Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sábado, 12 de novembro de 2011

Desafios Sociais das Crianças Superdotadas



Emoções


Desafios sociais de Crianças Superdotadas


by livewire on Apr.20, 2009, under Creativity por livewire em Apr.20, 2009, sob Criatividade


alone


Introversion Introversão



Embora algumas crianças superdotadas são extrovertidas, mais frequentemente são introvertidas quando comparadas com crianças típicas. Quando você combina introversão com a freqüente falta de ajuste entre crianças superdotadas e colegas da sua idade (em termos de interesses, habilidades, conhecimento, sensibilidade e intensidade), não é de surpreender que crianças superdotadas, particularmente aqueles que são altamente talentosos, acham que eles têm pouco em comum com os colegas da sua idade.


Introverts are not likely to approach new children; they are more likely to wait for others to initiate friendships. Introvertidos não são suscetíveis de abordagem novas crianças, pois eles são mais propensos a esperar pelos outros para iniciar amizades. They need time to observe a situation before joining in and don't feel the need for as many friends as extroverts do . Eles precisam de tempo para observar uma situação antes de se juntar e não sentem a necessidade de tantos amigos quanto os extrovertidos fazem. ( Webb ) ( Webb )


Peer Relationships Relacionamentos com seus pares


Toda criança - dotado ou não - quer se sentir conectado com os outros. Aprendemos com os outros como eles pensam ou fazem coisas, comparamos nossas percepções do mundo com o deles, e nós desenvolver um sentido de se somos valorizados.


Peer relationships are issues for almost every gifted child. Relacionamentos com seus pares são questões para quase todas as crianças dotadas. Porque os seus interesses e comportamentos são muitas vezes inusitadas e diferentes de seus pares de idade, eles podem encontrar alguns colegas da sua idade na sua escola ou bairro. ( Webb ) As crianças superdotadas com invulgarmente elevada capacidade intelectual, intensidades, e sensibilidades pode ter ainda mais dificuldades encontrar amigos entre as crianças da sua idade. ( Webb )


Challenging Values and Traditions Valores desafiador e Tradições


Webb afirma que crianças superdotadas, com suas mentes rápida, lógica e capacidade de ver mais do que uma maneira de fazer as coisas, pode ter problemas para a tradição desafiador.


Contando uma professora que ela é equivocada quebra tradição ; habitualmente, os adultos devem saber mais do que crianças. Mas desde que informações incorretas incomoda crianças superdotadas para o núcleo de seu ser e cria desconforto grande, eles sentem que devem comentar para reduzir o estresse sobre a situação.


Gifted children's perfectionism, exacting nature, literal interpretation of events, and concern for truth and justice – especially in those who are auditory-sequential learners – motivate their strong reactions. Perfeccionismo crianças superdotadas, a natureza exigentes, a interpretação literal de eventos, ea preocupação com a verdade ea justiça - especialmente naqueles que são-auditiva seqüencial alunos - motivar os seus fortes reações. Older children may be able to handle these situations more diplomatically by talking with the teacher after class rather than challenging her during class, but their reaction is still intense. As crianças mais velhas pode ser capaz de lidar com essas situações mais diplomaticamente falando com o professor depois da aula, em vez de desafiá-la durante a aula, mas sua reação é ainda intensa. Their moral sense and need for truth and justice are so strong that they must be addressed in the moment. ( Webb ) Seu senso moral ea necessidade de verdade e justiça são tão fortes que devem ser abordados no momento. ( Webb )


Nós nos esforçamos para encontrar o equilíbrio em nossas vidas, e nossas crianças superdotadas devem fazer o mesmo.Por um lado, queremos que eles sejam criativos, porque é onde a inovação eo progresso vêm.Por outro lado, há momentos em que queremos que eles respeitem a tradição.


Estresse


O stress é uma parte da vida, você não pode evitá-lo. A vida consiste em mudar, e mudar resulta em stress. Quando o estresse é grave, nós não funcionar tão bem como normalmente fazemos. Podemos duvidar da nossa capacidade de lidar com a situação em questão, ou mesmo para gerenciar a nós mesmos. Se não vemos soluções ou alternativas, podemos experimentar uma reação de estresse que inibe a nossa capacidade de funcionar eficazmente. Se um sentimento de desamparo ou desesperança acompanha o stress, a depressão pode resultar.


Isso é muitas vezes a experiência de crianças superdotadas por diferentes estágios de suas vidas. Apesar de extremo estresse é prejudicial, algum estresse é benéfico. Estresse nos motiva a fazer o nosso melhor. Precisamos ser desafiados.


Felizmente, as crianças mais talentosas começam a lidar com os desafios de sua própria definição para si em uma idade adiantada, embora, por vezes, estabelecer padrões irrealistas para si e para os outros. Com orientação, eles podem aprender a ajustar os padrões para níveis realistas.


Webb states , long-term studies with a wide range of people over a period of more than 50 years have documented that the way in which individual handle stress predicts whether or not they will reach their potential. Webb afirma , estudos de longo prazo com uma ampla gama de pessoas durante um período de mais de 50 anos têm documentado que a maneira em que o estresse lidar individuais prevê se vão ou não atingir seu potencial. In the same way that academic ability can be cultivated so can many components of resilience and stress management. Da mesma forma que a capacidade acadêmica pode ser cultivada por isso pode muitos componentes de resistência e controle do estresse.



Estresse pode ser suportado com estratégias criativas.


Intensidade Emocional


intense



Intensidade emocional

The intensity and sensitivity of gifted children spreads through everything they do – their everyday interactions with others, their reactions to events, and even their attitudes toward themselves. A intensidade e sensibilidade das crianças superdotadas se espalha por tudo que eles fazem - suas interações com os outros, as suas reacções aos acontecimentos, e até mesmo suas atitudes para com eles mesmos. Gifted children seem to have an extra emotional sensor, or a special awareness, that picks up the slightest emotions. As crianças superdotadas parecem ter um sensor extra emocional, ou uma atenção especial, que capta a menor emoções. The attitudes and actions of others can be a major source of stress for them. (Webb et. al, 2007) As atitudes e ações dos outros pode ser uma importante fonte de estresse para eles. (Webb et. al, 2007)



Intensidade e sensibilidade são certamente ativos para crianças superdotadas, mas eles também podem ser passivos e, por vezes, causar estresse emocional. No lado positivo de sensibilidade, essas crianças muitas vezes mostram empatia e compaixão avançados.


Intensidade vai com ser talentoso e geralmente inclui uma imaginação muito ativa.


Comportamentos de crianças superdotadas nem sempre são percebidas como positivas. Muitos dos traços de superdotação têm aspectos negativos e positivos, dependendo da situação, circunstâncias, ou do ponto de vista.




Por exemplo, o outro lado da habilidade verbal alta é que a criança fala ou lê incessantemente.



O outro lado de ser idealista e perfeccionista é que a criança é muitas vezes crítico dos outros, encontrando hipocrisia em todos os lugares que olha.



O outro lado da curiosidade é que a criança está sempre fazendo perguntas - o ponto no qual os adultos podem ser incomodado e só quer para ele parar.


Uma criança que questiona uma forma (professor) de fazer as coisas pode simplesmente ter uma mente curiosa e está à procura de respostas mais profundas. Uma criança que não está disposto a fazer as coisas da maneira tradicional é normalmente aquele que tem capacidade de pensamento divergente e criatividade. Quando os seus traços comuns são mal compreendidos, algumas crianças podem olhar talentoso extremo e negativa para os outros.


Como pode ser visto do ponto de vista Dabrowski, estas crianças estão a tentar resolver conflitos internos com o que está acontecendo em seu mundo e que eles acham que deveria estar acontecendo.


Quando essas características são criticados por outras pessoas e retratados como negativos, crianças superdotadas aprendem a esconder os seus dons, que é um grande custo para a criança.


Perfeccionismo



Our highly excitable children's drive for perfect performance is where their intellectual intensity intersects with their emotional development. Conduzir nossos filhos altamente excitáveis ​​para desempenho perfeito é o lugar onde sua intensidade intelectual se cruza com o seu desenvolvimento emocional. The field of gifted education is replete with means to accommodate children's intellectual needs, but a child's intellectual overexcitability signals a need for more holistic supportive responses form parents and teachers – ones that encompass and nurture their affective and emotional development, self-concept, self-esteem, and self-discipline as well. O campo da educação de superdotados é repleta de meios para acomodar as necessidades das crianças intelectual, mas sinais de uma criança "overexcitability" (superexcitação) intelectual de uma necessidade de mais holística de apoio dos pais respostas formulário e professores - aqueles que compreendem e nutrir o seu desenvolvimento afetivo e emocional, auto-conceito, auto- estima e auto-disciplina também.



A busca saudável de excelência significa fazer o melhor que pode com o tempo e as ferramentas que você tem, e depois seguir em frente. Perfeccionismo doentio deixa um continuamente insatisfeito, como o trabalho nunca é "suficientemente bom".



Um número significativo de crianças superdotadas, talvez até 20% sofrem de perfeccionismo na medida em que é cria problemas para eles.



Perfectionism



Desafios emocional de crianças superdotadas



Também importante para promover o pensamento criativo são estratégias que impactam o desenvolvimento do emocional, habilidades sociais e motivacionais em crianças superdotadas.


É importante notar que, com crianças que estão enfrentando crises, um plano de acção global é aconselhada e ajuda profissional pode ser necessária.

O que estou sugerindo aqui, não são intervenções para usar quando há problemas graves, mas sim, estratégias criativas que têm impacto sobre a modulação dos desafios com crianças superdotadas que pode ser integrado no currículo atual e estrutura da sala de aula.


Isto pode soar incomum a princípio, para usar as estratégias adequadas para aumentar a criatividade para modular os desafios sociais, emocionais e motivacionais das crianças superdotadas, mas acho que você vai ver que faz sentido. Com todas as necessidades concorrentes em seu tempo, eu acho que é melhor para multi-tarefa quando você puder.


Entre esses desafios são: perfeccionismo, intensidade e estress.


Nenhum comentário:

Postar um comentário