Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Do que eu considero uma boa avaliação

Falo, aqui, com base em experiências que eu tive tanto nas avaliações que os meus dois filhos fizeram, como também em vários e-mails e mensagens que tenho recebido, de pessoas que tiveram seus filhos avaliados, por vários profissionais e o que estas pessoas acharam da avaliação pelas quais seus filhos passaram.

Algumas pessoas, que tiveram seus filhos avaliados por profissionais, que não são especialistas na área de superdotação, mas, meros psicólogos, neurologistas, médicos, ou profissionais qualquer outra área "terapêutica", sentiram-se frustradas depois da avaliação.

Frustradas porque, não só não conseguiram resolver os problemas acadêmicos da criança, na escola, como também descobriram, mais tarde que seus filhos apresentam questões emocionais sérias que deveriam ter sido atentadas na avaliação.

Desconfiem da avaliação que é feita num único dia ; em poucas horas.

Desconfiem da avaliação, que não avalia o lado emocional da criança, mas, somente conhecimentos pedagógicos.

No meu ponto de vista, a avaliação surte o seu efeito desejado, não só com a entrega de um laudo, em que se ateste as habilidades da criança, mas, também quando ela retrata como está o estado emocional da criança, quando avaliada.

Desconfiem de laudos que indiquem a aceleração de série, como proposta pedagógica, sem atentar para o lado emocional da criança, pois, de nada vai adiantar pensar somente no pedagógico, se esta criança, no futuro não estiver bem emocional (consigo mesma) ou socialmente (com os seus pares).

Pensem, com carinho, no laudo que não considera, naquele momento, a aceleração de série como melhor proposta pedagógica, para a criança superdotada, por conta do estado emocional da criança.

Confiem no laudo que, depois de avaliar o estado emocional da criança, atesta a sua superdotação e aponta que, apesar da criança apresentar algumas questões emocionais que precisam ser tratadas (em terapia ou fora dela, dependendo do caso), ainda assim, a aceleração de série é a melhor coisa.

E, fiquem seguros, quando se depararem com um laudo que, depois de rastrear o emocional da criança, com tempo necessário, atesta a sua superdotação e indica a aceleração de série como proposta pedagógica.

Acreditem, mais ainda, quando a própria escola de seus filhos, atenta para as habilidades que seu filho possui e confia na capacidade dele de se superar em série avançada, acreditando que ele não terá problemas emocionais, se isto acontecer. Isto já é um dos maiores indicativos. Mas, também, não neguem, se a escola chamar-lhes a atenção, para uma questão emocional que a criança esteja apresentando, naquele momento.

Infelizmente, tenho recebido vários e-mails e mensagens de pais que tiveram seus filhos avaliados por pessoas que não levam em consideração o aspecto emocional da criança, quando da avaliação. Estes pais pedem ajuda, pois além de terem o problema acadêmico ou pedagógico, para resolver, acabam percebendo que o problema maior está no emocional dela. Por vezes, esta descoberta é muito mais dolorosa aos pais do que às crianças.

Mas, isto tudo pode ser evitado, quando o laudo é feito de maneira criteriosa e sensata. Por isto é que os avaliadores precisam de algumas sessões para que isto aconteça. A avaliação de uma criança superdotada deve ser feita com calma e com tempo.

Quem precisar de indicação de um profissional, por favor, entre em contato comigo, que eu posso indicar o profissional mais adequado, no Estado em que a pessoa mora (com algumas raras exceções, que vão precisar se deslocar para o Estado vizinho). Aqui em São Paulo, pelo menos, posso afirmar que existe atendimento de qualidade, com profissionais competentes e, dentro das possibilidades financeiras que a pessoa puder arcar.

Este é um apelo que eu faço, para evitar que vocês pais, que procuram por uma avaliação em seus filhos, possivelmente superdotados, evitem cair na armadilha de uma má avaliação, que possa vir a causar transtornos e danos emocionais, tanto para a criança, quanto para os seus pais.

7 comentários:

  1. Acho interessante como hoje em dia qualquer um pode se auto intitular terapeuta, especialista e outras coisas semelhantes.alguns chegam ao ponto de ministrar CURSOS que parecem ser a oitava maravilha do planeta.Vejam vcs um profissional de gabarito estuda como louco, faz pós graduaçao ,mestrado e até doutorado. aí vem um cidadao formado e um curso qualquer que nao tem nada a ver c/ qualquer tipo de terapia faz um cursinho de fundo de quintal .e diz eu sou "terapeuta especialista"GENTE VAMOS ACORDAR.

    ResponderExcluir
  2. ANONIMO, CONCORDO EM GENERO ,NUMERO E GRAU,EU NAO SOU CONTRA PESSOAS QUE PROCURAM SERVIÇOS ALTERNATIVOS.EU SOU CONTRA MISTURAR PESSOAS QUE SAO REALMENTE FORMADAS NESSAS ESPECIALIDADES C/ PESSOAS QUE ESPECULAM.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cláudia, gostaria de receber indicação de um bom profissional para avaliar meu filho. Sou de São Paulo - capital, tenho um flho de 4 anos que está me deixando preocupada em relação ao seu desenvolvimento emocional. Ele tem um excelente vocabulário, lê desde os 3 anos, tem interesses bem diferentes dos seus colegas de escola e está começando a perder o interesse pelas atividades escolares.Meu e-mail é recelsan@terra.com.br. Obrigada Regina

    ResponderExcluir
  4. Regina. Já respondi o seu comentário e lhe enviei um e-mail com a indicação de uma profissional. Vc recebeu ?

    ResponderExcluir
  5. claudia, muito sensatas e oportunas suas considerações. você tem razão em alertar os pais para avaliações apressadas e/ou parciais, que parecem chegar sempre ao mesmo resultado, independente das diferenças profundas que existem entre uma criança e outra.

    ResponderExcluir
  6. Cláudia, sou coordenadora pedagógica de um colégio particular (interior de São Paulo) e observo o desenvolvimento de uma aluna do 1º ano desde seu percurso pela Ed. Infantil. Sempre foi acima da média em todos os aspectos: oralidade, coordenação motora, liderança positiva, facilidade de relacionamento, desinibida para dramatizações, memorização fantástica, com habilidade de leitura além do esperado e escrita ortograficamente correta. Diz que quando crescer quer ser "escritora"..rsrsr
    Gostaria de sugestões de profissionais para uma avaliação. Meu e-mail infantil@colegioconvivio.com.br. Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  7. Cláudia, sou coordenadora pedagógica de um colégio particular (interior de São Paulo) e observo o desenvolvimento de uma aluna do 1º ano desde seu percurso pela Ed. Infantil. Sempre foi acima da média em todos os aspectos: oralidade, coordenação motora, liderança positiva, facilidade de relacionamento, desinibida para dramatizações, memorização fantástica, com habilidade de leitura além do esperado e escrita ortograficamente correta. Diz que quando crescer quer ser "escritora"..rsrsr
    Gostaria de sugestões de profissionais para uma avaliação. Meu e-mail infantil@colegioconvivio.com.br. Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir