Emoções
Desafios sociais de Crianças Superdotadas
Introversão
Embora algumas crianças superdotadas são extrovertidas, mais frequentemente são introvertidas quando comparadas com crianças típicas. Quando você combina introversão com a freqüente falta de ajuste entre crianças superdotadas e colegas da sua idade (em termos de interesses, habilidades, conhecimento, sensibilidade e intensidade), não é de surpreender que crianças superdotadas, particularmente aqueles que são altamente talentosos, acham que eles têm pouco em comum com os colegas da sua idade.
Introvertidos não são suscetíveis de abordagem novas crianças, pois eles são mais propensos a esperar pelos outros para iniciar amizades. . Eles precisam de tempo para observar uma situação antes de se juntar e não sentem a necessidade de tantos amigos quanto os extrovertidos fazem. ( Webb ) ( Webb )
Relacionamentos com seus pares
Toda criança - dotado ou não - quer se sentir conectado com os outros. Aprendemos com os outros como eles pensam ou fazem coisas, comparamos nossas percepções do mundo com o deles, e nós desenvolver um sentido de se somos valorizados.
Relacionamentos com seus pares são questões para quase todas as crianças dotadas. Porque os seus interesses e comportamentos são muitas vezes inusitadas e diferentes de seus pares de idade, eles podem encontrar alguns colegas da sua idade na sua escola ou bairro. ( Webb ) As crianças superdotadas com invulgarmente elevada capacidade intelectual, intensidades, e sensibilidades pode ter ainda mais dificuldades encontrar amigos entre as crianças da sua idade. ( Webb )
Valores desafiador e Tradições
Webb afirma que crianças superdotadas, com suas mentes rápida, lógica e capacidade de ver mais do que uma maneira de fazer as coisas, pode ter problemas para a tradição desafiador.
Contando uma professora que ela é equivocada quebra tradição ; habitualmente, os adultos devem saber mais do que crianças. Mas desde que informações incorretas incomoda crianças superdotadas para o núcleo de seu ser e cria desconforto grande, eles sentem que devem comentar para reduzir o estresse sobre a situação.
Perfeccionismo crianças superdotadas, a natureza exigentes, a interpretação literal de eventos, ea preocupação com a verdade ea justiça - especialmente naqueles que são-auditiva seqüencial alunos - motivar os seus fortes reações. ( As crianças mais velhas pode ser capaz de lidar com essas situações mais diplomaticamente falando com o professor depois da aula, em vez de desafiá-la durante a aula, mas sua reação é ainda intensa. Webb ) Seu senso moral ea necessidade de verdade e justiça são tão fortes que devem ser abordados no momento. ( Webb )
Nós nos esforçamos para encontrar o equilíbrio em nossas vidas, e nossas crianças superdotadas devem fazer o mesmo.Por um lado, queremos que eles sejam criativos, porque é onde a inovação eo progresso vêm.Por outro lado, há momentos em que queremos que eles respeitem a tradição.
O stress é uma parte da vida, você não pode evitá-lo. A vida consiste em mudar, e mudar resulta em stress. Quando o estresse é grave, nós não funcionar tão bem como normalmente fazemos. Podemos duvidar da nossa capacidade de lidar com a situação em questão, ou mesmo para gerenciar a nós mesmos. Se não vemos soluções ou alternativas, podemos experimentar uma reação de estresse que inibe a nossa capacidade de funcionar eficazmente. Se um sentimento de desamparo ou desesperança acompanha o stress, a depressão pode resultar.
Felizmente, as crianças mais talentosas começam a lidar com os desafios de sua própria definição para si em uma idade adiantada, embora, por vezes, estabelecer padrões irrealistas para si e para os outros. Com orientação, eles podem aprender a ajustar os padrões para níveis realistas.
Webb states , Webb afirma , estudos de longo prazo com uma ampla gama de pessoas durante um período de mais de 50 anos têm documentado que a maneira em que o estresse lidar individuais prevê se vão ou não atingir seu potencial.
Estresse pode ser suportado com estratégias criativas.
Intensidade emocional
A intensidade e sensibilidade das crianças superdotadas se espalha por tudo que eles fazem - suas interações com os outros, as suas reacções aos acontecimentos, e até mesmo suas atitudes para com eles mesmos. As crianças superdotadas parecem ter um sensor extra emocional, ou uma atenção especial, que capta a menor emoções. (Webb et. al, 2007) As atitudes e ações dos outros pode ser uma importante fonte de estresse para eles. (Webb et. al, 2007)
Intensidade e sensibilidade são certamente ativos para crianças superdotadas, mas eles também podem ser passivos e, por vezes, causar estresse emocional. No lado positivo de sensibilidade, essas crianças muitas vezes mostram empatia e compaixão avançados.
Intensidade vai com ser talentoso e geralmente inclui uma imaginação muito ativa.
Comportamentos de crianças superdotadas nem sempre são percebidas como positivas. Muitos dos traços de superdotação têm aspectos negativos e positivos, dependendo da situação, circunstâncias, ou do ponto de vista.
Por exemplo, o outro lado da habilidade verbal alta é que a criança fala ou lê incessantemente.
O outro lado de ser idealista e perfeccionista é que a criança é muitas vezes crítico dos outros, encontrando hipocrisia em todos os lugares que olha.
O outro lado da curiosidade é que a criança está sempre fazendo perguntas - o ponto no qual os adultos podem ser incomodado e só quer para ele parar.
Uma criança que questiona uma forma (professor) de fazer as coisas pode simplesmente ter uma mente curiosa e está à procura de respostas mais profundas. Uma criança que não está disposto a fazer as coisas da maneira tradicional é normalmente aquele que tem capacidade de pensamento divergente e criatividade. Quando os seus traços comuns são mal compreendidos, algumas crianças podem olhar talentoso extremo e negativa para os outros.
Como pode ser visto do ponto de vista Dabrowski, estas crianças estão a tentar resolver conflitos internos com o que está acontecendo em seu mundo e que eles acham que deveria estar acontecendo.
Quando essas características são criticados por outras pessoas e retratados como negativos, crianças superdotadas aprendem a esconder os seus dons, que é um grande custo para a criança.
Perfeccionismo
Conduzir nossos filhos altamente excitáveis para desempenho perfeito é o lugar onde sua intensidade intelectual se cruza com o seu desenvolvimento emocional.
A busca saudável de excelência significa fazer o melhor que pode com o tempo e as ferramentas que você tem, e depois seguir em frente. Perfeccionismo doentio deixa um continuamente insatisfeito, como o trabalho nunca é "suficientemente bom".
Um número significativo de crianças superdotadas, talvez até 20% sofrem de perfeccionismo na medida em que é cria problemas para eles.
Desafios emocional de crianças superdotadas
É importante notar que, com crianças que estão enfrentando crises, um plano de acção global é aconselhada e ajuda profissional pode ser necessária.
O que estou sugerindo aqui, não são intervenções para usar quando há problemas graves, mas sim, estratégias criativas que têm impacto sobre a modulação dos desafios com crianças superdotadas que pode ser integrado no currículo atual e estrutura da sala de aula.
Isto pode soar incomum a princípio, para usar as estratégias adequadas para aumentar a criatividade para modular os desafios sociais, emocionais e motivacionais das crianças superdotadas, mas acho que você vai ver que faz sentido. Com todas as necessidades concorrentes em seu tempo, eu acho que é melhor para multi-tarefa quando você puder.
Entre esses desafios são: perfeccionismo, intensidade e estress.
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