Conheça
um pouco sobre a inteligência naturalista, assim definida por Howard Gardner, e
descubra se o seu filho tem este tipo de inteligência e o que você pode fazer
para desenvolvê-la ou estimulá-la.
INTELIGÊNCIA
NATURALÍSTICA
Quando Howard
Gardner referiu-se pela primeira vez à questão das múltiplas inteligências,
disse que não havia motivo para se pensar que sete seria um número definitivo,
enfatizando que mais inteligências poderiam ser identificadas. Em seu livro
"Estruturas da Mente", Gardner chamou-as de "inteligências
candidatas".
Thomas
Hoerr e colegas especularam se senso de humor, habilidades
educativas ou velocidade de raciocínio, entre outros, não seriam possíveis
inteligências, porém ao aplicarem os critérios
de Gardner sobre o que constitui uma inteligência, descobriram que essas
"inteligências candidatas" eram parte de uma inteligência já identificada
ou não se classificavam como tal. Por exemplo, quanto ao senso de humor,
concluíram que cada inteligência tem sua própria forma de humor. Quando o humor
é expressado por um jogo de palavras ou mímicas, a pessoa está manifestando a inteligência linguística ou corporal–cinestésica ,
respectivamente.
Gardner relata que inteligências candidatas são freqüentemente apresentadas a
ele, desde inclinação à culinária até espiritualidade. Afirma que não quer ser
o árbitro para decidir o que é ou não uma "inteligência oficial", e
que os critérios para determinar uma inteligência devem servir a esse
propósito.
Em 1996, Gardner fez a primeira ampliação da sua listagem original
acrescentando a inteligência naturalística. Ele descreveu o naturalista como um
indivíduo "apto para reconhecer flora e fauna, fazendo distinções
relativas ao mundo natural e para usar essa habilidade produtivamente na
agricultura ou nas ciências biológicas". Apesar da habilidade de apreciar
a vida ao ar livre ou de sentir-se confortável junto à natureza sejam
importantes aspectos dessa inteligência, ela tem sido caracterizada mais como
uma capacidade para discernir, identificar e classificar plantas e animais, do
que uma habilidade de conviver com a natureza.
Charles Darwin foi caracterizado como possuidor de uma inteligência naturalística
muito marcante. Stephen
Jay Gould, usou a teoria das múltiplas inteligências para ajudar a explicar o seu
sucesso. Gould observou que Darwin foi um estudante indiferente:
"Absolutamente nada em qualquer registro documenta características
indicativas de brilho intelectual." Contudo, segundo Gould: "Ele
coordenava as inteligências múltiplas para ver, obter e ordenar
informações." A habilidade de Darwin para identificar e classificar
insetos, pássaros, peixes e mamíferos, resultou na sua teoria da evolução, que
figura como uma das maiores contribuições intelectuais do século dezenove.
Porém, as habilidades de observar, coletar e categorizar podem ser também
aplicadas ao meio humano, como uma criança que organiza figurinhas de seus
ídolos em um álbum de esportes ou de um adulto que classifica variações em
impressões digitais.
Implicações para a
Educação
Atualmente, o meio ambiente está bastante diferente daquele que existia na
segunda metade do século 19, quando Darwin navegou no H. M. S. Beagle. As áreas
selvagens são raras, vestígios identificados e protegidos de uma era remota.
A juventude de hoje passa as férias em shoppings com
ar condicionado e as crianças têm poucas oportunidades para familiarizarem-se
com a natureza, para desenvolverem sua inteligência naturalística e adquirirem
um sentido de mundo com plantas e animais. Porém, Gardner sugere que os jovens
usem sua inteligência naturalística, para reconhecer, classificar e organizar
figuras sobre esportes ou automóveis, por exemplo.
O trabalho com a
inteligência naturalística está apenas começando. Por exemplo, estuda-se suas
diferenças e semelhanças com a inteligência lógico-matemática . Procura-se um
meio de deixar os estudantes usarem suas habilidades para identificar e
organizar. Idealmente, pode-se fornecer um cenário naturalista para essa
inteligência. Pode-se pedir aos estudantes para criarem categorias de
classificação de personagens históricos e organizá-los de modo que explique os
acontecimentos, ou então levar a classe para uma viagem a uma área natural de
preservação. É necessário começar a procurar por essa inteligência nos
estudantes, pois a razão de trazer a teoria das inteligências múltiplas para as
salas de aula é fornecer aos alunos mais caminhos para serem bem sucedidos, e a
inteligência naturalítica oferece um meio a mais para ajudar os estudantes a
compreender e aprender.
Estratégias Educacionais para a Inteligência Naturalística
Alguns Temas relativos à Inteligência
Naturalística
Alguns recursos relativos à Inteligência Naturalística
1.
Isolamento potencial por dano cerebral.
2.
Experiência de deficientes mentais cultos, prodígios e outros indivíduos
excepcionais.
3.
Um conjunto central de operações identificável - tipos básicos de operações
de processamento de informações ou mecanismos que lidam com um tipo
específico de formação recebida.
4.
Uma história de desenvolvimento distinta, junto com um conjunto de performances de
"estado final".
5.
Uma história evolucionária e uma plausibilidade evolucionária.
6.
Apoio de tarefas experimentais e psicológicas.
7.
Apoio de recomendações psicométricas.
8.
Suscetibilidade para orientar-se a partir de um sistema de símbolos.
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