Superdotação, Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim

https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share

domingo, 6 de agosto de 2023

Superdotação e Transtorno de Aprendizagem. Você sabia que estas condições podem co-existir?

 






Crianças com altas habilidades/superdotação também podem apresentar transtornos da aprendizagem (TA), isto é, dislexia, discalculia, disortografia e disgrafia. Essa dupla excepcionalidade pode se manifestar de diversos modos, inclusive a SD mascarando o TA e vice-versa. Portanto, o diagnóstico da dupla excepcionalidade em geral é realizado longitudinalmente, durante o acompanhamento dos casos inicialmente diagnosticados como “puros”

Crianças com a dupla excepcionalidade AH/SD e Transtornos de Aprendizagem (TA) podem, ao contrário das crianças com apenas AH/SD, ser consideradas como: desleixadas, desorganizadas; frequentemente fracassam em atividades que exijam leitura, escrita e/ou aritmética esperadas para alunos de sua série e idade escolar. Por outro lado, possuem alta produção criativa, facilidade em atividades que envolvam o pensamento abstrato; têm bom vocabulário, boa percepção de condutas sociais.  

Extraído de: PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA: GUIA PARA INICIANTES - 2º EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA, do qual sou uma das autoras do Capítulo 11, que trata sobe Altas habilidades/superdotação e dupla excepcionalidade.
https://www.sinopsyseditora.com.br/livros/psiquiatria-da-infancia-e-da-adolescencia-guia-para-iniciantes-ordm-edicao-revista-e-ampliada-1649

Sigam-me no Instagram: @claudia_hakim
E-mail: claudiahakim@uol.com.br
  • Autora do Blog Mãe de Crianças Superdotadas :
E, venham participar dois meus 2 (dois) grupos no Facebook com a temática de Superdotação:
 
 

#superdotação  #altashabilidades  #transtornosdeaprendizagem  #duplaexcepcionalidade  #direitoeducacional  #instituto2e  #claudiahakim


Nenhum comentário:

Postar um comentário