Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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quinta-feira, 17 de abril de 2025

Os pais podem reivindicar que a criança, em fase de adaptação escolar, fique até o fim do horário de aula?

 


É possível que os responsáveis reivindiquem que a criança permaneça na escola até o final do horário regular de aula, muitas vezes devido a circunstâncias como estarem fora da cidade a trabalho, não terem outra pessoa disponível para buscar a criança antes do término do período ou estarem impossibilitados de sair de uma reunião profissional. Essas situações representam variáveis legítimas que podem impedir os pais de comparecer à escola, sem que isso configure negligência, mas sim um impedimento justificado.

Nesse sentido, é fundamental que a escola oriente, já no momento da efetivação da matrícula, sobre sua política referente à permanência da criança na instituição. É igualmente importante que a escola solicite que os pais forneçam mais de um contato autorizado para buscar o aluno em caso de emergência.

Por outro lado, a escola deve estar ciente de que, em situações excepcionais, os pais podem não conseguir buscar a criança no horário estabelecido. Assim, a instituição deve garantir que possui condições adequadas para acolher e supervisionar a criança até que os responsáveis consigam buscá-la.

E em caso de um acidente ou saúde que inspire maiores cuidados é preciso que a escola tenha meios de levar a criança a um pronto atendimento indicado pelos pais logo na efetivação da matrícula.

Em suma, embora não existam leis específicas que regulem detalhadamente o período de adaptação escolar, é essencial que haja uma parceria entre pais e instituições de ensino, pautada no diálogo e na cooperação, promovendo sempre o melhor interesse da criança.

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Claudia Hakim – OAB/SP 130.783

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Claudia Hakim

OAB/SP 130.783

Advogada Especialista em Direito Educacional (USP)

Pós-Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada

Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade

**Contato: **claudiahakim@uol.com.br

Insta: @‌claudia_hakim

YouTube: Claudia Hakim  - Superdotação e Direito Educacional

Autora dos livros:

  • Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação, Editora Hogrefe

  • Guia prático para interessados, profissionais da educação e saúde, e familiares

Claudia Hakim, Patricia Rzezak, Marina Halpern-Chalom

Descrição:

Este livro aborda as altas habilidades/superdotação de forma abrangente e prática. Ele fornece informações detalhadas sobre como identificar, apoiar e maximizar o potencial de crianças e jovens superdotados. Os autores, renomados especialistas na área, trazem uma visão clara e baseada em evidências sobre as características, necessidades e desafios enfrentados por essa população.

Este guia essencial foi desenvolvido para ajudar pais, professores, profissionais da saúde e educadores a entender e lidar com crianças e adolescentes que possuem altas habilidades ou superdotação.

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Como adquirir: Site da Editora Juruá Editora - Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema, Claudia Hakim (http://jurua.com.br )

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