Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 21 de março de 2010

Diagnósticos Equivocados

Muitas crianças superdotadas estão sendo erroneamente diagnosticadas por psicólogos, psiquiatras, neuro-pediatras e outros profissionais da saúde. Esses diagnósticos, que estão se tornando frequentes, derivam da falta de informação, entre os profissionais, sobre as características emocionais e sociais específicas de crianças superdotadas, as quais são assumidas como sintomas de patologias. É comum o professor conviver com crianças medicadas e rotuladas com o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH. Isso qunado não é o próprio professor que levanta a suspeita sem avaliar a seriedade que envolve sua atitude. Diagnósticos devem ser feitos SOMENTE POR PROFISSIONAIS HABILITADOS e o TDAH não é tão simples de diagnosticar.


A letra feia é constantemente usada como um indicador de distúrbio de aprendizagem. Porém, muitas e talvez a maioria das crianças superdotadas apresentam uma caligrafia feia. Normalemtne, isso simplesmente representa que seu pensamento vai tão mais rápido do que as mãos podem se mover e que vÇeem pouco significado em fazer da caligrafia um tiupo de arte, quando seu principal propósito é a comunicação.

2 comentários:

  1. Gostei!
    A minha caligrafia é péssima..rsrs!

    ResponderExcluir
  2. A minha também é, mas eu não sou PAH..rs.. Antigamente, ela era linda.. mas, depois da faculdade, piorou...A do Rafa, também, não é lá mil maravilhas. Nada que o computador não resolva, certo ?

    ResponderExcluir