Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Dicas sobre quais cautelas ter ao fazer a aceleração de série do seu filho

 



Com base nos meus estudos sobre aceleração de série de crianças superdotadas e também na minha prática da advocacia e como consultora na área da Superdotação, sugiro que se tenham em mente os seguintes fatores, caso resolvam acelerar seus filhos de série:

1 – Contar com o apoio da escola. A relação da criança / pais / escola tem que ser de parceria, senão vai ser muito difícil de se implementar a aceleração de série. A escola tem que acreditar no potencial daquela criança e que a aceleração será a melhor proposta pedagógica para atendimento das suas necessidades e cuidar do social, emocional e do pedagógico da criança que for acelerada.
2 – Uma vez decidida pela aceleração de série, preparar-se para enfrentar uma negativa da diretoria/supervisão de ensino/núcleo de educação, Secretaria de Educação de sua região, pois a aceitação da aceleração de série depende, por vezes, de como estes órgãos irão encará-la.

3 – Caso encontrem problemas jurídicos, para regulamentar a aceleração de série de seus filhos, procurem um advogado, que possa ingressar com ação para regulamentar esta situação perante a Secretaria da Educação de seu Estado. Dica: Se a criança já estiver acelerada quando isto acontecer, melhor, pois, cria-se um direito adquirido em seu favor.

4 – Se estiverem convictos de que a aceleração de série é a melhor proposta pedagógica para atender as necessidades educacionais de seus filhos, não desistam e lutem por ela.

#superdotação #altashabilidadesesuperdotação #altashabilidades #aceleraçãodesérie #inclusão #atendimentoeducacionalespecializado #claudiahakim


Contato: claudiahakim@uol.com.br

Insta: @claudia_hakim

Canal do Youtube: Claudia Hakim - Superdotação e Direito Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário