NÍVEIS DE SUPERDOTAÇÃO
O potencial, as habilidades, a capacidade, a destreza ou a aptidão podem ser encontradas em vários níveis de competência e desenvolvimento. Da mesma forma, a superdotação pode ser escalonada em vários estágios, pois a inteligência superior não é estática. Ela está presente em um movimento de construção contínua. Os padrões estabelecidos para separar os níveis da superdotação, na maioria das vezes, são baseados na pontuação alcançada nos testes formais de inteligência. Como os testes avaliam apenas alguns aspectos intelectuais e de desempenho, os escores alcançados não significam todas as habilidades. Há outros aspectos no desenvolvimento avançado de cada criança. Os avaliadores normalmente usam classificações para istuar os escores alcançados.
Da mesma forma que não existe consenso a respeito de uma conceituação para a superdotação, isso também nao acontece em relação às denominações para os seus níveis. Os termos encontrados nos manuais dos testes não se mostram esclarecedores e, para essa finalidade, os mais usados são : brilhante / levemente superdotado (115-129) ; moderamente superdotado (130 - 144) ; altamente superdotados (145-159) ; excepecionalmente superdotados (160 ou +) e profundamente superdotado (175 +)
Os escores nos testes padronizados de QI não são indicadores absolutos. Esses instrumento foram concebidos para medir o desempenho de pessoas brancas e da classe média de países desenvolvidos, uma realidade bem distante da nossa. Testes padrão medem algumas áreas da inteligência e não a totalidade. Garrincha, atleta brilhante, quase foi cortado da seleção brasileira, porque foi classificado como débil mental em um teste de QI. Alguns gênios da humanidade também tiveram dificuldades nas áreas medidas por esses testes (linguística, lógico-matemátic e espacial) o que comprova o equívoco deste mito. Inteligência e desempenho (ou execução) têm significaos diferentes ; avaliar inteligência não é o mesmo que avaliar conhecimento. Um teste de inteligência mede o potencial de forma ampla, especificamente em algumas áreas de habildiade, e testes de execução medem como o indivíduo expressa o que aprendeu dentro daquela área limitada.
Como a ciência é processo em constante desenvolvimento, pesquisadores defendem que as capacidades intelectuais devem ser medidas separadamente e que um único resultado não pode representar o desempenho das diferentes habilidades e a real capacidade de um indivíduo. O conjunto de fatores que compõem a inteligência humanda é de natureza muito diversa. Pode se referir tanto memorização, quanto à imaginação ; tanto à dedução, possibilidade de encontrar as respostas ; tanto à emoção, quanto ao dominínio de si mesmo. E, segundo cada cultura, os vários aspectos da atividade intelectual têm valorização diferente.
O blog traz artigos e informações por uma advogada Especialista em Direito Educacional, Pós-Graduada em Neurociência, Psicologia Aplicada. É palestrante, professora e autora de livros e artigos sobre estes temas. Sócia Fundadora do Instituto 2e. Autora dos Livros: Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Ed. Juruá. Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação. Ed. Hogrefe. E-book: Formas de Atendimento e a legislação aplicável aos alunos com Superdotação e a Dupla Excepcionalidade". Eduzz
Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim
https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share
OI, CLAUDIA,ADOORARIA QUE VC EXPLICASSE UM POUCO.DA DIFERENÇA ENTRE O SUPERDOTADO CLASSICO ,ACADEMICO E O SUPERDOTADO ESPACIAL VISUAL,POIS JA LI MUITO SOBRE ISSO,MAS CONFESSO Q/ NAO ENTENDI DIREITO.UM BJ, PARABENS.
ResponderExcluirMarta. Não existe superdotado clássico.
ResponderExcluirCom relação à superdotação espacial, vc está se referindo às categorias de inteligências listadas por Howard Gardner, em sua teoria das múltiplas inteligências, aonde elenca oito inteligências autônomas e relativamente independentes, cada qual com a sua linguagem própria, seus símbolos, seus processos.
A inteligência espacial é uma destas inteligências e é aquela que responde pela capacidade de percepção viso-espacial que traz contribuições para a arte ; assim como para a ciência, em campos que requerem acuidade visual, memória e projeções (essenciais para os navegadores e pilotos) ; bem como em áreas mais restritas, importantes em certos jogos, profissões e algumas formas de expressao artística. O sentido da visão, tanto externa como interna, permite que a pessoa perceba, recrie, transforme ou modifique imagens. Dominante em arquitetos, desenhistas, artistas gráficos, cartógrafos, desenhistas industriais, cenógrafos, cirurgiões, enxadristas, praticantes de games e jogos virtuais e, artistas plásticos.
Superdotado é o indivíduo que apresenta uma ou mais área de habilidades ou talentos, com traços consistentemente superiores em relação a uma média (idade, produção, série escolar, etc.), em qualquer campo do saber ou do fazer.
No Brasil, as crianças que apresentem notável desempenho e/ou elevada potencialidade, em qualquer dos aspectos a seguir apresentados - isolados ou combinados - são considerados superdotados (acho que é aí, que entra aquele que vc considera como clássico), ou talentosos.
- capacidade intelectual geral.
- aptidão acadêmica específica .
- pensamento criador ou produtivo.
- capacidade de liderança.
- talento especial para artes visuais, artes dramáticas e música
- capacidade psicomotora.
Habilidade intelectual geral : essa categoria inclui indivíduos que desmontram características tais como curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidades para abstrair, atitudes de questionamento e habilidades de pensamentos associativo.
Apresenta flexibilidade e fluência de pensamentos, capacidade de pensamentos abstrato para fazer associações ; produção ideativa ; julgamento crítico; independência e rapidez de pensamento ; elevada compreensão e memória ; capacidade de resolver e lidar com problemas.
Talentoso acadêmico : inclui os alunos que apresentam um desempenho excepcional na escola, que se apresentam muito bem em testes de conhecimentos e demonstram altas habilidade para as tarefas acadêmicas.
Evidencia aptidão acadêmica específica, atenção, concentração, rapidez de aprendizagem, boa memória, interesse e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse ; habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento ; capacidade de produção acadêmica.
- Habilidade de pensamento criativo e produtivo : inclui estudantes que apresentam idéias originais e divergente, habilidade para elaborar e desenbolver suas idéias originais, bem como são capazes de perceber muitas formas diferentes em um determinado tópico.
- Liderança : inclui aqueles estudantes que emergem como líderes sociais ou acadêmicos de um grupo.
- Artes visuais, cênicas e música : engloba os alunos que apresentam habilidades para pintura, escultura, desenho, filmagem, dança, canto, teatro e para tocar instrumentos musicais.
- Habilidades psicomotoras : engloba aqueles estudantes que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas, necessárias para determinadas taregas e habilidade mecânicas
TA VENDO,COMO LI MUITO MAS NAO TINHA ENTENDIDO DIREITO.O QUE QUIS DIZER,SUPERDOTADOS C/ INTELIGENCIAS COMBINADAS E NAO CLSSICO.OBRIGADA POR ESCLARECER.
ResponderExcluirÉ comum acontecer de um alto habilidoso possuir mais de uma habilidade.
ResponderExcluirO que é realmente um superdotado Acadêmico???
ResponderExcluirFormadora da EDUCAÇÃO ESPECIAL e
PROFESSORA DA SALA DE RECURSO
Pedro Afonso- To
O que é um superdotado acadêmico???
ResponderExcluirFormadora da Educação Especial e Professora
da sala de Recurso
Pedro Afonso- To
Olá,
ResponderExcluirTenho um bebê de 1 ano e 2 meses e ele faz algumas coisas que não sei se são normais p/ a idade pq não lembro e ter visto outras crianças de sua idade fazer....por exemplo, ele abre garrafas e potes de tampas de rosca desde os 11 meses, abre portas, pega a caneta como um adulto, abre fechos de bolsas e roupas. Na escola as professoras dizem que ele é muito mais desenvolvido do que as crianças mais velhas que ele...ele sobe e desce degraus, coloca as mãos no chão para defender o rosto quando cai etc...como muitas pessoas começaram a dizer que ele é muito esperto para a idade resolvi procurar ajuda para saber se ele é realmente diferente ou simplesmente mais estimulado.
Olá, Pedro Toledo. A superdotação acadêmica “é o tipo mais facilmente mensurado pelos testes padronizados de capacidade e, desta forma, o tipo mais convenientemente utilizado para selecionar alunos para os programas especiais” (RENZULLI, 2004, p. 82). Os alunos que são superdotados academicamente, na maioria das vezes, apresentam um rendimento acima da média nas áreas mais valorizadas pela escola, a matemática e o português.
ResponderExcluirSobre esse assunto, Renzulli (2004, p. 82) afirma que: “[...] são exatamente os tipos de capacidades mais valorizadas nas situações de aprendizagem escolar tradicional, que focalizam as habilidades analíticas em lugar das habilidades criativas ou práticas”.
Diante disso, a superdotação acadêmica manifesta-se em diferentes graus e pode ser facilmente identificada pelos testes padronizados de inteligência. Mas, segundo Renzulli, há que se atentar para o fato de que esse indício, o alto escore em testes de QI, não predispõe o aluno a obter sucesso escolar.
Olá, Márcia. Desculpa que só respondi, agora, o seu comentário. Estava com problemas na recepção dos comentário, no blog. Mas, agora já está normalizado. Por enquanto, ainda é cedo para se falar em superdotação, porque o seu filho é muito novinho, para ser submetido a algum diagnóstico. Pode acontecer de uma criança superdotada, nesta fase, já reconhecer o alfabeto, os números, falar muitas frases, apresentar boa memória, ou não. Veja quais outras coisas neste sentido o seu filho já faz. Mas, ele pode também não fazer estas coisas e também ser superdotado. Continue analisando o seu filho e me diga de onde você é. Na idade certa, por volta dos 4, 5 anos, se você ainda mantiver esta suspeita, seu filho já estiver alfabetizado, etc.. seria legal você levá-lo para fazer uma avalição. Aguardo seu retorno !!!
ResponderExcluirOlá! Tenho duvidas se minha filha é só mais esperta que outras crianças da mesma idade...
ResponderExcluirCom 1 ano e 3 meses ela sabia soletrar o abecedário todo e contar até 10 em portugues e japones, sabia as palavras basicas nas 2 linguas e fazia a tradução, com 2 anos e 3 meses ela identificava todas as letras e tbm escrevia a maioria delas e aos 3 anos fazia contas de soma e subtração com numeros menor que 10. Agora entrou na natação e em 2 meses nada 2 estilos sem auxilio de bóias, será que é superdotada? Ou só mais esperta que outras da mesma idade?
Obrigada e parabens pelo blog!
Olá Rosana, gostaria de saber se você obteve resposta da sua pergunta sobre sua filha com altas habilidades, sou professora e estou suspeitando que doas meus alunos seja superdotado.
ResponderExcluirNubia, a pergunta feita pela Rosana e de 2013. Sugiro que você encaminhe seus alunos que tenham suspeita de superdotação para uma avaliação neuropsicológica. A avaliação a ser feita por um neuropsicólogo, que é um psicólogo especialista em neuropsicologia será importante não só para identificar possível superdotação, como também para apurar se há outras condições que co-existam com a superdotação, o que pode acontecer, com frequência. É o que chamamos de diagnóstico diferencial. Se você quiser me dizer de qual cidade e Estado você é, posso , talvez, conhecer algum profissional para lhe indicar.
Excluir