A Importância da Reavaliação Neuropsicológica em Casos de Superdotação e Aceleração de Série
Recentemente, fiz um post nas redes sociais falando sobre a necessidade de uma reavaliação neuropsicológica em determinados casos. Recebi muitas perguntas sobre o tema, por isso resolvi esclarecer aqui, com mais detalhes.
O caso que exemplifiquei foi o seguinte: uma criança que havia sido avaliada aos quatro anos de idade e, aos sete anos, pretendia passar por um processo de aceleração de série.
Por que orientei a reavaliação?
A orientação para realizar uma nova avaliação neuropsicológica se baseou em alguns fatores importantes. Um deles é o fato de que uma avaliação realizada antes dos seis anos de idade não tem a mesma confiabilidade de uma avaliação feita após os seis anos.
Isso não significa que uma criança menor de seis anos, que tenha apresentado um perfil cognitivo compatível com altas habilidades/superdotação, não tenha direito ao atendimento educacional especializado. Pelo contrário: ela tem direito, sim, desde que isso esteja previsto na conclusão do seu laudo.
Por exemplo, uma criança avaliada com o teste SON-R, que é uma ferramenta de avaliação de inteligência utilizada para crianças pequenas, pode ter direito ao atendimento especializado, se o laudo indicar.
Quando a reavaliação é necessária?
A necessidade de uma nova avaliação se torna evidente especialmente quando há a intenção de solicitar uma aceleração de série. Isso porque essa decisão deve ser tomada considerando o momento atual da criança, levando em conta o seu desenvolvimento até aquele ponto.
A realidade de uma criança de quatro anos não é a mesma de uma criança de sete anos. Muitas mudanças podem ocorrer nesse intervalo de tempo. Pode ser que, aos quatro anos, ela estivesse em um nível de precocidade que justificasse uma aceleração, ou que, mesmo sem ter sido acelerada naquela época, agora, aos sete anos, essa decisão precise ser reanalisada com base em sua evolução.
Comparando instrumentos de avaliação
Outro ponto que muitas pessoas me perguntaram foi sobre a comparação entre o WISC-IV e o SON-R. Por que o WISC-IV é considerado mais completo e confiável?
A resposta é simples: a literatura científica respalda essa afirmação. Existem diversos artigos acadêmicos que demonstram a robustez e abrangência do WISC-IV, especialmente para crianças com mais de seis anos de idade.
Inclusive, estou indicando alguns desses artigos científicos nos comentários do post original para quem quiser aprofundar o estudo sobre o tema.
Conclusão
Cada caso é único e merece uma análise cuidadosa, técnica e baseada em evidências. Quando se trata de decisões como aceleração de série ou de direitos educacionais relacionados à superdotação e dupla excepcionalidade, é fundamental contar com uma avaliação atualizada e adequada ao momento de desenvolvimento da criança.
Claudia Hakim
OAB/SP 130.783
Advogada Especialista em Direito Educacional (USP)
Pós-Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada
Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade
**Contato: **claudiahakim@uol.com.br
Insta: @claudia_hakim
YouTube: Claudia Hakim - Superdotação e Direito Educacional
Autora dos livros:
Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação, Editora Hogrefe
Guia prático para interessados, profissionais da educação e saúde, e familiares
Claudia Hakim, Patricia Rzezak, Marina Halpern-Chalom
Descrição:
Este livro aborda as altas habilidades/superdotação de forma abrangente e prática. Ele fornece informações detalhadas sobre como identificar, apoiar e maximizar o potencial de crianças e jovens superdotados. Os autores, renomados especialistas na área, trazem uma visão clara e baseada em evidências sobre as características, necessidades e desafios enfrentados por essa população.
Este guia essencial foi desenvolvido para ajudar pais, professores, profissionais da saúde e educadores a entender e lidar com crianças e adolescentes que possuem altas habilidades ou superdotação.
Como adquirir:
O livro pode ser adquiridos nos seguintes sites:
Site: Valor do Conhecimento
Site: Amazon
Site: Submarino
Site: Martina Fontes
Livro de minha autoria (Claudia Hakim): Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Editora Juruá
Como adquirir: Site da Editora Juruá Editora - Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema, Claudia Hakim (http://jurua.com.br )
No site da Amazon: Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema | http://Amazon.com.br
Dentre outros livros desta área e temática, que escrevi.
Para saber sobre a legislação aplicável aos alunos superdotados, sugiro meu e-book:
“Formas de Atendimento e a legislação aplicável aos alunos com a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade”.
📢 Clique no link abaixo e garanta o seu 👇🏼
Este e-book oferece um guia completo para pais, educadores e profissionais da área da saúde sobre quais direitos e formas de atendimento são cabíveis a este público.
🔍 O que você vai encontrar:
Legislações aplicáveis ao tema;
Formas de atendimento educacional especializado para este público;
Estratégias eficazes para apoiar alunos com Altas Habilidades/Superdotação e a Dupla Excepcionalidade;
Conhecimento especializado: Insights de Claudia Hakim, especialista em Direito Educacional e Neurociências e Psicologia Aplicada.
Contato: claudiahakim@uol.com.br
Siga-me no Instagram: @claudia_hakim https://www.instagram.com/claudia_hakim/
Inscreva-se no meu canal de YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCAHsLO51Trs5TxERpwtailA
Blog: Mães de Crianças Superdotadas
Mães de Crianças Superdotadas (http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com )
Nenhum comentário:
Postar um comentário