Winner (1998) destaca algumas das características
apresentadas por pessoas superdotadas, desde a infância: preferência por novos
arranjos visuais; desenvolvimento físico precoce (sentar, engatinhar e
caminhar); maior tempo de atenção e vigilância, reconhecendo desde cedo seus
cuidadores; precocidade na aquisição da linguagem e conhecimento verbal;
curiosidade intelectual, com elaboração de perguntas em nível mais avançado e
persistência para alcançar a informação desejada; aprendizagem rápida com
instrução mínima.
Com relação às características relacionadas à escola, a
autora também destaca: leitura precoce, boa memória para informação verbal e/ou
matemática; destaque em raciocínio lógico e abstrato; preferência por amigos
mais velhos, próximos a ele em idade mental; interesse por problemas
filosóficos, morais, políticos e sociais. Você conhece alguma criança com estas
características? (Texto extraído do livro Superdotação e Dupla
Excepcionalidade. Autora Claudia Hakim, Ed. Juruá. 2016). Comente aqui!
#superdotação
#superdotados
#altashabilidades
#altashabilidadesesuperdotação
#direitoeducacional
#claudiahakim
E-mail: claudiahakim@uol.com.br
Sigam-me no Instagram: @claudia_hakim
Canal do Youtube: Claudia Hakim - Superdotação e Direito Educacional
Acabo de sair de uma reunião da escola do meu filho (que está com 2 anos e 6 meses) e a psicóloga me sinalizou a possibilidade dele ter altas habilidades. O desenvolvimento sempre nos surpreendeu, mas será possível reconhecer nessa idade?
ResponderExcluirSim. A partir desta idade já é possível a identificação, inclusive com o teste de inteligência chamado SON R. Procure uma neuropsicóloga para fazer uma avaliação neuropsicológica nele.
Excluir