Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

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terça-feira, 29 de abril de 2025

Alunos com Depressão, Ansiedade ou Outras Questões Emocionais Têm Direito à Adaptação Curricular e Apoio Pedagógico!


Alunos com Depressão, Ansiedade ou Outras Questões Emocionais Têm Direito à Adaptação Curricular e Apoio Pedagógico!


Embora a legislação educacional brasileira não traga explicitamente o direito à ADAPTAÇÃO CURRICULAR para alunos com DEPRESSÃO, ANSIEDADE, SÍNDROME DO PÂNICO ou DIFICULDADES EMOCIONAIS TEMPORÁRIAS, é possível fundamentar esse direito com base nos princípios de INCLUSÃO, IGUALDADE e PERMANÊNCIA ESCOLAR (EQUIDADE NO ENSINO) previstos na CONSTITUIÇÃO FEDERAL, na LDB, no ECA e em outras normativas.


Base legal para a adaptação curricular

Constituição Federal de 1988:

Art. 205: A educação deve visar ao PLENO DESENVOLVIMENTO DA PESSOA e seu preparo para o exercício da cidadania.

Art. 206, I: O ensino deve ser ministrado com base na IGUALDADE DE CONDIÇÕES PARA O ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA (texto reiterado no Art. 53, I, do ECA).


Em se considerando que a DEPRESSÃO, SÍNDROME DO PÂNICO e o TRANSTORNO GERAL DE ANSIEDADE (TAG) são TRANSTORNOS MENTAIS, podemos inserir os alunos que apresentam estas condições, para fins legais, como ALUNOS COM DEFICIÊNCIA e, sendo assim, eles têm direito à INCLUSÃO e RESPALDO LEGAL, através da LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA)Lei nº 13.146/2015:

Art. 28: Determina a oferta de ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO e ADAPTAÇÕES CURRICULARES para garantir a aprendizagem de alunos com deficiência, incluindo TRANSTORNOS MENTAIS QUE IMPACTEM A APRENDIZAGEM.


A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (PNEE), estabelecida pelo MEC em 2008, determina que a elegibilidade dos estudantes para os serviços e recursos da EDUCAÇÃO ESPECIAL deve ser fundamentada em uma AVALIAÇÃO que identifique suas DEMANDAS EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS. Nesse sentido, podemos conceber que, caso o aluno apresente um LAUDO MÉDICO diagnosticando condições como DEPRESSÃO, ANSIEDADE, SÍNDROME DO PÂNICO ou outras questões psiquiátricas, bem como um LAUDO PSICOLÓGICO que ateste DIFICULDADES EMOCIONAIS IMPACTANDO SUA APRENDIZAGEM, ele terá direito ao ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE).


Esse suporte poderá ser concedido por um PERÍODO DETERMINADO, conforme a NECESSIDADE IDENTIFICADA, garantindo que o estudante receba o APOIO ADEQUADO PARA SEU DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E BEM-ESTAR.


O PARECER CNE/CP Nº 11/2000 e RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2/2001 prevê a possibilidade de ADAPTAÇÕES CURRICULARES para alunos com NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, incluindo DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DECORRENTES DE CONDIÇÕES EMOCIONAIS.


O que pode ser feito na prática?

  • FLEXIBILIZAÇÃO DE PRAZOS para entregas e provas

  • ADAPTAÇÃO NA FORMA DE AVALIAÇÃO (oral, escrita, projetos)

  • MATERIAL DIDÁTICO DIFERENCIADO

  • SUPORTE PSICOPEDAGÓGICO

  • PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), se necessário


Se a escola negar

Caso a escola NÃO OFEREÇA AS ADAPTAÇÕES, a família pode buscar apoio junto à SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ou até mesmo recorrer ao MINISTÉRIO PÚBLICO ou a um ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIREITO EDUCACIONAL, para garantir o direito do aluno.

Siga-me para mais conteúdos sobre direito educacional e educação de alunos superdotados e com outras necessidades educacionais especiais.


Claudia Hakim

OAB/SP 130.783

Advogada Especialista em Direito Educacional (USP)

Pós-Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada

Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade

**Contato: **claudiahakim@uol.com.br

Insta: @‌claudia_hakim

YouTube: Claudia Hakim  - Superdotação e Direito Educacional

Autora dos livros:

  • Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação, Editora Hogrefe

  • Guia prático para interessados, profissionais da educação e saúde, e familiares

Claudia Hakim, Patricia Rzezak, Marina Halpern-Chalom

Descrição:

Este livro aborda as altas habilidades/superdotação de forma abrangente e prática. Ele fornece informações detalhadas sobre como identificar, apoiar e maximizar o potencial de crianças e jovens superdotados. Os autores, renomados especialistas na área, trazem uma visão clara e baseada em evidências sobre as características, necessidades e desafios enfrentados por essa população.

Este guia essencial foi desenvolvido para ajudar pais, professores, profissionais da saúde e educadores a entender e lidar com crianças e adolescentes que possuem altas habilidades ou superdotação.

Como adquirir:

O livro pode ser adquiridos nos seguintes sites:

  1. Site: Valor do Conhecimento

  2. Site: Amazon

  3. Site: Submarino

  4. Site: Martina Fontes

  • Livro de minha autoria (Claudia Hakim): Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Editora Juruá

Como adquirir: Site da Editora Juruá Editora - Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema, Claudia Hakim (http://jurua.com.br )

No site da Amazon: Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema | http://Amazon.com.br

Dentre outros livros desta área e temática, que escrevi.

Para saber sobre a legislação aplicável aos alunos superdotados, sugiro meu e-book:

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Conhecimento especializado: Insights de Claudia Hakim, especialista em Direito Educacional e Neurociências e Psicologia Aplicada.

Contato: claudiahakim@uol.com.br

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Blog: Mães de Crianças Superdotadas

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