Uma condição que pode coexistir com a superdotação é o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Alguns autores questionam a validade desse diagnóstico na população com QI elevado, uma vez que há uma sobreposição sintomática e similaridade entre algumas manifestações de ambas as condições (por exemplo, hiperatividade do TDAH e a “hiperexcitabilidade” da superdotação; e os superdotados também podem apresentar desatenção quando entediados em ambientes escolares pouco desafiadores). Entretanto, essas críticas são baseadas em relatos anedóticos e artigos opinativos, e há evidência empírica sobre a validade do diagnóstico de TDAH em indivíduos superdotados. Desse modo, é possível delinear características de quadros “puros” de superdotação e de TDAH, assim como, em casos de dupla excepcionalidade, pode-se observar os efeitos patoplásticos da superdotação sobre o TDAH e vice-versa.
Extraído de: PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA: GUIA PARA INICIANTES - 2º EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA, do qual sou uma das autoras do Capítulo 11, que trata sobe Altas habilidades/superdotação e dupla excepcionalidade.
https://www.sinopsyseditora.com.br/livros/psiquiatria-da-infancia-e-da-adolescencia-guia-para-iniciantes-ordm-edicao-revista-e-ampliada-1649
#Superdotação #TDAH #duplaexcepcionalidade #altas habilidades #Instituto2e #claudia_hakim
Nenhum comentário:
Postar um comentário