Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

 

O aluno com necessidades educacionais especiais pode, sim, repetir de ano, se a escola que ele estuda oferecer as adaptações curriculares que ele tem direito e ele não atingir as metas esperadas e previstas em suas adaptações curriculares e projetos pedagógicos individualizados, de acordo com suas necessidades educacionais especiais.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394\96, Inciso II do Artigo 59, Resolução CNE\CEB 02\01, artigo 16 e Parecer do Conselho Nacional de Educação 17\01, é prevista a terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, após esgotadas as alternativas de adaptações e flexibilizações curriculares e temporais, não conseguiram alcançar os resultados de escolarização mínimos previsto para etapa escolar em questão, como, por exemplo, o domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

Notem que a terminalidade específica só se refere aos alunos com deficiência e não a alunos que tenham outro tipo de necessidade educacional especial. Porém, é obrigação da escola oferecer o atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais.

Assim, é totalmente possível que, no final do ano letivo, o aluno tenha atingido as metas de apenas uma parte dos objetivos propostos para Ele, e que, portanto, deverá dar continuidade na sua caminhada para alcançar o restante. Isso poderá ser feito tanto na atual série onde se encontra (neste caso estamos falando de retenção de série), quanto na próxima série (aprovação), lembrando que o aluno com deficiência sempre caminhará em relação a Ele próprio e nunca em relação à série onde está matriculado.

A terminalidade específica prevê viabilizar ao aluno com grave deficiência intelectual ou múltipla, que não apresentar resultados de escolarização previstos no Inciso I do Artigo 32 da LDBN, terminalidade específica do ensino fundamental, por meio da certificação de conclusão de escolaridade, com histórico escolar que apresente, de forma descritiva, as competências desenvolvidas pelo educando, bem como o encaminhamento devido para a educação de jovens e adultos e para a educação profissional.

Siga-me para mais conteúdos sobre direito educacional e educação de alunos superdotados e com outras necessidades educionais especiais.

Claudia Hakim

OAB/SP 130.783

Advogada Especialista em Direito Educacional (USP)

Pós-Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada

Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Dupla Excepcionalidade

**Contato: **claudiahakim@uol.com.br

Insta: @‌claudia_hakim

YouTube: Claudia Hakim  - Superdotação e Direito Educacional

Autora dos livros:

  • Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação, Editora Hogrefe

  • Guia prático para interessados, profissionais da educação e saúde, e familiares

Claudia Hakim, Patricia Rzezak, Marina Halpern-Chalom

Descrição:

Este livro aborda as altas habilidades/superdotação de forma abrangente e prática. Ele fornece informações detalhadas sobre como identificar, apoiar e maximizar o potencial de crianças e jovens superdotados. Os autores, renomados especialistas na área, trazem uma visão clara e baseada em evidências sobre as características, necessidades e desafios enfrentados por essa população.

Este guia essencial foi desenvolvido para ajudar pais, professores, profissionais da saúde e educadores a entender e lidar com crianças e adolescentes que possuem altas habilidades ou superdotação.

Como adquirir:

O livro pode ser adquiridos nos seguintes sites:

  1. Site: Valor do Conhecimento

  2. Site: Amazon

  3. Site: Submarino

  4. Site: Martina Fontes

  • Livro de minha autoria (Claudia Hakim): Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Editora Juruá

Como adquirir: Site da Editora Juruá Editora - Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema, Claudia Hakim (http://jurua.com.br )

No site da Amazon: Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema | http://Amazon.com.br

Dentre outros livros desta área e temática, que escrevi.

Para saber sobre a legislação aplicável aos alunos superdotados, sugiro meu e-book:

“Formas de Atendimento e a legislação aplicável aos alunos com a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade”.

📢 Clique no link abaixo e garanta o seu 👇🏼

https://chk.eduzz.com/2384229

Este e-book oferece um guia completo para pais, educadores e profissionais da área da saúde sobre quais direitos e formas de atendimento são cabíveis a este público.

🔍 O que você vai encontrar:

Legislações aplicáveis ao tema;

Formas de atendimento educacional especializado para este público;

Estratégias eficazes para apoiar alunos com Altas Habilidades/Superdotação e a Dupla Excepcionalidade;

Conhecimento especializado: Insights de Claudia Hakim, especialista em Direito Educacional e Neurociências e Psicologia Aplicada.

Contato: claudiahakim@uol.com.br

Siga-me no Instagram: @‌claudia_hakim https://www.instagram.com/claudia_hakim/

Inscreva-se no meu canal de YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCAHsLO51Trs5TxERpwtailA

Blog: Mães de Crianças Superdotadas

Mães de Crianças Superdotadas (http://maedecriancassuperdotadas.blogspot.com )

https://maedecriancassuperdotadas.blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário