  EDUCACIONAL



C U R I T I B A  2 0 0 9



Jane Farias Chagas - janefcha@gmail.com / Vera Lucia Palmeira Pereira - veralppereira@gmail.com



Assincronia é um termo instituído pelo psicólogo francês JeanCharles Terrasier que se refere à discrepância entre um funcionamento intelectual e dificuldades em outras habilidades que algumas crianças talentosas podem apresentar.




ASSINCRONIA INTELECTUAL – PSICOMOTORA



Caracterizada pelo fato de que, em geral, crianças talentosas têm mais facilidade em aprender a ler do que a escrever.




ASSINCRONIA AFETIVO-INTELECTUAL



Ocorre quando a maturação emocional e a intelectual da criança talentosa não seguem o mesmo ritmo.



Observado em crianças que são encaminhadas para séries mais adiantadas e que algumas vezes, apresentam dificuldades de relacionamento com seus colegas de turma, por não apresentarem nível de desenvolvimento (maturidade) emocional compatível com o esperado.




ASSINCRONIA ENTRE LINGUAGEM E PENSAMENTO :



Observado quando o pensamento se processa em velocidade tal, que extrapola a capacidade de articulação da fala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário