Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 13 de novembro de 2011

Johann Carl Friedrich - o gênio da matemática que tinha uma origem humilde





Extraído do site : http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Friedrich_Gauss


Johann Carl Friedrich


Gauss foi um matemático, astrônomo e físico alemão. Conhecido como o príncipe dos matemáticos, muitos o consideram o maior gênio da história da matemática. Nasceu a 30 de Abril de 1777 em Brunswick/Alemanha.

Seu pai, Gerhard Diederich, era jardineiro e pedreiro. Severo e brutal, tudo fez para impedir que seu filho desenvolvesse seu grande potencial.


Foi sua mae, Dorothea, empregada domérstica, que notou algo de diferente em seu filho, e contra a vontade do marido, conseguiu que o jovem Gauss iniciasse seus estudos. Ela nunca aprendeu a escrever e quase não conseguia ler. Foi salvo por sua mãe e seu tio Friederich que percebeu da inteligência de seu sobrinho.



Tinha memória fotográfica, tendo retido as impressões da infância e da meninice nítidas até a sua morte. Ressentia-se de que seu tio Friederich, um gênio, perdera-se pela morte prematura. Gauss possuia memória eidética, popularmente conhecida como 'memória fotográfica'.


Aprendeu a ler e a somar sozinho (antes de ir para a escola). Aos 03 anos já corrigia os adultos quanto a erros em calculos quanto ao valor pagos aos trabalhadores. Aos sete anos entrou para a escola. Segundo uma história famosa, seu diretor, Butner, pediu que os alunos somassem os números inteiros de um a cem. Mal havia enunciado o problema e o jovem Gauss colocou sua lousa sobre a mesa, dizendo : “ligget se !” Sua resposta, 5050, foi encontrada através do raciocínio que demonstra a fórmula da soma de uma progressão aritmética.[1] .



Alguns autores argumentam que o problema seria de ordem bastante mais complexa, sugerindo que poderia ser uma soma de uma progressão aritmética como 81097 + 81395 + 81693 + ..... + 110897.


Butner ficou tão atônito com a proeza de um menino de dez anos que pagou do próprio bolso livros de aritmética para ele, que os absorvia instantaneamente. Reconhecendo que fora ultrapassado pelo aluno, passou o ensino para seu jovem assistente, Johann Martin Bartels (1769-1856), apaixonado pela matemática. Entre Bartels, com dezessete anos, e o aluno de dez nasceu uma boa amizade que durou toda a vida. Eles estudavam juntos, ajudando-se em suas dificuldades.


Aos 12 anos Gauss olhava com desconfiança para os fundamentos da geometria euclidiana.


Aos 13 ja projetava uma geometria não-euclidiana.

Com 14 anos se alfabetizou em línguas clássicas Grego e Latin estudando sozinho.

Aos 15 descobriu o Teorema do Número Primo e concebeu a Lei Gaussiana - ou da Distribuição Normal - da Teoria das Probabilidades.

Aos 16 começou uma busca crítica das provas, na Teoria dos Números.

Aos 18 inventou o método dos mínimos quadrados.

Somente aos 19 anos decidiu finalmente pela Matemática. Ele tambem queria ser Filologo, ciência que estuda uma língua, literatura, cultura/civilização.

Aos 21, determinou as funções elípticas, concluiu seu livro "Disquisitiones Arithmeticae" (Teoria dos Numeros) -em latin- e concluiu seu Doutorado.

Lia compulsivamente.


A cada 25 livros lidos, 05 eram sobre matemática e os outros 20 sobre areas humanas, filologia, história, literatura, política internacional, botanica, mineralogia e finanças


O encontro de Gauss com o teorema binômio inspirou-o para alguns de seus maiores trabalhos, tornando-se Gauss o primeiro "rigorista".



Insatisfeito com o que ele e Bartels encontravam em seus livros, Gauss foi além, e iniciou a análise matemática.



Nenhum matemático anterior tinha a menor concepção do que é agora aceitável como prova, envolvendo o processo infinito. Ele foi o primeiro a ver que, a "prova" que pode levar a absurdos como "menos 1 é igual ao infinito", não é prova nenhuma. Mesmo que, em alguns casos, uma fórmula dê resultados consistentes, ela não tem lugar na matemática até que a precisa condição sob a qual ela continuará a se submeter tenha sido determinada consistentemente. O rigor imposto por Gauss à análise matemática tornou-a totalmente diferente e superou toda a análise matemática feita por seus antecessores.


Um comentário:

  1. Artigo extraído do livro "Matemática - Volume 2" de Scipione di Piero Netto.

    Contava-se que GAUSS, um matemático alemão do século XVIII, aos 9 anos de idade assustou o seu professor efetuando essa soma em poucos segundos.

    Foi esse o seu raciocínio:

    S= 1+2+3+... +98+99+100 ou S= 100+99+98+97+...

    Somando as duas igualdades, vem:

    2S= (1+100)+(2+99)+(3+98)+... +(98+3)+(99+2)+(100+1) ou 2S= 101+101+101+101... 101+101+101 (100 vezes)

    Logo: S= (100.101)/2 = 5050

    A fórmula é: Sn= ((a1+an).n)/2 !!!!!!!

    Acabou de ser inventada a PROGESSÃO ARITMÉTICA!!!!!!!

    Coisa inventada por uma CRIANÇA SUPERDOTADA!!!!!!!

    ResponderExcluir