Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

quarta-feira, 31 de março de 2010

Quando eles colocam o conteúdo aprendido em prática..

Ontem foi uma das festas religiosas mais importantes da nossa religião. A nossa Páscoa, tem um sentido bem religioso. A crianças, todos os anos, estudam muito sobre a importância desta feita, que é cheia de detalhes e músicas em hebraico.

O Rafa incorporou o espírito da festa. Fez questão de conduzir toda a reza. Queria ler (em português) toda a história sobre a festa, para os meus 16 convidados. E toda hora que tinha uma parte que ele lia, que ele tinha aprendido algo na escola, ele fazia a observação dele, super pertinente.. um fofo.. fez o maior sucesso..

Ao vê-lo querer participar com tanta empolgação da festa, lembrei na hora, da observação que a Ada, da Associação Paulista de Altas Habildiades e Superdotação fez, ao identificar a superdotação do Rafa.

O superdotado não é aquele que fica decorando capitais ou, bandeiras, para ir aos programas de tv impressionar a todos com a sua memória.Nem toda crianças que tem uma boa memória é uma criança superdotada. Uma memória fenomenal é indício de superdotação, mas não é um requisito imprescindível. Meus dois filhos possuem memória de elefante. Se eles me dizem que viram ou ouviram uma coisa, que eu ainda não vi ou não ouvi, aprendi com o tempo que não vale à pena discordar. Eles sempre vão estar certos..rs..


Debora, desde pequeninha (um ano e pouco, dois anos), tinha, em seus relatórios escolares, que ela fazia reconto com riquezas de detalhes. Não ouse perguntar uma coisa para ela, que ela quer contar, porque ela vai falar sobre aquilo por horas, tamanha é a precisão dos fatos e detalhes sobre o que lhe foi perguntado, que quando isto acontece, eu até me arrependo de ter perguntado..rs.

O Rafa também, não deixa barato e sempre se lembra dos fatos, lembrando, com exatidão, tudo aquilo que aconteceu no dia daquele fato.. Isto sem contar a memória musical, que é impressionante. Se ele ouve uma música. Ele nunca mais a esquece e, basta ouvi-la uma vez, para ele já sair cantando, ou tirando a letra no teclado ou no violão. Isto é a memória musical.

Contudo, como eu disse, boa memória não é sinônimo de superdotação. A importância da superdotação é saber o que aquela criança faz com o conhecimento adquirido. É saber usar aquilo que ele leu, ouviu ou aprendeu na situação específica e apropriada. Ontem, tive uma prova disto.
O Rafa teve aulas de religião e cultura judaica. Absorveu um bom conteúdo sobre as festas. No momento oportuno, ele demonstrou os seus conhecimento adquiridos durante as aulas, fazendo relatos com riqueza de detalhes e de uma forma super articulada. Esta é a diferença entre as crianças superdotadas.
Fiquei pensando, na hora, como aqueles pensamentos tão concatenados entraram naquela cabecinha e como ele conseguiu articular de forma tão impressionante os seus conhecimentos ?
A mesma coisa se aplica a qualquer outro campo do conhecimento destas crianças... parecem uma esponja de conhecimentos..Nestas horas, ficamos muito orgulhosos de termos filhos assim !!!

4 comentários:

  1. Oi Claudia! Realmente, estas crianças nos deixam orgulhosas quando mostram o que sabem! Esses dias, meu marido com problemas na empresa, correndo para entregar um serviço e o Italo me sai com esta: papai, se todos ajudarem, vocês vão conseguir terminar muito mais rápido! Por que vc não chama todos para ajudar?
    Meu marido ficou estático, sem saber o que responder...

    ResponderExcluir
  2. Seja benvinda, Vivi ! O Italo será um grande empreendedor !..rs

    ResponderExcluir
  3. Interessante seu post, pois a maioria das pessoas brilhantes/superdotadas que conheço são extremamente céticas em relação a religião. Obrigada por dividir conosco suas experiência com seus filhos.

    ResponderExcluir
  4. Sandra. Se vc se interessa pelo tema, verá que assuntos como este são compartilhados no meu grupo do Facebook, chamado " Mãe de Crianças Superdotadas". O grupo é formado por pais de crianças SD, especialistas, professores, SD e pessoas interessadas neste tema. O grupo é fechado e privado, para maior privacidade de seus membros. Espero você lá !

    ResponderExcluir