Por Ricardo Monteiro,
http://www.unifuturo.net/bom-dia-hoje-queremos-falar-sobre-a-mente-dos-sobredotados
O funcionamento intelectual da criança superdotada passa por uma primeira etapa de precocidade. A criança começa a revelar um ritmo de desenvolvimento mais acelerado, a demonstrar um maior número de recursos do que as outras crianças e também habilidades e capacidades próprias de pessoas de mais idade.
O sistema de processamento da informação do superdotado caracteriza-se por uma interação entre todos os recursos intelectuais de que está dotado e uma organização bastante rica e complexa das capacidades cognitivas. Isto lhe permite atingir uma maior qualidade nas representações mentais o que o leva a uma resolução mais eficaz dos problemas.
Com efeito, o superdotado possui uma base de dados mais rica em conhecimentos gerais e estratégias meta cognitivas mais maduras do que as observadas nos outros sujeitos da mesma idade.
Isto nos leva a considerar a configuração intelectual do superdotado como muito interessante e diferente do resto das crianças, pois lhe possibilita uma produção eficaz em qualquer âmbito ou atividade assim como dispor de múltiplos recursos que lhe permitem uma ação combinada daquelas, ou seja, estratégias complexas para solucionar problemas complexos.
Em concreto existem cinco componentes fundamentais no sistema de processamento da informação no superdotado:
- processos cognitivos elementares : os superdotados estão dotados de uma memória de trabalho mais eficaz do que os restantes indivíduos, o que lhes permite resolver problemas complexos que requerem atenção simultânea para integrar informações diferentes de maneira mais eficaz ;
- conhecimentos : as ações levadas a cabo por estas crianças provêm do facto de possuírem um mais amplo conjunto de conhecimentos e uma melhor organização mental destes ;
- processos de automatização: estes processos estão formados por sistemas de descodificação/interpretação que funcionam de maneira quase automática e, por conseguinte, permitem libertar trabalho da atenção consciente que assim pode fixar-se melhor noutros aspectos dos problemas que analisam e integrar mais informações ;
- processos meta cognitivos: entende-se por meta cognição a capacidade que temos de auto regular a própria aprendizagem, isto é, decidir que estratégias devemos utilizar para cada situação, aplicá-las, controlar o processo, avaliá-lo para detectar possíveis falhas e em consequência transferir tudo aquilo para uma nova atuação. A meta cognição permite-nos conhecer o nosso próprio trabalho mental. Pois bem, o superdotado caracteriza-se por possuir funções meta cognitivas superiores, o que provoca, por um lado, que empregue mais tempo a planificar e a sistematizar um problema e, por outro, seja capaz de resolvê-lo de forma mais eficaz que as restantes pessoas ;
- ritmo de aprendizagem : nos sujeitos superdotados este é superior à média, devido ao elevado nível de gestão dos recursos cognitivos vinculados através da aquisição de informação, pois a sua elevada capacidade verbal unida a uma memória também bastante notável faz com que, mediante a organização lógica destes elementos, o ritmo de aprendizagem seja francamente mais rápida. Estes recursos também se dão, sobretudo, nos chamados talentos acadêmicos, que é um tipo de talento complexo, pois nele se destacam a atitude verbal, o raciocínio lógico e a gestão da memória.
Muito legal entender como é diferente esta questão do ritmo de aprendizagem e esses processos que ocorrem com estas crianças. Fica claro de entender porque se entediam facilmente. Excelente Cláudia, parabéns!
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