Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 10 de agosto de 2025

10 de Agosto – Dia Internacional da Superdotação! Você sabe Como Lidar com ela?


Muitas vezes, associamos superdotação a gênios excêntricos, que só tiram nota 10, decoram tudo ou fazem cálculos mirabolantes. No entanto, a realidade é que os superdotados estão muito mais perto de nós do que imaginamos! Estima-se que representem entre 2% e 5% da população.

Infelizmente, muitos deles não são identificados por falta de conhecimento dos profissionais responsáveis pelo reconhecimento, o que faz com que passem despercebidos na escola, em consultórios e até mesmo em casa.

Importante destacar que a superdotação não é uma doença ou transtorno, mas um constructo psicológico que representa habilidades muito superiores em uma ou mais áreas do saber, quando comparadas a indivíduos da mesma idade e contexto.

Para ajudar a esclarecer este tema, eu, Dra. Claudia Hakim, junto com a Dra. Patrícia Rzezak e a Dra. Marina Halpern-Chalom, escrevemos o livro:

📚 “Como Lidar com as Altas Habilidades / Superdotação: Guia Prático Para Interessados, Profissionais da Educação e Saúde, e Familiares” (Editora Hogrefe, 2024).

Neste livro, desmistificamos mitos, explicamos como identificar superdotados, mostramos estratégias que podem auxiliar nas escolas, nos consultórios 🩺 e em casa, além de esclarecer seus direitos. Também apresentamos características comuns do ponto de vista da aprendizagem 📘 e aspectos emocionais, bem como possíveis impactos nas relações sociais, familiares e escolares.

Nosso objetivo foi reunir, em um único lugar, um panorama completo sobre as altas habilidades/superdotação para que o leitor seja capaz de reconhecer um superdotado e saiba o que pode ser feito para que essas pessoas desenvolvam seu potencial da melhor forma possível.

Este guia foi pensado especialmente para ajudar pais, professores, profissionais da saúde e educadores a compreender e lidar com crianças e adolescentes que possuem altas habilidades/superdotação.

Nosso compromisso é que, juntos, possamos reconhecer, apoiar e garantir o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação!

No Dia Internacional da Superdotação, celebramos a importância de reconhecer, apoiar e incluir as pessoas com superdotação, valorizando suas diferenças para que possam crescer e transformar o mundo ao seu redor.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário