Quem garante a sala de recursos, o profissional de apoio e as adaptações?
No vídeo, explico:
Se a escola não tem sala de recursos, a rede deve remanejar para a unidade mais próxima que tenha e atender o aluno.
“É só diretriz, não é lei” não procede quando falamos de CF/88, LBI e LDB: inclusão é obrigação institucional.
Há lacunas na formação do profissional de apoio; isso não autoriza atendimento precário. Registre e acione a Secretaria/MP quando necessário.
PEI (plano de ensino individualizado) é caminho para permanência e aprendizagem.
Dupla excepcionalidade e TDAH: garantem adaptações (tempo ampliado, formato de prova, ambiente reduzido etc.) conforme indicação técnica e normas locais.
📌 Quando a via administrativa falha, Ministério Público e Judiciário podem assegurar o direito.
📲 siga-me para conteúdos práticos sobre inclusão escolar e direitos educacionais.
#direitoeducacional #educacaoinclusiva #saladerecursos #professordeapoio #pei #tea #tdah #duplaexcepcionalidade #claudiahakim
No vídeo, explico:
Se a escola não tem sala de recursos, a rede deve remanejar para a unidade mais próxima que tenha e atender o aluno.
“É só diretriz, não é lei” não procede quando falamos de CF/88, LBI e LDB: inclusão é obrigação institucional.
Há lacunas na formação do profissional de apoio; isso não autoriza atendimento precário. Registre e acione a Secretaria/MP quando necessário.
PEI (plano de ensino individualizado) é caminho para permanência e aprendizagem.
Dupla excepcionalidade e TDAH: garantem adaptações (tempo ampliado, formato de prova, ambiente reduzido etc.) conforme indicação técnica e normas locais.
📌 Quando a via administrativa falha, Ministério Público e Judiciário podem assegurar o direito.
📲 siga-me para conteúdos práticos sobre inclusão escolar e direitos educacionais.
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