Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Morre Daniel Piza, talento literário e jornalístico








Escritor e jornalista Daniel Piza sofre AVC e morre aos 41



Notícia extraída do Jornal "A Folha de São Paulo", de 01/1/2.012



Com 17 obras lançadas, autor trabalhava em gêneros variados, de romance e contos a ensaios e biografias



Após cursar direito, fez carreira no jornalismo cultural e assinava duas colunas semanais em "O Estado de S. Paulo"





Morreu na noite da última sexta-feira o escritor e jornalista Daniel Piza. Ele sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) em Gonçalves (MG), onde passava o final de ano com familiares.



Piza tinha 41 anos e escreveu 17 livros, o primeiro em 1996. Estudou direito no Largo de São Francisco e começou no jornalismo em 1991.




Ela trabalhou na Folha de 1992 a 1995. Depois, no jornal "Gazeta Mercantil". Em 2000, passou a ser editor-executivo em "O Estado de S. Paulo", no qual tinha duas colunas semanais, sobre cultura e esporte, além de um blog, atualizado até o último dia 28.



Piza lançou três livros de ficção. O primeiro, "As Senhoritas de Nova York", de 1996, traz ecos de seu trabalho como jornalista, inserindo na prosa dissertações sobre Picasso e Dostoiévski.



"Mundois", de 2001, é um livro infantojuvenil, feito em parceria com o artista plástico Sergio Fingermann.



Ele voltaria à ficção apenas em 2011, com "Noites Urbanas", reunião de 28 contos que se passam na São Paulo contemporânea e se entrecruzam em vários pontos.



Seu trabalho como biógrafo também rendeu três volumes: "Ayrton Senna - O Eleito" (2003), "Paulo Francis - Brasil na Cabeça" (2004) e "Machado de Assis - Um Gênio Brasileiro" (2005).



Sua admiração por Paulo Francis (1930-1997) era notória. Além da biografia do jornalista, organizou em 1996 "Waaal - O Dicionário da Corte de Paulo Francis".



Piza reuniu em livro parte de sua produção de crônicas e colunas, como "Questão de Gosto - Ensaios e Resenhas" (2000), "Contemporâneo de Mim - Dez Anos da Coluna Sinopse" (2007) e "Aforismos Sem Juízo" (2008).



Corintiano, editou textos sobre futebol em "Ora, Bolas - Da Copa de 98 ao Penta" (2003). Sua dedicação a retratar personalidades culturais rendeu o volume "Perfis & Entrevistas" (2004).



Nessa obra, além de entrevistados reais, como Ferreira Gullar e Carlos Heitor Cony, incluiu duas conversas inventadas, com o escritor irlandês Oscar Wilde e o poeta português Fernando Pessoa.



Casado com a jornalista Renata Piza, ele deixa três filhos, Leticia, 14, Maria Clara, 10, e Bernardo, 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário