Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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segunda-feira, 14 de março de 2011

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Extraído do site : http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/teoria-das-inteligencias/32673/


A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) trouxe um novo conceito para inteligência.

Numa visão tradicional, a inteligência é definida operacionalmente como sendo a capacidade de responder a itens de inteligência.

A teoria de IM amplia este conceito que passa a ser o de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural (GARDNER, 1995). A capacidade de resolver problemas permite à pessoa abordar uma situação em que um objetivo deve ser atingido e localizar a rota adequada para esse objetivo.

A criação de um produto cultural é crucial nessa função, na medida em que captura e transmite o conhecimento ou expressa as opiniões ou sentimentos da pessoa.

Para Antunes (2001), considerando a maneira como a mente humana trabalha a cognição, a divisão entre várias inteligências tem na verdade um valor classificatório, uma referência didática. Esta afirmação fundamenta-se no fato de que, ao realizarmos uma atividade, não estaremos utilizando uma inteligência apenas e sim, várias delas, que estarão trabalhando e interagindo simultaneamente.

Neste mesmo sentido, Gardner (1995) afirma que vários papéis sociais não dependem apenas de uma única inteligência e exemplifica ao relacionar que ao dançar a pessoa utiliza-se das inteligências cinestésico-corporal, musical, interpessoal e espacial em graus variados. Ele ensina também que a política depende de capacidades lingüísticas, interpessoal e certa lógica.

Assim, objetivando melhor compreender cada uma das inteligências, segundo classificação de Gardner (1995), é que na seqüência, abordaremos suas principais características:


Inteligência Lógico-matemática: esta inteligência, consiste na competência individual em desenvolver e/ou acompanhar cadeias de raciocínios, resolver problemas lógicos e lidar bem com cálculos e números. Possibilita calcular, quantificar, considerar proposições e hipóteses e realizar operações matemáticas complexas. Matemáticos, cientistas, contadores, engenheiros, programadores de computação entre outros, apresentam esta inteligência mais desenvolvida.

Inteligência Lingüística: esta inteligência apresenta a capacidade de lidar bem com a linguagem tanto verbal quanto escrita. Consiste em pensar com palavras, e utilizar a linguagem para expressar e avaliar significados complexos. São bons exemplos desta inteligência os escritores, oradores, políticos, locutores, professores, bem como poetas, autores, jornalistas etc.

Inteligência Sonoro-musical : a capacidade de interpretar, escrever, ler e expressar-se pela música, constituem seus atributos principais. Ela evidencia-se em pessoas que possuem uma sensibilidade para a entoação, a melodia, o ritmo e o tom. Compositores, cantores, maestros, instrumentistas e também ouvintes sensíveis demonstram essa inteligência com mais freqüência.

Inteligência Cinestésico-corporal : a perfeita forma de expressão corporal, a resolução de determinado problema por meio de movimentos do corpo e a elaboração de produtos utilizando o corpo inteiro, ou partes dele, são as características principais desta inteligência. Ela permite que a pessoa manipule objetos e sintonize habilidades físicas. Habitualmente, dançarinos, atletas, cirurgiões, artesãos, mímicos entre outros apresentam esta inteligência mais desenvolvida.

Inteligência Espacial : esta inteligência identifica as capacidades de formar um modelo mental de um mundo espacial, bem como, de manobrar e operar utilizando esse modelo. Instiga o pensar tridimensional, desenvolvendo, desta forma, grande percepção e relacionamento com o espaço. Marinheiros, engenheiros, pintores e arquitetos são alguns exemplos de pessoas que normalmente possuem uma inteligência espacial bem desenvolvida.

Inteligência Interpessoal : a capacidade de compreender outras pessoas, o que as motiva, como trabalham e desta maneira interagir efetivamente com elas, constitui-se num dos atributos principais das pessoas que possuem esta inteligência mais apurada. Professores bem-sucedidos, vendedores, políticos, terapeutas, assistentes sociais e líderes religiosos, provavelmente são pessoas com altos graus de inteligência interpessoal.

Inteligência Intrapessoal : esta inteligência consiste na capacidade para construir uma percepção acurada e verídica de si mesmo, utilizando esse conhecimento para operar efetivamente na vida, planejando-a e direcionando-a. Exemplificando esta inteligência, estão pessoas que se especializam como teólogos, psicólogos e filósofos.

Inteligência Naturalista : observar padrões na natureza, identificando e classificando objetos e compreendendo os sistemas naturais e aqueles criados pelo homem, são características das pessoas que possuem esta inteligência mais aflorada. Como exemplo podemos citar os biólogos, botânicos e principalmente os ecologistas.

Em algum nível básico cada inteligência se manifesta, independente da educação ou apoio cultural. Desta maneira, todos possuem certas capacidades essenciais de cada uma das inteligências (GARDNER, 1995).

Nesta linha de pensamento, Armstrong (2001) menciona a possibilidade que a maioria das pessoas tem para desenvolver as suas inteligências em um nível de maestria relativamente competente.

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