Crianças com altas habilidades/superdotação também podem apresentar transtornos da aprendizagem (TA), isto é, dislexia, discalculia, disortografia e disgrafia. Essa dupla excepcionalidade pode se manifestar de diversos modos, inclusive a SD mascarando o TA e vice-versa. Portanto, o diagnóstico da dupla excepcionalidade em geral é realizado longitudinalmente, durante o acompanhamento dos casos inicialmente diagnosticados como “puros”
Crianças com a dupla excepcionalidade AH/SD e Transtornos de Aprendizagem (TA) podem, ao contrário das crianças com apenas AH/SD, ser consideradas como: desleixadas, desorganizadas; frequentemente fracassam em atividades que exijam leitura, escrita e/ou aritmética esperadas para alunos de sua série e idade escolar. Por outro lado, possuem alta produção criativa, facilidade em atividades que envolvam o pensamento abstrato; têm bom vocabulário, boa percepção de condutas sociais.
- Canal no Youtube: Claudia Hakim - Superdotação e Direito Educacional
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- Autora do Blog Mãe de Crianças Superdotadas :
- Mães de Crianças Superdotadas por Claudia Hakim: https://m.facebook.com/groups/maedecriancassuperdotadas/permalink/4614551595260085/
- Superdotação e Asperger (TEA) e Dupla Excepcionalidade por Claudia Hakim: https://www.facebook.com/groups/aspergerteaesuperdotacaoporclaudiahakim/?ref=share
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